Representações políticas da Guerra Fria: as histórias em quadrinhos de Alan Moore na década de 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcio dos Santos Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-994G9X
Resumo: Dentre as várias manifestações culturais conhecidas, que participam da construção do imaginário social, uma, em particular, será tomada aqui como base para compreender a Guerra Fria: as Histórias em Quadrinhos (conhecidas também pela sigla HQs). Lançamos um olhar sobre algumas das vertentes do período e, mais especificamente, sobre algumas das HQs do roteirista britânico Alan Moore, escritas na década final da Guerra Fria, a década de 1980. A saber, Watchmen (minissérie publicada originalmente entre 1986 e 1987 pela DC Comics) e V for Vendetta (publicada entre 1982 e 1988). Até meados dos anos 1980, o mundo vislumbrou a ameaça de guerra nuclear entre as duas potências emergentes do pós-Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos e a União Soviética. Em virtude dessa probabilidade, difundiu-se o temor de um apocalipse nuclear, em que todas as formas de vida do planeta fossem erradicadas. Esse temor de um holocausto nuclear aumentava na mesma proporção em que as duas potências e seus aliados aprimoravam seus meios de destruição em massa. Inserido nesse contexto, Moore procurou, através dos quadrinhos, se pronunciar sobre esse estado de coisas. Longe de ser apresentada como mero pano de fundo, a Guerra Fria, com seus diversos desdobramentos, constitui nas obras de Moore um objeto de reflexão. Deste modo, a ideia aqui é precisamente a de aproximar o posicionamento de Moore, para quem All comics are political (MOORE apud Sabin, 1993, p. 89), ao seu próprio trabalho como roteirista com a intenção de abordar uma questão central: Como e em que termos a Guerra Fria aparece representada particularmente nas obras selecionadas. Busca-se identificar se as obras do roteirista, ao se apropriarem de repertórios culturais de seu tempo e se inscreverem em um terreno de disputa e negociação que reproduz os dilemas e paradoxos em torno da Guerra Fria, justificam algum programa de ação política.
id UFMG_d366f7658582cdce9c98c91fe6e4e331
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-994G9X
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rodrigo Patto Sa MottaJoao Pinto FurtadoCarlos Eduardo Barbosa SarmentoRegina Horta DuarteMarcio dos Santos Rodrigues2019-08-12T06:38:06Z2019-08-12T06:38:06Z2011-09-13http://hdl.handle.net/1843/BUOS-994G9XDentre as várias manifestações culturais conhecidas, que participam da construção do imaginário social, uma, em particular, será tomada aqui como base para compreender a Guerra Fria: as Histórias em Quadrinhos (conhecidas também pela sigla HQs). Lançamos um olhar sobre algumas das vertentes do período e, mais especificamente, sobre algumas das HQs do roteirista britânico Alan Moore, escritas na década final da Guerra Fria, a década de 1980. A saber, Watchmen (minissérie publicada originalmente entre 1986 e 1987 pela DC Comics) e V for Vendetta (publicada entre 1982 e 1988). Até meados dos anos 1980, o mundo vislumbrou a ameaça de guerra nuclear entre as duas potências emergentes do pós-Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos e a União Soviética. Em virtude dessa probabilidade, difundiu-se o temor de um apocalipse nuclear, em que todas as formas de vida do planeta fossem erradicadas. Esse temor de um holocausto nuclear aumentava na mesma proporção em que as duas potências e seus aliados aprimoravam seus meios de destruição em massa. Inserido nesse contexto, Moore procurou, através dos quadrinhos, se pronunciar sobre esse estado de coisas. Longe de ser apresentada como mero pano de fundo, a Guerra Fria, com seus diversos desdobramentos, constitui nas obras de Moore um objeto de reflexão. Deste modo, a ideia aqui é precisamente a de aproximar o posicionamento de Moore, para quem All comics are political (MOORE apud Sabin, 1993, p. 89), ao seu próprio trabalho como roteirista com a intenção de abordar uma questão central: Como e em que termos a Guerra Fria aparece representada particularmente nas obras selecionadas. Busca-se identificar se as obras do roteirista, ao se apropriarem de repertórios culturais de seu tempo e se inscreverem em um terreno de disputa e negociação que reproduz os dilemas e paradoxos em torno da Guerra Fria, justificam algum programa de ação política.Among several cultural events known, involved in the construction of the social imaginary, one in particular will be used here as a basis to understand the Cold War: the comics (also known by the Brazilian acronym HQs). Glancing over of some aspects of this period and more specifically about some of the comics writer Alan Moore, written in the final decade of the Cold War, the 1980s, titled, Watchmen (miniseries originally published between 1986 and 1987 by DC Comics) and V for Vendetta (published between 1982 and 1988). Until the mid-1980s, the world saw the menace of nuclear war between the two emerging superpowers after the Second World War: the United States and the Soviet Union. Because of this probability, the fear of nuclear apocalypse was wide spread, in which all forms of life on the planet could have been eradicated. This fear of a nuclear holocaust increased in the same proportion as the two Superpowers and their allies were improving their weapons of mass destruction. Inserted in this context, Moore tried through the comics, to utter his opinion about this situation. Far from being presented as mere background, the Cold War, with its various ramifications, is in the works of Moore an object of reflection. Therefore, the idea here is precisely to bring the point of Moore, for whom All comics are political (Moore apud Sabin, 1993, p. 89), to his own work as a writer with the intent to address a central question how and on what terms the Cold War appears particularly represented in his selected works. There is an attempt to identify if, by incorporating cultural repertoires of their time thus enrolling in a land dispute and a negotiation that reproduces the dilemmas and paradoxes surrounding the Cold War the writers works , justify some sort of program for political action.