Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_d6c25c3f5ea5e4d6b9d98a88a1422da1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9D9FK4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Viviane Elisangela GomesCarlos Jose de Paula SilvaBernard Fonseca Oliveira2019-08-11T18:00:29Z2019-08-11T18:00:29Z2011-05-14http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D9FK4Apesar dos fatores que causam as doenças bucais e dos meios de controle serem bem conhecidos, estas doenças ainda representam importantes problemas de saúde pública. A promoção de saúde através da educação em saúde bucal é uma alternativa que vem apresentando resultados significativos, principalmente quando trabalhado com escolares, seus familiares e professores. Os escolares representam o grupo preferido dos Cirurgiões-Dentistas para este tipo de trabalho e a escola é o local de maior referencia dentro da comunidade. Para que um programa educativo alcance seus objetivos é necessário ter um bom planejamento e que os profissionais estejam motivados e capacitados, pois apenas a transferência de informações não é capaz de promover uma mudança de habito no individuo. Neste estudo foi realizada uma revisão da literatura a fim de obter a situação atual da educação em saúde bucal para escolares observando conceitos, técnicas e experiências de programas educativos com o intuito de orientar profissionais da Estratégia de Saúde da Família. A maioria dos profissionais são formados sem o compromisso com as necessidades sociais do Sistema Único de Saúde, e muitas vezes as ações desenvolvidas não alcançam os objetivos esperados. Portanto, é fundamental que as estratégias de desenvolvimento das políticas públicas de saúde bucal sejam trabalhadas na formação dos profissionais que atuam no serviço público de saúde, seja na graduação ou através da educação continuada.Despite of the factors that cause oral diseases and of the well known means of control, these diseases still represent important problems in public health. The promotion of health through oral health education is an alternative that has shown significant results, especially when dealt with schoolers, their familiars and teachers. The schoolers represent the favorite group of dental surgeons for this type of work and the school has the greatest reference for the community. For an educational program reach its goals it is necessary to have good managing plans and the professionals must be motivated and capable, because just the transfer of information is not able to promote a change of habit in the individual. In this study, was performed a literature review, to obtain the current status of oral health education for schoolers, considering: concepts, techniques and experiences of educational programs in order to guide professionals in the Family Health Strategy. Most professionals are graduated without any commitment to the social needs of the Unified Health System, and the actions taken, often do not reach the expected goals.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamilíaSaúde bucalEducação em saúdeEscolaresEducação em saúde bucal para escolares: uma revisão em busca da qualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_bernard_fonseca_oliveira___final_250112.pdfapplication/pdf65575https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9D9FK4/1/monografia_bernard_fonseca_oliveira___final_250112.pdfaa6f3ff2b258f9a257307005ae88211eMD51TEXTmonografia_bernard_fonseca_oliveira___final_250112.pdf.txtmonografia_bernard_fonseca_oliveira___final_250112.pdf.txtExtracted texttext/plain44666https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9D9FK4/2/monografia_bernard_fonseca_oliveira___final_250112.pdf.txtf9f54fcc263942e1a52fa8ae0d358fccMD521843/BUBD-9D9FK42019-11-14 08:27:55.839oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9D9FK4Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:27:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547843196026880