Uso pedagógico do celular e suas tecnologias em sala de aula e contextualização de temas curriculares de Química e Meio Ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Alberto Gomes da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGJZ2
Resumo: Este trabalho tem por objetivo observar as contribuições que a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) podem ter na construção de conceitos científicos e desenvolvimento do senso crítico em estudantes de Ensino Médio sobre as tecnologias e mídias digitais proporcionadas pelo aparelho celular focando em aspectos químicos e ambientais do descarte do Lixo Eletrônico e na mudança comportamental sócio-econômica da população. A pesquisa foi dividida em seis partes sequenciadas de modo a resgatar conhecimentos científicos prévios dos estudantes e trabalhar através de interações sociais de grupos dentro e fora de sala de aula. Procurou-se, assim aprimorar a percepção das influências negativas e positivas das tecnologias digitais nos contextos socioambientais de suas vidas
id UFMG_d35df63867051941ebce4841f520b507
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AFGJZ2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adlane Vilas-Boas FerreiraCarlos Alberto Gomes da Silva2019-08-13T14:19:07Z2019-08-13T14:19:07Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGJZ2Este trabalho tem por objetivo observar as contribuições que a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) podem ter na construção de conceitos científicos e desenvolvimento do senso crítico em estudantes de Ensino Médio sobre as tecnologias e mídias digitais proporcionadas pelo aparelho celular focando em aspectos químicos e ambientais do descarte do Lixo Eletrônico e na mudança comportamental sócio-econômica da população. A pesquisa foi dividida em seis partes sequenciadas de modo a resgatar conhecimentos científicos prévios dos estudantes e trabalhar através de interações sociais de grupos dentro e fora de sala de aula. Procurou-se, assim aprimorar a percepção das influências negativas e positivas das tecnologias digitais nos contextos socioambientais de suas vidasUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGQuímica Metodos de ensino Metodos de ensinoQuímica Estudo e ensinoTecnologia educacionalCiência Estudo e ensinoCTS Ensino de Ciências Celular como Ferramenta PedagógicaUso pedagógico do celular e suas tecnologias em sala de aula e contextualização de temas curriculares de Química e Meio Ambienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___carlos_alberto.pdfapplication/pdf661729https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AFGJZ2/1/monografia___carlos_alberto.pdff24fd20031bd6d4de2d395ff9c2e6754MD51TEXTmonografia___carlos_alberto.pdf.txtmonografia___carlos_alberto.pdf.txtExtracted texttext/plain49034https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AFGJZ2/2/monografia___carlos_alberto.pdf.txt9d84c498b5c2e3dfdd2e719b8ed853e2MD521843/BUOS-AFGJZ22022-09-26 11:39:05.479oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AFGJZ2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-09-26T14:39:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso pedagógico do celular e suas tecnologias em sala de aula e contextualização de temas curriculares de Química e Meio Ambiente
title Uso pedagógico do celular e suas tecnologias em sala de aula e contextualização de temas curriculares de Química e Meio Ambiente
spellingShingle Uso pedagógico do celular e suas tecnologias em sala de aula e contextualização de temas curriculares de Química e Meio Ambiente
Carlos Alberto Gomes da Silva
CTS Ensino de Ciências Celular como Ferramenta Pedagógica
Química Metodos de ensino Metodos de ensino
Química Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ciência Estudo e ensino
title_short Uso pedagógico do celular e suas tecnologias em sala de aula e contextualização de temas curriculares de Química e Meio Ambiente
title_full Uso pedagógico do celular e suas tecnologias em sala de aula e contextualização de temas curriculares de Química e Meio Ambiente
title_fullStr Uso pedagógico do celular e suas tecnologias em sala de aula e contextualização de temas curriculares de Química e Meio Ambiente
title_full_unstemmed Uso pedagógico do celular e suas tecnologias em sala de aula e contextualização de temas curriculares de Química e Meio Ambiente
title_sort Uso pedagógico do celular e suas tecnologias em sala de aula e contextualização de temas curriculares de Química e Meio Ambiente
author Carlos Alberto Gomes da Silva
author_facet Carlos Alberto Gomes da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adlane Vilas-Boas Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Alberto Gomes da Silva
contributor_str_mv Adlane Vilas-Boas Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv CTS Ensino de Ciências Celular como Ferramenta Pedagógica
topic CTS Ensino de Ciências Celular como Ferramenta Pedagógica
Química Metodos de ensino Metodos de ensino
Química Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ciência Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Química Metodos de ensino Metodos de ensino
Química Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ciência Estudo e ensino
description Este trabalho tem por objetivo observar as contribuições que a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) podem ter na construção de conceitos científicos e desenvolvimento do senso crítico em estudantes de Ensino Médio sobre as tecnologias e mídias digitais proporcionadas pelo aparelho celular focando em aspectos químicos e ambientais do descarte do Lixo Eletrônico e na mudança comportamental sócio-econômica da população. A pesquisa foi dividida em seis partes sequenciadas de modo a resgatar conhecimentos científicos prévios dos estudantes e trabalhar através de interações sociais de grupos dentro e fora de sala de aula. Procurou-se, assim aprimorar a percepção das influências negativas e positivas das tecnologias digitais nos contextos socioambientais de suas vidas
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T14:19:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T14:19:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGJZ2
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFGJZ2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AFGJZ2/1/monografia___carlos_alberto.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AFGJZ2/2/monografia___carlos_alberto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f24fd20031bd6d4de2d395ff9c2e6754
9d84c498b5c2e3dfdd2e719b8ed853e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589242897563648