A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline de Oliveira França de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHFG
Resumo: O presente trabalho faz uma análise da literatura estudada durante a especialização em Gestão Escolar e a reformulação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, com o objetivo de analisar os processos democráticos que norteiam a gestão escolar nesta instituição. Através de um estudo das obras de Cury, Dourado, Libâneo e a partir de uma breve contextualização histórica da educação no Brasil busca-se apresentar a realidade da gestão praticada na escola observada, remetendo para uma prática cidadã participativa através de uma Gestão Democrática.
id UFMG_d7a25fdcb3f6b202af9eaad7b97b767f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQHFG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Hasla de Paula PachecoWarley Machado CorreiaAline de Oliveira França de Souza2019-08-13T08:09:44Z2019-08-13T08:09:44Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHFGO presente trabalho faz uma análise da literatura estudada durante a especialização em Gestão Escolar e a reformulação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, com o objetivo de analisar os processos democráticos que norteiam a gestão escolar nesta instituição. Através de um estudo das obras de Cury, Dourado, Libâneo e a partir de uma breve contextualização histórica da educação no Brasil busca-se apresentar a realidade da gestão praticada na escola observada, remetendo para uma prática cidadã participativa através de uma Gestão Democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoProjeto Politico PedagogicoGestao DemocraticaParticipacaoA gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdfapplication/pdf203623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHFG/1/alinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdfc2190f77bff9eec0848f5463e2a6f9e8MD51TEXTalinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdf.txtalinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdf.txtExtracted texttext/plain55123https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHFG/2/alinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdf.txt57bb2cc620860dd23b9c17728e55b5d8MD521843/BUBD-9WQHFG2019-11-14 22:05:48.543oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQHFGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:05:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico
title A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico
spellingShingle A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico
Aline de Oliveira França de Souza
Projeto Politico Pedagogico
Gestao Democratica
Participacao
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
title_short A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico
title_full A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico
title_fullStr A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico
title_full_unstemmed A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico
title_sort A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico
author Aline de Oliveira França de Souza
author_facet Aline de Oliveira França de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hasla de Paula Pacheco
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Warley Machado Correia
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline de Oliveira França de Souza
contributor_str_mv Hasla de Paula Pacheco
Warley Machado Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Politico Pedagogico
Gestao Democratica
Participacao
topic Projeto Politico Pedagogico
Gestao Democratica
Participacao
Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
description O presente trabalho faz uma análise da literatura estudada durante a especialização em Gestão Escolar e a reformulação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, com o objetivo de analisar os processos democráticos que norteiam a gestão escolar nesta instituição. Através de um estudo das obras de Cury, Dourado, Libâneo e a partir de uma breve contextualização histórica da educação no Brasil busca-se apresentar a realidade da gestão praticada na escola observada, remetendo para uma prática cidadã participativa através de uma Gestão Democrática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:09:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:09:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHFG
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHFG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHFG/1/alinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHFG/2/alinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c2190f77bff9eec0848f5463e2a6f9e8
57bb2cc620860dd23b9c17728e55b5d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589445523341312