Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clera de Faria Barbosa Cunha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCQ9U
Resumo: Essa pesquisa propõe uma discussão sobre a laicidade em escola pública e se a disciplina de ensino religioso respeita a diversidade de credos e ajuda na promoção da paz. Para tanto, faz-se uma retrospectiva na história da educação, para melhor entender como os acontecimentos contribuíram para o modelo de educação existente hoje nas escolas públicas do país e como na contemporaneidade a disciplina contribui para o avanço do conhecimento. De acordo com o Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Estadual Doutor Ulisses Vasconcelos, o fazer da escola está embasado num modelo de aprendizagem dinâmico, interativo, no qual o aluno é o centro de todas as atenções e o professor o mediador do processo. Acredita-se que a verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno constrói e reconstrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe agir e reagir diante da realidade.
id UFMG_d47662eec47c5243da7eeb6c3fc1e308
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCQ9U
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Beatriz Lopes FalcãoClera de Faria Barbosa Cunha2019-08-12T14:32:45Z2019-08-12T14:32:45Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCQ9UEssa pesquisa propõe uma discussão sobre a laicidade em escola pública e se a disciplina de ensino religioso respeita a diversidade de credos e ajuda na promoção da paz. Para tanto, faz-se uma retrospectiva na história da educação, para melhor entender como os acontecimentos contribuíram para o modelo de educação existente hoje nas escolas públicas do país e como na contemporaneidade a disciplina contribui para o avanço do conhecimento. De acordo com o Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Estadual Doutor Ulisses Vasconcelos, o fazer da escola está embasado num modelo de aprendizagem dinâmico, interativo, no qual o aluno é o centro de todas as atenções e o professor o mediador do processo. Acredita-se que a verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno constrói e reconstrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe agir e reagir diante da realidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReligião nas escolas publicasEnsino religiosoIgreja e educaçãoEscolas Organização e administraçãoAprendizagemEscola públicaLaicidadeLaicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdfapplication/pdf429123https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCQ9U/1/tcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdffbeb583cabdadbd11d1957613e1eb345MD51TEXTtcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdf.txttcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdf.txtExtracted texttext/plain101756https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCQ9U/2/tcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdf.txt6893be94a06d4bf41cde3aa6b62ecf66MD521843/BUBD-9ZCQ9U2019-11-14 18:13:12.754oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCQ9URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:13:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?
title Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?
spellingShingle Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?
Clera de Faria Barbosa Cunha
Aprendizagem
Escola pública
Laicidade
Religião nas escolas publicas
Ensino religioso
Igreja e educação
Escolas Organização e administração
title_short Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?
title_full Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?
title_fullStr Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?
title_full_unstemmed Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?
title_sort Laicidade em escola pública contemporânea: o ensino religioso respeita a diversidade de credos e promove a paz?
author Clera de Faria Barbosa Cunha
author_facet Clera de Faria Barbosa Cunha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beatriz Lopes Falcão
dc.contributor.author.fl_str_mv Clera de Faria Barbosa Cunha
contributor_str_mv Beatriz Lopes Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Escola pública
Laicidade
topic Aprendizagem
Escola pública
Laicidade
Religião nas escolas publicas
Ensino religioso
Igreja e educação
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Religião nas escolas publicas
Ensino religioso
Igreja e educação
Escolas Organização e administração
description Essa pesquisa propõe uma discussão sobre a laicidade em escola pública e se a disciplina de ensino religioso respeita a diversidade de credos e ajuda na promoção da paz. Para tanto, faz-se uma retrospectiva na história da educação, para melhor entender como os acontecimentos contribuíram para o modelo de educação existente hoje nas escolas públicas do país e como na contemporaneidade a disciplina contribui para o avanço do conhecimento. De acordo com o Projeto Político Pedagógico PPP da Escola Estadual Doutor Ulisses Vasconcelos, o fazer da escola está embasado num modelo de aprendizagem dinâmico, interativo, no qual o aluno é o centro de todas as atenções e o professor o mediador do processo. Acredita-se que a verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno constrói e reconstrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe agir e reagir diante da realidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T14:32:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T14:32:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCQ9U
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCQ9U
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCQ9U/1/tcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCQ9U/2/tcc__clera_de_faria_barbosa_cunha__gest_o_ok.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fbeb583cabdadbd11d1957613e1eb345
6893be94a06d4bf41cde3aa6b62ecf66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589324250284032