Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Livia Maria Fraga VieiraMaria Machado Malta CamposIsabel de Oliveira e SilvaMaria Beatriz O Vasconcelos Silva2019-08-13T18:14:02Z2019-08-13T18:14:02Z2018-08-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5UKE3O objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções das famílias e dos profissionais da educação sobre a frequência escolar das crianças matriculadas nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) da Secretaria de Educação do município de Belo Horizonte. Trata-se de um estudo exploratório baseado na hipótese de que a investigação a respeito da frequência escolar pode contribuir para compreendermos a concepção dos atores sobre a escolarização das crianças na faixa etária de zero a cinco anos. O trabalho apresenta uma análise da recente legislação brasileira sobre os direitos da criança, realçando as alterações implementadas nas últimas décadas incluindo a obrigatoriedade de frequência a partir da pré-escola; discute a respeito das expectativas familiares quanto à função da instituição de educação infantil e contextualiza a oferta atual no município, apresentando também breve histórico do atendimento. A pesquisa foi realizada, no ano de 2017, em três UMEIs localizadas na Regional Norte da cidade, as quais foram selecionadas conforme o IDHM do bairro. Os procedimentos metodológicos envolveram técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa com os seguintes instrumentos: análise documental, aplicação de questionários aos familiares e entrevistas semi-estruturadas com familiares e profissionais da educação. A análise dos diários de classe indicou um maior número de faltas na UMEI localizada na área mais vulnerável da regional, bem como uma tendência a uma diminuição da infrequência conforme o aumento da idade das crianças. A análise dos questionários indicou o adoecimento infantil como principal motivo para faltas. Entretanto, assinalou também a existência de situações diversas que podem influenciar nos índices de frequência escolar das crianças, os quais demonstram ter relação com variáveis referentes à situação econômica e social das famílias, tais como a escolaridade dos responsáveis, o local de moradia e as configurações familiares. Os resultados das entrevistas indicaram que existe por parte das famílias uma concordância a respeito da contribuição das UMEIs para o desenvolvimento infantil, mesmo entre o grupo de famílias das crianças infrequentes, demonstrando que o elevado número de faltas não necessariamente indica uma desvalorização do trabalho realizado pelas instituições. Os profissionais da educação, de forma geral, enfatizaram a importância da frequência escolar para um desenvolvimento satisfatório das atividades educativas, e alguns a ressaltaram como forma de concretização do direito à educação e proteção da criança frente às vulnerabilidades sociais. A conclusão da pesquisa sugere a necessidade de investimento por parte da prefeitura municipal no acompanhamento da frequência escolar na Educação Infantil a fim de oportunizar não apenas o acesso das crianças, mas também a permanência. Tal medida é importante porque, conforme os dados apresentados, a quantidade de faltas pode indicar, para além da concepção a respeito do atendimento, vulnerabilidades sociais que envolvem a vida das crianças e de suas famílias.The objective of this research was to investigate the conceptions of educational professionals on the school attendance of children enrolled in the Municipal Infant Education Units (UMEIs) of the Education Department of the city of Belo Horizonte. It is an exploratory study based on the hypothesis that research on school attendance can contribute to understand the actors' conception about the schooling of children in the age group from zero to five years. The study presented an analysis of recent Brazilian legislation on the child, highlighting the changes implemented in the last decades including the compulsory attendance from the preschool. Discusses family expectations about the role of the early childhood education institution. It contextualizes the current offer in the municipality, also presenting a brief history of the attendance. The research was carried out, in the year 2017, in three UMEIs located in the North Regional of the city, which were selected according to the HDIM of the neighborhood. The methodological procedures brought together qualitative and quantitative research techniques with the following instruments: documentary analysis, application of questionnaires to family members, and semi-structured interviews with family and education professionals. The analysis of the class diaries indicated a greater number of absents in the UMEI located in the most vulnerable area of the regional, as well as a tendency to decrease infrequency as the children age increased. The analysis of the questionnaires evidenced the infantile illness as the main reason for absences. However, it also pointed out the existence of diverse situations that can influence the index of school attendance of the children, which show to be related to variables referring to the economic situation and social development of families such as the schooling of those responsible, place of residence and family settings. The results of the interviews indicated that there is agreement among families about the contribution of UMEIs to child development, even among the group of families of infrequent children, demonstrating that the high number of absences does not necessarily indicate a devaluation of the work performed by the institutions. Education professionals, in general, emphasized the importance of school attendance for a satisfactory development of educational activities, and some emphasized it as a form Education professionals, in general, emphasized the importance of school attendance for a satisfactory development of educational activities, and some emphasized it a form of realization of the right to education and protection of the child against social vulnerabilities. The conclusion of the research indicated the need for investment by the municipal government in the monitoring of school attendance in early childhood education, in order to provide not only access to children but also permanence. Such a measure is important because, according to the data presented, the number of absences can indicate beyond the conception regarding the service, social vulnerabilities that involve the lives of children and their families.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEvasão escolarEducação de crianças Aspectos sociaisEscolas FrequenciaEscolas Aspectos sociaisEducação de crianças Belo Horizonte (MG)EducaçãoEducação de criançasConcepção das FamíliasEducação InfantilFrequência EscolarConcepção dos ProfissionaisEle precisa muito estar aqui, é bom ele estar aqui!: frequência escolar na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_para_cd_fim.pdfapplication/pdf2766437https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5UKE3/1/disserta__o_para_cd_fim.pdf7307cdd472b598fcc1eb2cb7ac6e6632MD51TEXTdisserta__o_para_cd_fim.pdf.txtdisserta__o_para_cd_fim.pdf.txtExtracted texttext/plain398096https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5UKE3/2/disserta__o_para_cd_fim.pdf.txtc5300a483b25baa6852c954d53e5086aMD521843/BUOS-B5UKE32019-11-14 04:02:47.631oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B5UKE3Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:02:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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