O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovanna Belico Caria Guimaraes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-929FPD
Resumo: Esse estudo procura analisar a caracterização e o desenvolvimento depersonagens tridimensionais bonecos - dentro do cinema de animação em stopmotion. Ele se insere num momento histórico de valorização dessa técnica de animação, seja na indústria cinematográfica comercial, ou mesmo nos roteiros e produções autorais de curtas-metragens presentes em festivais ou nas produções das escolas de animação, como da Escola de Belas Artes da UFMG. Tal estudo pretende contribuir para o estudo da criação de personagens e o desenvolvimento de bonecos para animação stop-motion, servindo de referência para alunos e interessados no cinema de animação como um todo e, sobretudo, no cinema de animação tridimensional e em stop-motion. Para tanto, analisa a evolução histórica das produções em stop-motion, a caracterização física e gestual dos bonecospersonagens,verificando como autores consagrados constroem e desenvolvemseus personagens de modo eficiente em suas obras, expressando ideias e conceitos através do uso dos signos e da escolha de técnicas e elementos físicos direcionados em acordo com roteiros e representações. O boneco-personagem aparece, consequentemente, como uma construção física, gestual e simbólica, metáforahumana em que imagem e gesto representam, evocam e transmitem experiências.
id UFMG_d7c7a92a739f75b21ec36b63f40fec3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-929FPD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motionStop-motionCinema de animaçãoPersonagens articuladosBonecoTeatro de bonecosAnimação (cinematografia) TécnicaAnimação de personagensEsse estudo procura analisar a caracterização e o desenvolvimento depersonagens tridimensionais bonecos - dentro do cinema de animação em stopmotion. Ele se insere num momento histórico de valorização dessa técnica de animação, seja na indústria cinematográfica comercial, ou mesmo nos roteiros e produções autorais de curtas-metragens presentes em festivais ou nas produções das escolas de animação, como da Escola de Belas Artes da UFMG. Tal estudo pretende contribuir para o estudo da criação de personagens e o desenvolvimento de bonecos para animação stop-motion, servindo de referência para alunos e interessados no cinema de animação como um todo e, sobretudo, no cinema de animação tridimensional e em stop-motion. Para tanto, analisa a evolução histórica das produções em stop-motion, a caracterização física e gestual dos bonecospersonagens,verificando como autores consagrados constroem e desenvolvemseus personagens de modo eficiente em suas obras, expressando ideias e conceitos através do uso dos signos e da escolha de técnicas e elementos físicos direcionados em acordo com roteiros e representações. O boneco-personagem aparece, consequentemente, como uma construção física, gestual e simbólica, metáforahumana em que imagem e gesto representam, evocam e transmitem experiências.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMaurício Silva GinoMarcello Giovanni TassaraAna Lucia Menezes de AndradeGiovanna Belico Caria Guimaraes2019-08-14T01:47:51Z2019-08-14T01:47:51Z2012-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-929FPDinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T12:27:05Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-929FPDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T12:27:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion
title O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion
spellingShingle O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion
Giovanna Belico Caria Guimaraes
Stop-motion
Cinema de animação
Personagens articulados
Boneco
Teatro de bonecos
Animação (cinematografia) Técnica
Animação de personagens
title_short O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion
title_full O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion
title_fullStr O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion
title_full_unstemmed O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion
title_sort O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion
author Giovanna Belico Caria Guimaraes
author_facet Giovanna Belico Caria Guimaraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maurício Silva Gino
Marcello Giovanni Tassara
Ana Lucia Menezes de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovanna Belico Caria Guimaraes
dc.subject.por.fl_str_mv Stop-motion
Cinema de animação
Personagens articulados
Boneco
Teatro de bonecos
Animação (cinematografia) Técnica
Animação de personagens
topic Stop-motion
Cinema de animação
Personagens articulados
Boneco
Teatro de bonecos
Animação (cinematografia) Técnica
Animação de personagens
description Esse estudo procura analisar a caracterização e o desenvolvimento depersonagens tridimensionais bonecos - dentro do cinema de animação em stopmotion. Ele se insere num momento histórico de valorização dessa técnica de animação, seja na indústria cinematográfica comercial, ou mesmo nos roteiros e produções autorais de curtas-metragens presentes em festivais ou nas produções das escolas de animação, como da Escola de Belas Artes da UFMG. Tal estudo pretende contribuir para o estudo da criação de personagens e o desenvolvimento de bonecos para animação stop-motion, servindo de referência para alunos e interessados no cinema de animação como um todo e, sobretudo, no cinema de animação tridimensional e em stop-motion. Para tanto, analisa a evolução histórica das produções em stop-motion, a caracterização física e gestual dos bonecospersonagens,verificando como autores consagrados constroem e desenvolvemseus personagens de modo eficiente em suas obras, expressando ideias e conceitos através do uso dos signos e da escolha de técnicas e elementos físicos direcionados em acordo com roteiros e representações. O boneco-personagem aparece, consequentemente, como uma construção física, gestual e simbólica, metáforahumana em que imagem e gesto representam, evocam e transmitem experiências.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-02
2019-08-14T01:47:51Z
2019-08-14T01:47:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-929FPD
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-929FPD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829568610205696