Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCQ9U |
Resumo: | Essa pesquisa propõe uma discussão sobre a laicidade em escola pública e se a disciplina de ensino religioso respeita a diversidade de credos e ajuda na promoção da paz. Para tanto, faz-se uma retrospectiva na história da educação, para melhor entender como os acontecimentos contribuíram para o modelo de educação existente hoje nas escolas públicas do país e como na contemporaneidade a disciplina contribui para o avanço do conhecimento. De acordo com o Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Estadual Doutor Ulisses Vasconcelos, o fazer da escola está embasado num modelo de aprendizagem dinâmico, interativo, no qual o aluno é o centro de todas as atenções e o professor o mediador do processo. Acredita-se que a verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno constrói e reconstrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe agir e reagir diante da realidade. |
id |
UFMG_d47662eec47c5243da7eeb6c3fc1e308 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCQ9U |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Beatriz Lopes FalcãoClera de Faria Barbosa Cunha2019-08-12T14:32:45Z2019-08-12T14:32:45Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCQ9UEssa pesquisa propõe uma discussão sobre a laicidade em escola pública e se a disciplina de ensino religioso respeita a diversidade de credos e ajuda na promoção da paz. Para tanto, faz-se uma retrospectiva na história da educação, para melhor entender como os acontecimentos contribuíram para o modelo de educação existente hoje nas escolas públicas do país e como na contemporaneidade a disciplina contribui para o avanço do conhecimento. De acordo com o Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Estadual Doutor Ulisses Vasconcelos, o fazer da escola está embasado num modelo de aprendizagem dinâmico, interativo, no qual o aluno é o centro de todas as atenções e o professor o mediador do processo. Acredita-se que a verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno constrói e reconstrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe agir e reagir diante da realidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReligião nas escolas publicasEnsino religiosoIgreja e educaçãoEscolas Organização e administraçãoAprendizagemEscola públicaLaicidadeLaicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdfapplication/pdf429123https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCQ9U/1/tcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdffbeb583cabdadbd11d1957613e1eb345MD51TEXTtcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdf.txttcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdf.txtExtracted texttext/plain101756https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCQ9U/2/tcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdf.txt6893be94a06d4bf41cde3aa6b62ecf66MD521843/BUBD-9ZCQ9U2019-11-14 18:13:12.754oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCQ9URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:13:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz? |
title |
Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz? |
spellingShingle |
Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz? Clera de Faria Barbosa Cunha Aprendizagem Escola pública Laicidade Religião nas escolas publicas Ensino religioso Igreja e educação Escolas Organização e administração |
title_short |
Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz? |
title_full |
Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz? |
title_fullStr |
Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz? |
title_full_unstemmed |
Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz? |
title_sort |
Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz? |
author |
Clera de Faria Barbosa Cunha |
author_facet |
Clera de Faria Barbosa Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beatriz Lopes Falcão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clera de Faria Barbosa Cunha |
contributor_str_mv |
Beatriz Lopes Falcão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Escola pública Laicidade |
topic |
Aprendizagem Escola pública Laicidade Religião nas escolas publicas Ensino religioso Igreja e educação Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Religião nas escolas publicas Ensino religioso Igreja e educação Escolas Organização e administração |
description |
Essa pesquisa propõe uma discussão sobre a laicidade em escola pública e se a disciplina de ensino religioso respeita a diversidade de credos e ajuda na promoção da paz. Para tanto, faz-se uma retrospectiva na história da educação, para melhor entender como os acontecimentos contribuíram para o modelo de educação existente hoje nas escolas públicas do país e como na contemporaneidade a disciplina contribui para o avanço do conhecimento. De acordo com o Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Estadual Doutor Ulisses Vasconcelos, o fazer da escola está embasado num modelo de aprendizagem dinâmico, interativo, no qual o aluno é o centro de todas as atenções e o professor o mediador do processo. Acredita-se que a verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno constrói e reconstrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe agir e reagir diante da realidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T14:32:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T14:32:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCQ9U |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCQ9U |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCQ9U/1/tcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCQ9U/2/tcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fbeb583cabdadbd11d1957613e1eb345 6893be94a06d4bf41cde3aa6b62ecf66 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589324250284032 |