Transdisciplinaridade: abordagens significativas no ensino sobre sexualidade, gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Anselmo da Silva Junior
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31747
Resumo: A distribuição dos conteúdos das ciências divididos por temas, muitas vezes produz uma fragmentação dos saberes, que distancia o sujeito do objeto do conhecimento. O desejo de integrar os conteúdos disciplinares do ensino médio impulsionou esse trabalho, que visa fazer uso da transdisciplinaridade como instrumento de facilitação do processo de ensino-aprendizagem, abordando um tema transversal que é a sexualidade, gravidez na adolescência e as relações com as infecções sexualmente transmissíveis. Além de favorecer a interconexão de saberes pretendemos também, promover o protagonismo dos estudantes. O trabalho foi realizado com turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Belo Horizonte/MG, envolvendo educadores de diversas áreas do conhecimento (Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Português, Sociologia), visando atingir competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como não existe uma regra geral para abordagem transdisciplinar, foi construído um percurso iniciado com a leitura e análise dos livros didáticos de biologia, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, observando as contribuições para as aulas e os aspectos que favorecem a transversalidade e transdisciplinaridade, além das possíveis desatualizações em conteúdos. Foram ainda ministradas aulas significativas e contextualizadas de cada área do saber envolvida no projeto, seguida oportunamente de “aulões transdisciplinares” (aulas com tempo maior de duração), e ao final apresentações de ações transdisciplinares propostas pelos discentes, fazendo uso do diálogo e a troca de saberes. Durante as aulas e “aulões”, pistas foram dadas, temas foram apontados como relevantes, de acordo com as curiosidades e perguntas levantadas pelos alunos, somados aos assuntos registrados como desatualizados e ou ausentes nos livros didáticos. Desse modo, procurou-se fomentar a curiosidade dos alunos, instigando e estimulando a busca por informações para alcançarem respostas. Os discentes participaram ativamente no processo propondo ações ou produtos transdisciplinares, como questionários de pesquisa aplicados a docentes e discentes via online, explorando a utilização de Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC), produção de textos e áudios com depoimentos, poemas, dramatizações, manifestações artísticas relacionadas a sexualidade ligada à música, dança, artes plásticas e cênicas; além de mesas de discussões e apresentações orais (com slides), aprofundando temas relevantes que haviam sido discutidos, entre outras nuances que puderam ser trabalhadas de forma transdisciplinar. Essas ações foram avaliadas pelo conjunto de docentes envolvidos e lançadas em blog e sala virtual denominados “atualiza jk” (https://atualizajk.wixsite.com/atualizajk e https://classroom.google.com /c/MzEwMDQ3NjY2ODla), ambos criados pelos alunos, trazendo atualização de conteúdos não contemplados pelos livros texto, registro e divulgação de temas considerados relevantes, que foram trabalhados e produzidos pelos alunos. A análise dos diálogos sobre a transdisciplinaridade na visão dos docentes e discentes foi feita de acordo com Bardin (2009). Por fim, foi produzida uma sequência didática, apontando os desafios e proveitos na constituição dessa rede de interações transdisciplinares. Em suma, com esse trabalho, percebemos que, apesar das dificuldades inerentes a qualquer inovação, a transdisciplinaridade é viável, e através da discussão e análise do conteúdo a partir de diferentes olhares, proporciona real possibilidade de integração de conteúdos e maior aproximação do sujeito ao objeto do conhecimento.
