Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/35115 |
Resumo: | Esta tese examina as encenações narrativas do arquivo em um quarteto de ficções contemporâneas: As três vidas (2008) e Anatomia dos mártires (2011), de João Tordo, O Museu da Inocência (2008), de Orhan Pamuk, e O irmão alemão (2015), de Chico Buarque. Tomando como provocação inaugural o fenômeno de insistência do arquivo como elemento de composição na produção ficcional, a análise agrupa narrativas que, pela presença comum do arquivo (trazido em suas figuras, a saber, documento, coleção, museu, enciclopédia, entre outras), refletem questões como a obsessão pela constituição de memórias no contexto presentista e permitem aferir o compromisso ou descompromisso do arquivo com as histórias monumentais e/ou já contadas. Partindo daí, a pesquisa navega por alguns tópicos centrais: mise en archive – figuras do arquivo (modalidades), personagens e seus papéis perante o arquivo; situações antagônicas de relacionamento com ele, denominadas como fricções (tensão/disforia X afinidade/euforia), conforme os sentidos operantes de história nas narrativas e as esferas pública ou pessoal do arquivo; compromissos assumidos pela narrativa ficcional com a abertura do fazer historiográfico, a partir de fissuras nas abordagens convencionais e de pretextos e objetos nelas marginalizados; estatutos de ficção e realidade/verdade nas ficções examinadas. Tendo em vista algumas recorrências em tais representações da figura estética e epistemológica do arquivo, busca-se ainda verificar a hipótese de uma categoria ou linhagem para tais ficções (ficções do arquivo), consideradas as diversas possibilidades existentes de articulação entre os domínios de significação de arquivo e de ficção. |
id |
UFMG_d75584ff01461633557665d4a925d21c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/35115 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Reinaldo Martiniano Marqueshttp://lattes.cnpq.br/4168957754548160Sabrina Sedlmayer PintoAline Magalhães PintoMarília Rothier CardosoPaloma Vidalhttp://lattes.cnpq.br/5809546016365972Nathalia de Aguiar Ferreira Campos2021-03-03T20:51:34Z2021-03-03T20:51:34Z2020-10-07http://hdl.handle.net/1843/351150000-0002-8530-4550Esta tese examina as encenações narrativas do arquivo em um quarteto de ficções contemporâneas: As três vidas (2008) e Anatomia dos mártires (2011), de João Tordo, O Museu da Inocência (2008), de Orhan Pamuk, e O irmão alemão (2015), de Chico Buarque. Tomando como provocação inaugural o fenômeno de insistência do arquivo como elemento de composição na produção ficcional, a análise agrupa narrativas que, pela presença comum do arquivo (trazido em suas figuras, a saber, documento, coleção, museu, enciclopédia, entre outras), refletem questões como a obsessão pela constituição de memórias no contexto presentista e permitem aferir o compromisso ou descompromisso do arquivo com as histórias monumentais e/ou já contadas. Partindo daí, a pesquisa navega por alguns tópicos centrais: mise en archive – figuras do arquivo (modalidades), personagens e seus papéis perante o arquivo; situações antagônicas de relacionamento com ele, denominadas como fricções (tensão/disforia X afinidade/euforia), conforme os sentidos operantes de história nas narrativas e as esferas pública ou pessoal do arquivo; compromissos assumidos pela narrativa ficcional com a abertura do fazer historiográfico, a partir de fissuras nas abordagens convencionais e de pretextos e objetos nelas marginalizados; estatutos de ficção e realidade/verdade nas ficções examinadas. Tendo em vista algumas recorrências em tais representações da figura estética e epistemológica do arquivo, busca-se ainda verificar a hipótese de uma categoria ou linhagem para tais ficções (ficções do arquivo), consideradas as diversas possibilidades existentes de articulação entre os domínios de significação de arquivo e de ficção.This thesis examines the narrative staging of the archive in a quartet of contemporary fictions: Three Lives (2008) and The Anatomy of Martyrs (2011), by João Tordo, The Museum of Innocence (2008), by Orhan Pamuk, and My German Brother (2015), by Chico Buarque. Taking the phenomenon of insistence of the compositional element of the archive in fictional production as its kick-off, this analysis groups narratives that, by the common presence of the archive (brought up in its figures, namely document, collection, museum, encyclopaedia, among others), reflect issues such as the obsession by the constitution of memories in the presentistic context, and allow to assess the commitment or lack of commitment of the archive with the monumental and/or already told stories. Therefrom, the research navigates through some central topics: mise en archive – archival figures (modalities), characters and their roles before the archive; antagonistic situations of relationship with it, called frictions (tension/dysphoria X affinity/euphoria), according to the operating meanings of history in the narratives and the public and personal spheres of the archive; commitments assumed by the fictional narrative with the opening of historiographic making, from fissures in conventional approaches and from excuses and objects marginalized in them; statutes of fiction and reality/truth in the fictions examined. In view of some recurrences in such representations of the aesthetic and epistemological figure of the archive, it is also sought to verify the hypothesis of a category or lineage for such fictions (fictions of the archive), considering the various existing possibilities of articulation between the domains of meaning of archive and fiction.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASTordo, João, 1975- – Três vidas – Crítica e interpretaçãoTordo, João, 1975- – Anatomia dos mártires – Crítica e interpretaçãoPamuk, Orhan, 1952- – Museu da inocência – Crítica e interpretaçãoBuarque, Chico, 1944- – Irmão alemão – Crítica e interpretaçãoLiteratura comparada – Portuguesa, turca e brasileiraLiteratura comparada – Turca, portuguesa e brasileiraLiteratura comparada – Brasileira, turca e portuguesaMemória na literaturaLiteratura e HistóriaArquivoFicçãoFricçãoHistóriaMemóriaVerdadeEncenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)Narrative enactments from the public and personal archives: friction-fictions (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE_2021_revFINAL.pdfTESE_2021_revFINAL.pdfapplication/pdf2542431https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35115/1/TESE_2021_revFINAL.pdf7c70bb839fdededb3d5a109063121843MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35115/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/351152021-03-03 17:51:34.961oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-03-03T20:51:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Narrative enactments from the public and personal archives: friction-fictions (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque) |
