Heróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorena Lopes da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AARE5G
Resumo: Falsificar é uma necessidade histórica. Tal necessidade histórica verifica-se em contextos nos quais a ruptura com o passado é tão pujante que algo familiar à tradição precisa ser mantido na comunicação de tal experiência. Esta tese elege dois desses contextos para analisar o processo de falsificação pelo qual passam as histórias de herói.Em comum, os dois contextos escolhidos têm como causa maior de seu choque com o passado a guerra (mais especificamente, o novo formato da guerra resultante das novas tecnologias de que ela dispõe). Do contexto da Guerra do Peloponeso, três peças são analisadas: Troianas (415 a. C.) e Helena (412 a. C.) de Eurípides e Filoctetes (409 a. C.) de Sófocles. Do segundo contexto, em território francês, a experiência da Grande Guerra dá nova estampa às aventuras de Odisseu, transformando-as em desventuras só cabíveis a quem experimentou o horror das trincheiras. Analisam-se, então, Elpénor (1926) de Jean Giraudoux; Naissance de l'Odyssée (1930) de Jean Giono; Les Aventures de Télémaque (1922) de Louis Aragon e Le Retour d'Ulysse (1921) de Valmy-Baysse. O estudo de cada uma das tragédias ou cada um dos romances busca apreender de que forma a atualizaçãodo herói e das histórias de herói está em diálogo com a guerra vivida. Deseja-se, a partir delas e da percepção das necessidades coevas, propor de que forma as velhas histórias, ao serem renovadas, participam desse processo de falsificação que as permite elaborar osdesafios do presente num código já conhecido, dando conta assim de formular e demarcar ao mesmo tempo o ineditismo da necessidade.
id UFMG_d4981f9dbc760e7974caeadd8c09324e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AARE5G
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose Antonio Dabdab TrabulsiFabio de Souza LessaGlaydson José da SilvaOlimar Flores JuniorJacyntho Jose Lins BrandaoLorena Lopes da Costa2019-08-13T14:49:25Z2019-08-13T14:49:25Z2016-05-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AARE5GFalsificar é uma necessidade histórica. Tal necessidade histórica verifica-se em contextos nos quais a ruptura com o passado é tão pujante que algo familiar à tradição precisa ser mantido na comunicação de tal experiência. Esta tese elege dois desses contextos para analisar o processo de falsificação pelo qual passam as histórias de herói.Em comum, os dois contextos escolhidos têm como causa maior de seu choque com o passado a guerra (mais especificamente, o novo formato da guerra resultante das novas tecnologias de que ela dispõe). Do contexto da Guerra do Peloponeso, três peças são analisadas: Troianas (415 a. C.) e Helena (412 a. C.) de Eurípides e Filoctetes (409 a. C.) de Sófocles. Do segundo contexto, em território francês, a experiência da Grande Guerra dá nova estampa às aventuras de Odisseu, transformando-as em desventuras só cabíveis a quem experimentou o horror das trincheiras. Analisam-se, então, Elpénor (1926) de Jean Giraudoux; Naissance de l'Odyssée (1930) de Jean Giono; Les Aventures de Télémaque (1922) de Louis Aragon e Le Retour d'Ulysse (1921) de Valmy-Baysse. O estudo de cada uma das tragédias ou cada um dos romances busca apreender de que forma a atualizaçãodo herói e das histórias de herói está em diálogo com a guerra vivida. Deseja-se, a partir delas e da percepção das necessidades coevas, propor de que forma as velhas histórias, ao serem renovadas, participam desse processo de falsificação que as permite elaborar osdesafios do presente num código já conhecido, dando conta assim de formular e demarcar ao mesmo tempo o ineditismo da necessidade.Falsifying is a historical necessity. This historical necessity occurs in contexts in which the rupture with the past is so strong that something familiar to a long tradition must be preserved in the communication of such experience. This thesis chooses two contexts to analyze the falsification process through the hero stories. In common, both contexts have as the major cause of their confrontation with the past the war (morespecifically, the war's new format arising as new technologies become available). From the context of the Peloponnesian War, three tragedies are taken up as object: The Trojan Women (415 BC) and Helen (412 BC) by Euripides and Philoctetes by Sophocles (409 BC). From the second context, in France, the Great War places a new seal upon Odysseus' adventures, which are converted into misfortunes only applicable to someone who has experienced the trenches. The novels analyzed are: Elpénor (1926) by Jean Giraudoux; Naissance de l'Odyssée (1930) by Jean Giono; Les Aventures de Télémaque (1922) by Louis Aragon and Le Retour d'Ulysse (1921) by Valmy-Baysse. Each tragedy or each novel's study tries to figure out how the updating of the hero and his stories are in a close dialogue with the war. From them and from