Pesquisadores da área da saúde e ética nas pesquisas com crianças e adolescentes: um estudo em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadia Veronica Halboth
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AJKNXG
Resumo: Ainda que pesquisas com crianças e adolescentes na área da saúde sejam necessárias ao desenvolvimento da ciência, visando à produção de novos conhecimentos, procedimentos terapêuticos e o bem-estar dos referidos sujeitos, elas demandam particularidades éticasna sua consecução. O uso de tais sujeitos em pesquisas é antigo, entretanto, os cuidados éticos com a população infanto-juvenil nem sempre foram atendidos na sua especificidade. A presente tese objetivou compreender como, no atual momento em que se consolidam os direitos da criança e do adolescente e se reforçam a dimensão daequidade no atendimento igualitário das diferenças e das diversidades culturais, os pesquisadores da área da saúde têm lidado com a ética nas pesquisas que envolvem os sujeitos acima citados. Procurou-se apreender as representações sociais sobre os aspectos éticos que os pesquisadores observam ao realizarem suas investigações científicas. Partindo-se do suposto que os dispositivos éticos podem ser reinterpretados na prática, buscaram-se captar ajustes dos preceitos éticos feitos no decorrer das investigações pelos pesquisadores. Também foi realizada uma revisão histórica da ética na pesquisa noBrasil, a qual evidenciou que, assim como em outros países, aqui ocorreram deslises éticos. A análise dos dados permitiu concluir que a preocupação destes com aspectos éticos frequentemente se restringe ao TCLE, considerado o principal aspecto ético de uma investigação científica e que a mais importante motivação para que um projeto depesquisa fosse iniciado foi a demanda pela publicação de artigos científicos e não o valor que ela poderá ter para a sociedade. A importância dos comitês de ética como órgãos que protegem os participantes da pesquisa, especialmente como sujeitos, ficou evidente, da mesma forma que a insatisfação, por parte dos pesquisadores, com os mesmos. Embora houvesse preocupação com uma comunicação adequada com os sujeitos de pesquisa e seus responsáveis, a vulnerabilidade das famílias parece não ter sido protegida e acondição de vulnerabilidade de crianças e adolescentes, enquanto sujeitos de pesquisa, não foi devidamente valorizada. Finalmente, o papel educativo do sistema CEP/Conep parece não estar sendo desempenhado a contento. Ele poderia transformar a realidadeobservada, o que é fundamental, para que se de desenvolvam as necessárias pesquisas com os sujeitos em questão, sem que princípios éticos sejam transgredidos.
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A presente tese objetivou compreender como, no atual momento em que se consolidam os direitos da criança e do adolescente e se reforçam a dimensão daequidade no atendimento igualitário das diferenças e das diversidades culturais, os pesquisadores da área da saúde têm lidado com a ética nas pesquisas que envolvem os sujeitos acima citados. Procurou-se apreender as representações sociais sobre os aspectos éticos que os pesquisadores observam ao realizarem suas investigações científicas. Partindo-se do suposto que os dispositivos éticos podem ser reinterpretados na prática, buscaram-se captar ajustes dos preceitos éticos feitos no decorrer das investigações pelos pesquisadores. Também foi realizada uma revisão histórica da ética na pesquisa noBrasil, a qual evidenciou que, assim como em outros países, aqui ocorreram deslises éticos. A análise dos dados permitiu concluir que a preocupação destes com aspectos éticos frequentemente se restringe ao TCLE, considerado o principal aspecto ético de uma investigação científica e que a mais importante motivação para que um projeto depesquisa fosse iniciado foi a demanda pela publicação de artigos científicos e não o valor que ela poderá ter para a sociedade. A importância dos comitês de ética como órgãos que protegem os participantes da pesquisa, especialmente como sujeitos, ficou evidente, da mesma forma que a insatisfação, por parte dos pesquisadores, com os mesmos. Embora houvesse preocupação com uma comunicação adequada com os sujeitos de pesquisa e seus responsáveis, a vulnerabilidade das famílias parece não ter sido protegida e acondição de vulnerabilidade de crianças e adolescentes, enquanto sujeitos de pesquisa, não foi devidamente valorizada. Finalmente, o papel educativo do sistema CEP/Conep parece não estar sendo desempenhado a contento. Ele poderia transformar a realidadeobservada, o que é fundamental, para que se de desenvolvam as necessárias pesquisas com os sujeitos em questão, sem que princípios éticos sejam transgredidos.Health research with children and adolescents is necessary for the development of science, aiming to produce new knowledge, therapeutic procedures and the welfare of these subjects, but some ethical peculiarities need to be considered for its achievement. Although the use of such subjects in research has a long history, the ethical care of children and adolescents has not always met their specificities. This thesis aimed to understand how, in the current moment when children and adolescents rights are being strengthened and the dimension of equity and equal care for culturally diverse people is reinforced, health investigators deal with ethics in research involving the above mentioned subjects. It sought to understand researchers social representations on the ethical aspects they observe when conducting their scientific investigations. Considering that the ethical devices can be reinterpreted in practice, "adjustments" of ethical principles in the course ofinvestigations made by the researchers were searched. The historical review of research ethics in Brazil, which was also performed, showed that, as in other countries, ethical misconduct occurred here. Data analysis showed that the concern about ethical issues is often restricted to the Informed Consent, considered the main ethical aspect of scientific investigation, and that the most important motivation for developing a research project was not the value it could have for society, but the interest in having scientific papers published. The importance of research ethics boards as organs that protect research participants, especially as subjects, as well as investigators dissatisfaction with them, was evident. Although there were concerns about proper communication with research subjects and their guardians, the vulnerability of families seems notto have been protected and the condition of vulnerability of children and adolescents as research subjects was not properly valued. Finally, it seems that the educational role of research ethics boards is not being performed satisfactorily. This could change the observed reality, which isessential, so that the needed research involving children and adolescents can be developed, without violating ethical principles.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDefesa da criança e do adolescenteÉtica em pesquisaExperimentação humana/éticaÉticaBioéticaCriançaAdolescentePessoal de saúdeGrupos vulneráveisHistóriaBioéticaIntegridade na pesquisaPesquisadores da área da saúde e ética nas pesquisas com crianças e adolescentes: um estudo em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_nadia_v_halboth.pdfapplication/pdf3173224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AJKNXG/1/tese_nadia_v_halboth.pdfdaf41923e376a62f3b78dd00f8296d71MD51TEXTtese_nadia_v_halboth.pdf.txttese_nadia_v_halboth.pdf.txtExtracted texttext/plain376294https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AJKNXG/2/tese_nadia_v_halboth.pdf.txtd51931a9cfbe6c43b3b29cd9d047da13MD521843/BUOS-AJKNXG2019-11-14 09:18:30.367oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AJKNXGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:18:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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