title |
Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque) |
spellingShingle |
Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque) Nathalia de Aguiar Ferreira Campos Arquivo Ficção Fricção História Memória Verdade Tordo, João, 1975- – Três vidas – Crítica e interpretação Tordo, João, 1975- – Anatomia dos mártires – Crítica e interpretação Pamuk, Orhan, 1952- – Museu da inocência – Crítica e interpretação Buarque, Chico, 1944- – Irmão alemão – Crítica e interpretação Literatura comparada – Portuguesa, turca e brasileira Literatura comparada – Turca, portuguesa e brasileira Literatura comparada – Brasileira, turca e portuguesa Memória na literatura Literatura e História |
title_short |
Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque) |
title_full |
Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque) |
title_fullStr |
Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque) |
title_full_unstemmed |
Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque) |
title_sort |
Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque) |
author |
Nathalia de Aguiar Ferreira Campos |
author_facet |
Nathalia de Aguiar Ferreira Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reinaldo Martiniano Marques |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4168957754548160 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sabrina Sedlmayer Pinto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Aline Magalhães Pinto |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marília Rothier Cardoso |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Paloma Vidal |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5809546016365972 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nathalia de Aguiar Ferreira Campos |
contributor_str_mv |
Reinaldo Martiniano Marques Sabrina Sedlmayer Pinto Aline Magalhães Pinto Marília Rothier Cardoso Paloma Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquivo Ficção Fricção História Memória Verdade |
topic |
Arquivo Ficção Fricção História Memória Verdade Tordo, João, 1975- – Três vidas – Crítica e interpretação Tordo, João, 1975- – Anatomia dos mártires – Crítica e interpretação Pamuk, Orhan, 1952- – Museu da inocência – Crítica e interpretação Buarque, Chico, 1944- – Irmão alemão – Crítica e interpretação Literatura comparada – Portuguesa, turca e brasileira Literatura comparada – Turca, portuguesa e brasileira Literatura comparada – Brasileira, turca e portuguesa Memória na literatura Literatura e História |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Tordo, João, 1975- – Três vidas – Crítica e interpretação Tordo, João, 1975- – Anatomia dos mártires – Crítica e interpretação Pamuk, Orhan, 1952- – Museu da inocência – Crítica e interpretação Buarque, Chico, 1944- – Irmão alemão – Crítica e interpretação Literatura comparada – Portuguesa, turca e brasileira Literatura comparada – Turca, portuguesa e brasileira Literatura comparada – Brasileira, turca e portuguesa Memória na literatura Literatura e História |
description |
Esta tese examina as encenações narrativas do arquivo em um quarteto de ficções contemporâneas: As três vidas (2008) e Anatomia dos mártires (2011), de João Tordo, O Museu da Inocência (2008), de Orhan Pamuk, e O irmão alemão (2015), de Chico Buarque. Tomando como provocação inaugural o fenômeno de insistência do arquivo como elemento de composição na produção ficcional, a análise agrupa narrativas que, pela presença comum do arquivo (trazido em suas figuras, a saber, documento, coleção, museu, enciclopédia, entre outras), refletem questões como a obsessão pela constituição de memórias no contexto presentista e permitem aferir o compromisso ou descompromisso do arquivo com as histórias monumentais e/ou já contadas. Partindo daí, a pesquisa navega por alguns tópicos centrais: mise en archive – figuras do arquivo (modalidades), personagens e seus papéis perante o arquivo; situações antagônicas de relacionamento com ele, denominadas como fricções (tensão/disforia X afinidade/euforia), conforme os sentidos operantes de história nas narrativas e as esferas pública ou pessoal do arquivo; compromissos assumidos pela narrativa ficcional com a abertura do fazer historiográfico, a partir de fissuras nas abordagens convencionais e de pretextos e objetos nelas marginalizados; estatutos de ficção e realidade/verdade nas ficções examinadas. Tendo em vista algumas recorrências em tais representações da figura estética e epistemológica do arquivo, busca-se ainda verificar a hipótese de uma categoria ou linhagem para tais ficções (ficções do arquivo), consideradas as diversas possibilidades existentes de articulação entre os domínios de significação de arquivo e de ficção. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-03T20:51:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-03T20:51:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/35115 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
0000-0002-8530-4550 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/35115 |
identifier_str_mv |
0000-0002-8530-4550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35115/1/TESE_2021_revFINAL.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35115/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c70bb839fdededb3d5a109063121843 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589152256557056 |