Uso de restrições ambientais para a definição de áreas propícias ao estudo de corredor rodoviário utilizando técnicas de geoprocessamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9UXJB6 |
Resumo: | Devido à importância da malha rodoviária, que é utilizada como o principal modo de transporte no Brasil, buscou-se neste trabalho utilizar restrições ambientais para a definição de áreas propícias ao estudo de corredor rodoviário, através de técnicas de geoprocessamento, na região do município de Santana do Riacho, entre o trecho de ligaçãodo entroncamento da rodovia MG 010 no distrito Cardeal Mota (Serra do Cipó) até a sede urbana do referido município. A escolha deste trecho se deu pela recente conclusão do projeto rodoviário que foi inaugurado em 2012 (contemplado pelo Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios - PROACESSO do governo de Minas Gerais), cuja extensão é de aproximadamente 26 km, deresponsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG). O propósito do trabalho é comparar se o projeto executado coincide com as áreas propícias para definição de corredores rodoviários resultado deste estudo. Este comparativo é um importante instrumento para buscar melhorias contínuas no processo de definição de traçados rodoviários que poderá ser aplicado a outras localidades. Foram adotadas como metodologias a análise de multicritério baseada na média ponderada e a álgebra de mapas. A análise de multicritério baseada na média ponderada é uma operaçãoque consiste em obter um campo numérico a partir de um campo temático, de tal modo que cada local de uma área de estudo fique associado a um valor, indicando o peso de cada classe temática diante de uma operação quantitativa que se deseje; a álgebra de mapas é oprocesso que analisa o valor de cada pixel de um arquivo raster e através de operações matemáticas geram produtos cartográficos novos, contendo as informações para a análise e planejamento do objeto de estudo, assemelhando-se a técnica de sobreposição de imagens. |
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Uso de restrições ambientais para a definição de áreas propícias ao estudo de corredor rodoviário utilizando técnicas de geoprocessamentoMulticritérioGeoprocessamentoRestrições AmbientaisGeoprocessamento Planejamento rodoviário Minas GeraisDevido à importância da malha rodoviária, que é utilizada como o principal modo de transporte no Brasil, buscou-se neste trabalho utilizar restrições ambientais para a definição de áreas propícias ao estudo de corredor rodoviário, através de técnicas de geoprocessamento, na região do município de Santana do Riacho, entre o trecho de ligaçãodo entroncamento da rodovia MG 010 no distrito Cardeal Mota (Serra do Cipó) até a sede urbana do referido município. A escolha deste trecho se deu pela recente conclusão do projeto rodoviário que foi inaugurado em 2012 (contemplado pelo Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios - PROACESSO do governo de Minas Gerais), cuja extensão é de aproximadamente 26 km, deresponsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG). O propósito do trabalho é comparar se o projeto executado coincide com as áreas propícias para definição de corredores rodoviários resultado deste estudo. Este comparativo é um importante instrumento para buscar melhorias contínuas no processo de definição de traçados rodoviários que poderá ser aplicado a outras localidades. Foram adotadas como metodologias a análise de multicritério baseada na média ponderada e a álgebra de mapas. A análise de multicritério baseada na média ponderada é uma operaçãoque consiste em obter um campo numérico a partir de um campo temático, de tal modo que cada local de uma área de estudo fique associado a um valor, indicando o peso de cada classe temática diante de uma operação quantitativa que se deseje; a álgebra de mapas é oprocesso que analisa o valor de cada pixel de um arquivo raster e através de operações matemáticas geram produtos cartográficos novos, contendo as informações para a análise e planejamento do objeto de estudo, assemelhando-se a técnica de sobreposição de imagens.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRodrigo Affonso de Albuquerque NobregaBraulio Magalhaes FonsecaMilton Pereira Dias Junior2019-08-14T14:52:56Z2019-08-14T14:52:56Z2014-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/IGCM-9UXJB6info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T12:52:31Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/IGCM-9UXJB6Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T12:52:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Devido à importância da malha rodoviária, que é utilizada como o principal modo de transporte no Brasil, buscou-se neste trabalho utilizar restrições ambientais para a definição de áreas propícias ao estudo de corredor rodoviário, através de técnicas de geoprocessamento, na região do município de Santana do Riacho, entre o trecho de ligaçãodo entroncamento da rodovia MG 010 no distrito Cardeal Mota (Serra do Cipó) até a sede urbana do referido município. A escolha deste trecho se deu pela recente conclusão do projeto rodoviário que foi inaugurado em 2012 (contemplado pelo Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios - PROACESSO do governo de Minas Gerais), cuja extensão é de aproximadamente 26 km, deresponsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG). O propósito do trabalho é comparar se o projeto executado coincide com as áreas propícias para definição de corredores rodoviários resultado deste estudo. Este comparativo é um importante instrumento para buscar melhorias contínuas no processo de definição de traçados rodoviários que poderá ser aplicado a outras localidades. Foram adotadas como metodologias a análise de multicritério baseada na média ponderada e a álgebra de mapas. A análise de multicritério baseada na média ponderada é uma operaçãoque consiste em obter um campo numérico a partir de um campo temático, de tal modo que cada local de uma área de estudo fique associado a um valor, indicando o peso de cada classe temática diante de uma operação quantitativa que se deseje; a álgebra de mapas é oprocesso que analisa o valor de cada pixel de um arquivo raster e através de operações matemáticas geram produtos cartográficos novos, contendo as informações para a análise e planejamento do objeto de estudo, assemelhando-se a técnica de sobreposição de imagens. |
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