Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_d78a7fc7163cb493f4f93318c9bc6a5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85BNPH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Rogerio Cunha de CamposLucia Helena Alvarez LeiteTânia de Freitas ResendeJuarez Tarcisio DayrellCatherine Monique de Souza Hermont2019-08-12T10:59:17Z2019-08-12T10:59:17Z2008-12-18http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85BNPHEsta pesquisa busca compreender os significados atribuídas por adolescentes à vivências em uma proposta de ampliação do tempo escolar. Procurando compreender a constituição das identidades juvenis e discentes A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e seus arredores/ comunidade. Duas turmas que constituíam o Projeto Rede do 3° Ciclo, num total de 56 estudantes de 12 à 17 anos. A coleta de dados, de abordagem qualitativa, foi realizada em três passos: iniciando pelo acompanhamento dos estudantes durante o 2ª semestre de 2006, em uma perspectiva etnográfica. Durante o ano de 2007, foram realizadas entrevistas semi- estruturadas com participantes da turma com trajetórias diferenciadas, foram colhidos dados sobre as trajetórias escolares para a definição dessas entrevistas. Finalizando a coleta de dados, foram realizadas algumas discussões coletivas, no final de 2007, com base em fotos e materiais recolhidos ao longo do período de acompanhamento da turma. Permitindo registrar algumas informações sobre a progressão escolar dos estudantes. A análise dos dados permitiu perceber os significados de passar o dia todo na escola e os conceitos de si mesmo construídos. As relações estabelecidas entre essas duas identidades se formam a partir de conceitos diversos entre ser jovem e ser aluno, e se apresentam de diversas formas. Três espaços de experiência de articulam para a construção desses conceitos: as experiências escolares de anos anteriores, a do ano de 2006 no tempo regular do 3° ciclo e no tempo ampliado do projeto. Percebesse que ser jovem e ser aluno/estudante não é tarefa realizável a todos os participantes do grupo pesquisado.This research seeks to understand the meanings attributed by adolescents to experience on a proposal for extension of school time. Seeking to understand the formation of identities and young learners The study was conducted in a school in the municipal system of education of Belo Horizonte and its surroundings / community. Two classes that were the Project Network of the 3rd cycle, a total of 56 students from 12 to 17 years. The collection of data, qualitative approach, was performed in three steps: starting the monitoring of students during the 2nd half of 2006, in an ethnographic perspective. During the year 2007, were semi-structured interviews with participants of the class with different trajectories, data were collected on the path to the school setting such interviews. Finalizing the data collection, there were some group discussions at the end of 2007, based on photos and materials collected during the monitoring of the class. Allowing register some information on the progression of school students. Data analysis allowed to understand the meanings spend all day at school and the concepts of self constructed. The relationship between these two identities are formed from different concepts of being young and being students, and are presented in different ways. Three areas of expertise to articulate for the construction of these concepts: school experiences of previous years, the year 2006 in time "regular" cycle and the 3rd time in "extended" the project. Understood to be young and be pupil / student is not achievable task for all participants of the group studied.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlfabetizaçãoEducação Aspectos sociaisEducação do adolescenteEscolas de tempo integralAlfabetizaçãoIdentidadesSociabilidades juvenisAdolescênciaEducação em tempo integralAdolescentes em tempo integral: vivências - saberes - significados : a construção da identidade de adolescentes a partir de vivências em projetos de educação em tempo integral na Rede Municipal de Educação Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_catherine.pdfapplication/pdf13769240https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85BNPH/1/disserta__o_catherine.pdf51e9fe87ff67bc060894427cffeab494MD51TEXTdisserta__o_catherine.pdf.txtdisserta__o_catherine.pdf.txtExtracted texttext/plain317981https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85BNPH/2/disserta__o_catherine.pdf.txtd3661d23d15edc616fc19fcd87a986c0MD521843/FAEC-85BNPH2019-11-14 17:36:45.853oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85BNPHRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:36:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547542947823616