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O trabalho foi realizado com turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Belo Horizonte/MG, envolvendo educadores de diversas áreas do conhecimento (Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Português, Sociologia), visando atingir competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como não existe uma regra geral para abordagem transdisciplinar, foi construído um percurso iniciado com a leitura e análise dos livros didáticos de biologia, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, observando as contribuições para as aulas e os aspectos que favorecem a transversalidade e transdisciplinaridade, além das possíveis desatualizações em conteúdos. Foram ainda ministradas aulas significativas e contextualizadas de cada área do saber envolvida no projeto, seguida oportunamente de “aulões transdisciplinares” (aulas com tempo maior de duração), e ao final apresentações de ações transdisciplinares propostas pelos discentes, fazendo uso do diálogo e a troca de saberes. Durante as aulas e “aulões”, pistas foram dadas, temas foram apontados como relevantes, de acordo com as curiosidades e perguntas levantadas pelos alunos, somados aos assuntos registrados como desatualizados e ou ausentes nos livros didáticos. Desse modo, procurou-se fomentar a curiosidade dos alunos, instigando e estimulando a busca por informações para alcançarem respostas. Os discentes participaram ativamente no processo propondo ações ou produtos transdisciplinares, como questionários de pesquisa aplicados a docentes e discentes via online, explorando a utilização de Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC), produção de textos e áudios com depoimentos, poemas, dramatizações, manifestações artísticas relacionadas a sexualidade ligada à música, dança, artes plásticas e cênicas; além de mesas de discussões e apresentações orais (com slides), aprofundando temas relevantes que haviam sido discutidos, entre outras nuances que puderam ser trabalhadas de forma transdisciplinar. Essas ações foram avaliadas pelo conjunto de docentes envolvidos e lançadas em blog e sala virtual denominados “atualiza jk” (https://atualizajk.wixsite.com/atualizajk e https://classroom.google.com /c/MzEwMDQ3NjY2ODla), ambos criados pelos alunos, trazendo atualização de conteúdos não contemplados pelos livros texto, registro e divulgação de temas considerados relevantes, que foram trabalhados e produzidos pelos alunos. A análise dos diálogos sobre a transdisciplinaridade na visão dos docentes e discentes foi feita de acordo com Bardin (2009). Por fim, foi produzida uma sequência didática, apontando os desafios e proveitos na constituição dessa rede de interações transdisciplinares. Em suma, com esse trabalho, percebemos que, apesar das dificuldades inerentes a qualquer inovação, a transdisciplinaridade é viável, e através da discussão e análise do conteúdo a partir de diferentes olhares, proporciona real possibilidade de integração de conteúdos e maior aproximação do sujeito ao objeto do conhecimento.The distribution of the contents of the sciences divided by themes often produces a fragmentation of knowledge, which distances the subject from the object of knowledge. The desire to integrate the disciplinary content of secondary education promoted this work, which aims to make use of transdisciplinarity as an instrument for facilitating the teaching-learning process, addressing a cross-cutting theme that is sexuality, teenage pregnancy and relationships with sexually transmitted infections communicable diseases. In addition to favoring the interconnection of knowledge, we also intend to promote the protagonism of the students. The work was carried out with first year high school classes of a public school in Belo Horizonte / MG, involving educators from several areas of knowledge (Arts, Biology, Physical Education, Philosophy, Geography, History, Mathematics, Portuguese, Sociology). aiming to reach the skills and abilities proposed by Common National Curriculum Base (BNCC). As there is no general rule for transdisciplinary approach, a course started with the reading and analysis of biology textbooks, approved by the national textbook program (PNLD) 2018, observing the contributions to the classes and the aspects that favor transversality and transdisciplinarity, besides the possible outdated content. Were even more meaningful and contextualized classes of each area of the knowledge involved in the project were given, followed in due course by "transdisciplinary big classes" (classes with longer duration), and at the end presentations of transdisciplinary actions proposed by the students, making use of of dialogue and the exchange of knowledge. During lectures and "big classes", clues were given, themes were pointed out as relevant, according to the curiosities and questions raised by the students, added to the subjects recorded as out of date or absent in textbooks. In this way, it was tried to foment the curiosity of the students, instigating and stimulating the search for information to reach answers. The students actively participated in the process, proposing transdisciplinary actions or products, such as research questionnaires applied to teachers and students via online, exploring the use of Communication and Information Technology (ICT), text and audio production with testimonials, poems, dramatizations, artistic manifestations related to sexuality linked to music, dance, plastic and scenic arts; in addition to discussion tables and oral presentations (with slides), deepening relevant themes that had been discussed, among other nuances that could be worked in a transdisciplinary way. These actions were evaluated by the set of teachers involved and launched in a blog and virtual room called "updates jk" (https://atualizajk.wixsite.com/atualizajk and https://classroom.google.com / and / MzEwMDQ3NjY2ODla), both created by the students, bringing updates of contents not contemplated by text books, registration and dissemination of topics considered relevant, which were worked and produced by the students. The analysis of dialogues on transdisciplinarity in the view of teachers and students was made according to Bardin (2009). Finally, a didactic sequence was produced, pointing out the challenges and benefits in the constitution of this network of transdisciplinary interactions. In short, with this work, we perceive that, despite the inherent difficulties of any innovation, transdisciplinarity is viable, and through the discussion and analysis of content from different perspectives, it provides a real possibility of integrating content and bringing the subject closer to the object of knowledge.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)UFMGBrasilICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino - BiologiaTransdisciplinaridade na educaçãoGravidez na adolescênciaDoenças sexualmente transmissíveisMateriais de ensinoTransdisciplinaridadeGravidez na adolescênciaInfecções sexualmente transmissíveisLivro didáticoSequência didáticaTransdisciplinaridade: abordagens significativas no ensino sobre sexualidade, gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTCM ANSELMO- FINAL COM FICHA CATALOGRAFICA e ATA.pdfTCM ANSELMO- FINAL COM FICHA CATALOGRAFICA e ATA.pdfapplication/pdf1183763https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31747/1/TCM%20ANSELMO-%20FINAL%20COM%20FICHA%20CATALOGRAFICA%20e%20ATA.pdfdbeefc028439d0f889191c7bc1f2945cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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