A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHFG |
Resumo: | O presente trabalho faz uma análise da literatura estudada durante a especialização em Gestão Escolar e a reformulação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, com o objetivo de analisar os processos democráticos que norteiam a gestão escolar nesta instituição. Através de um estudo das obras de Cury, Dourado, Libâneo e a partir de uma breve contextualização histórica da educação no Brasil busca-se apresentar a realidade da gestão praticada na escola observada, remetendo para uma prática cidadã participativa através de uma Gestão Democrática. |
id |
UFMG_d7a25fdcb3f6b202af9eaad7b97b767f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQHFG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Hasla de Paula PachecoWarley Machado CorreiaAline de Oliveira França de Souza2019-08-13T08:09:44Z2019-08-13T08:09:44Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHFGO presente trabalho faz uma análise da literatura estudada durante a especialização em Gestão Escolar e a reformulação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, com o objetivo de analisar os processos democráticos que norteiam a gestão escolar nesta instituição. Através de um estudo das obras de Cury, Dourado, Libâneo e a partir de uma breve contextualização histórica da educação no Brasil busca-se apresentar a realidade da gestão praticada na escola observada, remetendo para uma prática cidadã participativa através de uma Gestão Democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoProjeto Politico PedagogicoGestao DemocraticaParticipacaoA gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdfapplication/pdf203623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHFG/1/alinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdfc2190f77bff9eec0848f5463e2a6f9e8MD51TEXTalinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdf.txtalinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdf.txtExtracted texttext/plain55123https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHFG/2/alinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdf.txt57bb2cc620860dd23b9c17728e55b5d8MD521843/BUBD-9WQHFG2019-11-14 22:05:48.543oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQHFGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:05:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico |
title |
A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico |
spellingShingle |
A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico Aline de Oliveira França de Souza Projeto Politico Pedagogico Gestao Democratica Participacao Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
title_short |
A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico |
title_full |
A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico |
title_fullStr |
A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico |
title_full_unstemmed |
A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico |
title_sort |
A gestão democrática no cotidiano da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca: desafios do projeto político-pedagógico |
author |
Aline de Oliveira França de Souza |
author_facet |
Aline de Oliveira França de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hasla de Paula Pacheco |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Warley Machado Correia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aline de Oliveira França de Souza |
contributor_str_mv |
Hasla de Paula Pacheco Warley Machado Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Politico Pedagogico Gestao Democratica Participacao |
topic |
Projeto Politico Pedagogico Gestao Democratica Participacao Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
description |
O presente trabalho faz uma análise da literatura estudada durante a especialização em Gestão Escolar e a reformulação do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, com o objetivo de analisar os processos democráticos que norteiam a gestão escolar nesta instituição. Através de um estudo das obras de Cury, Dourado, Libâneo e a partir de uma breve contextualização histórica da educação no Brasil busca-se apresentar a realidade da gestão praticada na escola observada, remetendo para uma prática cidadã participativa através de uma Gestão Democrática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T08:09:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T08:09:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHFG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHFG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHFG/1/alinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHFG/2/alinedeoliveirafrancadesouzaturma03__tcc_mar__o2015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2190f77bff9eec0848f5463e2a6f9e8 57bb2cc620860dd23b9c17728e55b5d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589445523341312 |