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGuerra friaHistóriaMoore, AlanHistória em quadrinhosHistóriaRepresentações políticas da Guerra Fria: as histórias em quadrinhos de Alan Moore na década de 1980info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_o_final___m_rcio_rodrigues.pdfapplication/pdf10110065https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-994G9X/1/disserta__o_vers_o_final___m_rcio_rodrigues.pdf3994bf513bfd14d24eac926e22925922MD51TEXTdisserta__o_vers_o_final___m_rcio_rodrigues.pdf.txtdisserta__o_vers_o_final___m_rcio_rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain508010https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-994G9X/2/disserta__o_vers_o_final___m_rcio_rodrigues.pdf.txtf51b6bf2eb6286594da81bef1ae1358aMD521843/BUOS-994G9X2019-11-14 10:59:00.152oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-994G9XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações políticas da Guerra Fria: as histórias em quadrinhos de Alan Moore na década de 1980
title Representações políticas da Guerra Fria: as histórias em quadrinhos de Alan Moore na década de 1980
spellingShingle Representações políticas da Guerra Fria: as histórias em quadrinhos de Alan Moore na década de 1980
Marcio dos Santos Rodrigues
História
Guerra fria
História
Moore, Alan
História em quadrinhos
title_short Representações políticas da Guerra Fria: as histórias em quadrinhos de Alan Moore na década de 1980
title_full Representações políticas da Guerra Fria: as histórias em quadrinhos de Alan Moore na década de 1980
title_fullStr Representações políticas da Guerra Fria: as histórias em quadrinhos de Alan Moore na década de 1980
title_full_unstemmed Representações políticas da Guerra Fria: as histórias em quadrinhos de Alan Moore na década de 1980
title_sort Representações políticas da Guerra Fria: as histórias em quadrinhos de Alan Moore na década de 1980
author Marcio dos Santos Rodrigues
author_facet Marcio dos Santos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigo Patto Sa Motta
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Joao Pinto Furtado
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Regina Horta Duarte
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcio dos Santos Rodrigues
contributor_str_mv Rodrigo Patto Sa Motta
Joao Pinto Furtado
Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Regina Horta Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv História
topic História
Guerra fria
História
Moore, Alan
História em quadrinhos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Guerra fria
História
Moore, Alan
História em quadrinhos
description Dentre as várias manifestações culturais conhecidas, que participam da construção do imaginário social, uma, em particular, será tomada aqui como base para compreender a Guerra Fria: as Histórias em Quadrinhos (conhecidas também pela sigla HQs). Lançamos um olhar sobre algumas das vertentes do período e, mais especificamente, sobre algumas das HQs do roteirista britânico Alan Moore, escritas na década final da Guerra Fria, a década de 1980. A saber, Watchmen (minissérie publicada originalmente entre 1986 e 1987 pela DC Comics) e V for Vendetta (publicada entre 1982 e 1988). Até meados dos anos 1980, o mundo vislumbrou a ameaça de guerra nuclear entre as duas potências emergentes do pós-Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos e a União Soviética. Em virtude dessa probabilidade, difundiu-se o temor de um apocalipse nuclear, em que todas as formas de vida do planeta fossem erradicadas. Esse temor de um holocausto nuclear aumentava na mesma proporção em que as duas potências e seus aliados aprimoravam seus meios de destruição em massa. Inserido nesse contexto, Moore procurou, através dos quadrinhos, se pronunciar sobre esse estado de coisas. Longe de ser apresentada como mero pano de fundo, a Guerra Fria, com seus diversos desdobramentos, constitui nas obras de Moore um objeto de reflexão. Deste modo, a ideia aqui é precisamente a de aproximar o posicionamento de Moore, para quem All comics are political (MOORE apud Sabin, 1993, p. 89), ao seu próprio trabalho como roteirista com a intenção de abordar uma questão central: Como e em que termos a Guerra Fria aparece representada particularmente nas obras selecionadas. Busca-se identificar se as obras do roteirista, ao se apropriarem de repertórios culturais de seu tempo e se inscreverem em um terreno de disputa e negociação que reproduz os dilemas e paradoxos em torno da Guerra Fria, justificam algum programa de ação política.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T06:38:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T06:38:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-994G9X
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-994G9X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-994G9X/1/disserta__o_vers_o_final___m_rcio_rodrigues.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-994G9X/2/disserta__o_vers_o_final___m_rcio_rodrigues.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3994bf513bfd14d24eac926e22925922
f51b6bf2eb6286594da81bef1ae1358a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589550138720256