the perception of contemporary needs, we would like to propose how the old stories being updated participate in this falsification process that aids develop the current challenges in a code already known, presenting and endorsing the uniqueness of that necessity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGuerraFalsificaçõesHistóriaHeróisFalsificaçãoGuerraHistóriaHeróiHeróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcosta_lopes_lorena___tese___vers_o_final.pdfapplication/pdf4126684https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AARE5G/1/costa_lopes_lorena___tese___vers_o_final.pdf9812dbe2fb292ed343a6a446288a5963MD51TEXTcosta_lopes_lorena___tese___vers_o_final.pdf.txtcosta_lopes_lorena___tese___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain1182472https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AARE5G/2/costa_lopes_lorena___tese___vers_o_final.pdf.txt7f6c20a53fcc142c68424a56ee9ab9eaMD521843/BUBD-AARE5G2019-11-14 12:34:58.806oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AARE5GRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:34:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Heróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a história
title Heróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a história
spellingShingle Heróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a história
Lorena Lopes da Costa
Falsificação
Guerra
História
Herói
Guerra
Falsificações
História
Heróis
title_short Heróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a história
title_full Heróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a história
title_fullStr Heróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a história
title_full_unstemmed Heróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a história
title_sort Heróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a história
author Lorena Lopes da Costa
author_facet Lorena Lopes da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Antonio Dabdab Trabulsi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fabio de Souza Lessa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Glaydson José da Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Olimar Flores Junior
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jacyntho Jose Lins Brandao
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorena Lopes da Costa
contributor_str_mv Jose Antonio Dabdab Trabulsi
Fabio de Souza Lessa
Glaydson José da Silva
Olimar Flores Junior
Jacyntho Jose Lins Brandao
dc.subject.por.fl_str_mv Falsificação
Guerra
História
Herói
topic Falsificação
Guerra
História
Herói
Guerra
Falsificações
História
Heróis
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Guerra
Falsificações
História
Heróis
description Falsificar é uma necessidade histórica. Tal necessidade histórica verifica-se em contextos nos quais a ruptura com o passado é tão pujante que algo familiar à tradição precisa ser mantido na comunicação de tal experiência. Esta tese elege dois desses contextos para analisar o processo de falsificação pelo qual passam as histórias de herói.Em comum, os dois contextos escolhidos têm como causa maior de seu choque com o passado a guerra (mais especificamente, o novo formato da guerra resultante das novas tecnologias de que ela dispõe). Do contexto da Guerra do Peloponeso, três peças são analisadas: Troianas (415 a. C.) e Helena (412 a. C.) de Eurípides e Filoctetes (409 a. C.) de Sófocles. Do segundo contexto, em território francês, a experiência da Grande Guerra dá nova estampa às aventuras de Odisseu, transformando-as em desventuras só cabíveis a quem experimentou o horror das trincheiras. Analisam-se, então, Elpénor (1926) de Jean Giraudoux; Naissance de l'Odyssée (1930) de Jean Giono; Les Aventures de Télémaque (1922) de Louis Aragon e Le Retour d'Ulysse (1921) de Valmy-Baysse. O estudo de cada uma das tragédias ou cada um dos romances busca apreender de que forma a atualizaçãodo herói e das histórias de herói está em diálogo com a guerra vivida. Deseja-se, a partir delas e da percepção das necessidades coevas, propor de que forma as velhas histórias, ao serem renovadas, participam desse processo de falsificação que as permite elaborar osdesafios do presente num código já conhecido, dando conta assim de formular e demarcar ao mesmo tempo o ineditismo da necessidade.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T14:49:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T14:49:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AARE5G
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AARE5G
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AARE5G/1/costa_lopes_lorena___tese___vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AARE5G/2/costa_lopes_lorena___tese___vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9812dbe2fb292ed343a6a446288a5963
7f6c20a53fcc142c68424a56ee9ab9ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589576075247616