Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nathalia de Aguiar Ferreira Campos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35115
Resumo: Esta tese examina as encenações narrativas do arquivo em um quarteto de ficções contemporâneas: As três vidas (2008) e Anatomia dos mártires (2011), de João Tordo, O Museu da Inocência (2008), de Orhan Pamuk, e O irmão alemão (2015), de Chico Buarque. Tomando como provocação inaugural o fenômeno de insistência do arquivo como elemento de composição na produção ficcional, a análise agrupa narrativas que, pela presença comum do arquivo (trazido em suas figuras, a saber, documento, coleção, museu, enciclopédia, entre outras), refletem questões como a obsessão pela constituição de memórias no contexto presentista e permitem aferir o compromisso ou descompromisso do arquivo com as histórias monumentais e/ou já contadas. Partindo daí, a pesquisa navega por alguns tópicos centrais: mise en archive – figuras do arquivo (modalidades), personagens e seus papéis perante o arquivo; situações antagônicas de relacionamento com ele, denominadas como fricções (tensão/disforia X afinidade/euforia), conforme os sentidos operantes de história nas narrativas e as esferas pública ou pessoal do arquivo; compromissos assumidos pela narrativa ficcional com a abertura do fazer historiográfico, a partir de fissuras nas abordagens convencionais e de pretextos e objetos nelas marginalizados; estatutos de ficção e realidade/verdade nas ficções examinadas. Tendo em vista algumas recorrências em tais representações da figura estética e epistemológica do arquivo, busca-se ainda verificar a hipótese de uma categoria ou linhagem para tais ficções (ficções do arquivo), consideradas as diversas possibilidades existentes de articulação entre os domínios de significação de arquivo e de ficção.
id UFMG_d75584ff01461633557665d4a925d21c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35115
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Reinaldo Martiniano Marqueshttp://lattes.cnpq.br/4168957754548160Sabrina Sedlmayer PintoAline Magalhães PintoMarília Rothier CardosoPaloma Vidalhttp://lattes.cnpq.br/5809546016365972Nathalia de Aguiar Ferreira Campos2021-03-03T20:51:34Z2021-03-03T20:51:34Z2020-10-07http://hdl.handle.net/1843/351150000-0002-8530-4550Esta tese examina as encenações narrativas do arquivo em um quarteto de ficções contemporâneas: As três vidas (2008) e Anatomia dos mártires (2011), de João Tordo, O Museu da Inocência (2008), de Orhan Pamuk, e O irmão alemão (2015), de Chico Buarque. Tomando como provocação inaugural o fenômeno de insistência do arquivo como elemento de composição na produção ficcional, a análise agrupa narrativas que, pela presença comum do arquivo (trazido em suas figuras, a saber, documento, coleção, museu, enciclopédia, entre outras), refletem questões como a obsessão pela constituição de memórias no contexto presentista e permitem aferir o compromisso ou descompromisso do arquivo com as histórias monumentais e/ou já contadas. Partindo daí, a pesquisa navega por alguns tópicos centrais: mise en archive – figuras do arquivo (modalidades), personagens e seus papéis perante o arquivo; situações antagônicas de relacionamento com ele, denominadas como fricções (tensão/disforia X afinidade/euforia), conforme os sentidos operantes de história nas narrativas e as esferas pública ou pessoal do arquivo; compromissos assumidos pela narrativa ficcional com a abertura do fazer historiográfico, a partir de fissuras nas abordagens convencionais e de pretextos e objetos nelas marginalizados; estatutos de ficção e realidade/verdade nas ficções examinadas. Tendo em vista algumas recorrências em tais representações da figura estética e epistemológica do arquivo, busca-se ainda verificar a hipótese de uma categoria ou linhagem para tais ficções (ficções do arquivo), consideradas as diversas possibilidades existentes de articulação entre os domínios de significação de arquivo e de ficção.This thesis examines the narrative staging of the archive in a quartet of contemporary fictions: Three Lives (2008) and The Anatomy of Martyrs (2011), by João Tordo, The Museum of Innocence (2008), by Orhan Pamuk, and My German Brother (2015), by Chico Buarque. Taking the phenomenon of insistence of the compositional element of the archive in fictional production as its kick-off, this analysis groups narratives that, by the common presence of the archive (brought up in its figures, namely document, collection, museum, encyclopaedia, among others), reflect issues such as the obsession by the constitution of memories in the presentistic context, and allow to assess the commitment or lack of commitment of the archive with the monumental and/or already told stories. Therefrom, the research navigates through some central topics: mise en archive – archival figures (modalities), characters and their roles before the archive; antagonistic situations of relationship with it, called frictions (tension/dysphoria X affinity/euphoria), according to the operating meanings of history in the narratives and the public and personal spheres of the archive; commitments assumed by the fictional narrative with the opening of historiographic making, from fissures in conventional approaches and from excuses and objects marginalized in them; statutes of fiction and reality/truth in the fictions examined. In view of some recurrences in such representations of the aesthetic and epistemological figure of the archive, it is also sought to verify the hypothesis of a category or lineage for such fictions (fictions of the archive), considering the various existing possibilities of articulation between the domains of meaning of archive and fiction.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASTordo, João, 1975- – Três vidas – Crítica e interpretaçãoTordo, João, 1975- – Anatomia dos mártires – Crítica e interpretaçãoPamuk, Orhan, 1952- – Museu da inocência – Crítica e interpretaçãoBuarque, Chico, 1944- – Irmão alemão – Crítica e interpretaçãoLiteratura comparada – Portuguesa, turca e brasileiraLiteratura comparada – Turca, portuguesa e brasileiraLiteratura comparada – Brasileira, turca e portuguesaMemória na literaturaLiteratura e HistóriaArquivoFicçãoFricçãoHistóriaMemóriaVerdadeEncenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)Narrative enactments from the public and personal archives: friction-fictions (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE_2021_revFINAL.pdfTESE_2021_revFINAL.pdfapplication/pdf2542431https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35115/1/TESE_2021_revFINAL.pdf7c70bb839fdededb3d5a109063121843MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35115/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/351152021-03-03 17:51:34.961oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-03-03T20:51:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Narrative enactments from the public and personal archives: friction-fictions (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)
title Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)
spellingShingle Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)
Nathalia de Aguiar Ferreira Campos
Arquivo
Ficção
Fricção
História
Memória
Verdade
Tordo, João, 1975- – Três vidas – Crítica e interpretação
Tordo, João, 1975- – Anatomia dos mártires – Crítica e interpretação
Pamuk, Orhan, 1952- – Museu da inocência – Crítica e interpretação
Buarque, Chico, 1944- – Irmão alemão – Crítica e interpretação
Literatura comparada – Portuguesa, turca e brasileira
Literatura comparada – Turca, portuguesa e brasileira
Literatura comparada – Brasileira, turca e portuguesa
Memória na literatura
Literatura e História
title_short Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)
title_full Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)
title_fullStr Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)
title_full_unstemmed Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)
title_sort Encenações narrativas do arquivo público e pessoal: fricções-ficções (João Tordo, Orhan Pamuk, Chico Buarque)
author Nathalia de Aguiar Ferreira Campos
author_facet Nathalia de Aguiar Ferreira Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reinaldo Martiniano Marques
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4168957754548160
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sabrina Sedlmayer Pinto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aline Magalhães Pinto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marília Rothier Cardoso
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Paloma Vidal
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5809546016365972
dc.contributor.author.fl_str_mv Nathalia de Aguiar Ferreira Campos
contributor_str_mv Reinaldo Martiniano Marques
Sabrina Sedlmayer Pinto
Aline Magalhães Pinto
Marília Rothier Cardoso
Paloma Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivo
Ficção
Fricção
História
Memória
Verdade
topic Arquivo
Ficção
Fricção
História
Memória
Verdade
Tordo, João, 1975- – Três vidas – Crítica e interpretação
Tordo, João, 1975- – Anatomia dos mártires – Crítica e interpretação
Pamuk, Orhan, 1952- – Museu da inocência – Crítica e interpretação
Buarque, Chico, 1944- – Irmão alemão – Crítica e interpretação
Literatura comparada – Portuguesa, turca e brasileira
Literatura comparada – Turca, portuguesa e brasileira
Literatura comparada – Brasileira, turca e portuguesa
Memória na literatura
Literatura e História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Tordo, João, 1975- – Três vidas – Crítica e interpretação
Tordo, João, 1975- – Anatomia dos mártires – Crítica e interpretação
Pamuk, Orhan, 1952- – Museu da inocência – Crítica e interpretação
Buarque, Chico, 1944- – Irmão alemão – Crítica e interpretação
Literatura comparada – Portuguesa, turca e brasileira
Literatura comparada – Turca, portuguesa e brasileira
Literatura comparada – Brasileira, turca e portuguesa
Memória na literatura
Literatura e História
description Esta tese examina as encenações narrativas do arquivo em um quarteto de ficções contemporâneas: As três vidas (2008) e Anatomia dos mártires (2011), de João Tordo, O Museu da Inocência (2008), de Orhan Pamuk, e O irmão alemão (2015), de Chico Buarque. Tomando como provocação inaugural o fenômeno de insistência do arquivo como elemento de composição na produção ficcional, a análise agrupa narrativas que, pela presença comum do arquivo (trazido em suas figuras, a saber, documento, coleção, museu, enciclopédia, entre outras), refletem questões como a obsessão pela constituição de memórias no contexto presentista e permitem aferir o compromisso ou descompromisso do arquivo com as histórias monumentais e/ou já contadas. Partindo daí, a pesquisa navega por alguns tópicos centrais: mise en archive – figuras do arquivo (modalidades), personagens e seus papéis perante o arquivo; situações antagônicas de relacionamento com ele, denominadas como fricções (tensão/disforia X afinidade/euforia), conforme os sentidos operantes de história nas narrativas e as esferas pública ou pessoal do arquivo; compromissos assumidos pela narrativa ficcional com a abertura do fazer historiográfico, a partir de fissuras nas abordagens convencionais e de pretextos e objetos nelas marginalizados; estatutos de ficção e realidade/verdade nas ficções examinadas. Tendo em vista algumas recorrências em tais representações da figura estética e epistemológica do arquivo, busca-se ainda verificar a hipótese de uma categoria ou linhagem para tais ficções (ficções do arquivo), consideradas as diversas possibilidades existentes de articulação entre os domínios de significação de arquivo e de ficção.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-03T20:51:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-03T20:51:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35115
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-8530-4550
url http://hdl.handle.net/1843/35115
identifier_str_mv 0000-0002-8530-4550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35115/1/TESE_2021_revFINAL.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35115/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c70bb839fdededb3d5a109063121843
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589152256557056