O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-929FPD |
Resumo: | Esse estudo procura analisar a caracterização e o desenvolvimento depersonagens tridimensionais bonecos - dentro do cinema de animação em stopmotion. Ele se insere num momento histórico de valorização dessa técnica de animação, seja na indústria cinematográfica comercial, ou mesmo nos roteiros e produções autorais de curtas-metragens presentes em festivais ou nas produções das escolas de animação, como da Escola de Belas Artes da UFMG. Tal estudo pretende contribuir para o estudo da criação de personagens e o desenvolvimento de bonecos para animação stop-motion, servindo de referência para alunos e interessados no cinema de animação como um todo e, sobretudo, no cinema de animação tridimensional e em stop-motion. Para tanto, analisa a evolução histórica das produções em stop-motion, a caracterização física e gestual dos bonecospersonagens,verificando como autores consagrados constroem e desenvolvemseus personagens de modo eficiente em suas obras, expressando ideias e conceitos através do uso dos signos e da escolha de técnicas e elementos físicos direcionados em acordo com roteiros e representações. O boneco-personagem aparece, consequentemente, como uma construção física, gestual e simbólica, metáforahumana em que imagem e gesto representam, evocam e transmitem experiências. |
id |
UFMG_d7c7a92a739f75b21ec36b63f40fec3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-929FPD |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motionStop-motionCinema de animaçãoPersonagens articuladosBonecoTeatro de bonecosAnimação (cinematografia) TécnicaAnimação de personagensEsse estudo procura analisar a caracterização e o desenvolvimento depersonagens tridimensionais bonecos - dentro do cinema de animação em stopmotion. Ele se insere num momento histórico de valorização dessa técnica de animação, seja na indústria cinematográfica comercial, ou mesmo nos roteiros e produções autorais de curtas-metragens presentes em festivais ou nas produções das escolas de animação, como da Escola de Belas Artes da UFMG. Tal estudo pretende contribuir para o estudo da criação de personagens e o desenvolvimento de bonecos para animação stop-motion, servindo de referência para alunos e interessados no cinema de animação como um todo e, sobretudo, no cinema de animação tridimensional e em stop-motion. Para tanto, analisa a evolução histórica das produções em stop-motion, a caracterização física e gestual dos bonecospersonagens,verificando como autores consagrados constroem e desenvolvemseus personagens de modo eficiente em suas obras, expressando ideias e conceitos através do uso dos signos e da escolha de técnicas e elementos físicos direcionados em acordo com roteiros e representações. O boneco-personagem aparece, consequentemente, como uma construção física, gestual e simbólica, metáforahumana em que imagem e gesto representam, evocam e transmitem experiências.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMaurício Silva GinoMarcello Giovanni TassaraAna Lucia Menezes de AndradeGiovanna Belico Caria Guimaraes2019-08-14T01:47:51Z2019-08-14T01:47:51Z2012-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/JSSS-929FPDinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T12:27:05Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-929FPDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T12:27:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion |
title |
O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion |
spellingShingle |
O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion Giovanna Belico Caria Guimaraes Stop-motion Cinema de animação Personagens articulados Boneco Teatro de bonecos Animação (cinematografia) Técnica Animação de personagens |
title_short |
O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion |
title_full |
O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion |
title_fullStr |
O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion |
title_full_unstemmed |
O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion |
title_sort |
O boneco personagem: caracterização do personagem de animação stop-motion |
author |
Giovanna Belico Caria Guimaraes |
author_facet |
Giovanna Belico Caria Guimaraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maurício Silva Gino Marcello Giovanni Tassara Ana Lucia Menezes de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giovanna Belico Caria Guimaraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stop-motion Cinema de animação Personagens articulados Boneco Teatro de bonecos Animação (cinematografia) Técnica Animação de personagens |
topic |
Stop-motion Cinema de animação Personagens articulados Boneco Teatro de bonecos Animação (cinematografia) Técnica Animação de personagens |
description |
Esse estudo procura analisar a caracterização e o desenvolvimento depersonagens tridimensionais bonecos - dentro do cinema de animação em stopmotion. Ele se insere num momento histórico de valorização dessa técnica de animação, seja na indústria cinematográfica comercial, ou mesmo nos roteiros e produções autorais de curtas-metragens presentes em festivais ou nas produções das escolas de animação, como da Escola de Belas Artes da UFMG. Tal estudo pretende contribuir para o estudo da criação de personagens e o desenvolvimento de bonecos para animação stop-motion, servindo de referência para alunos e interessados no cinema de animação como um todo e, sobretudo, no cinema de animação tridimensional e em stop-motion. Para tanto, analisa a evolução histórica das produções em stop-motion, a caracterização física e gestual dos bonecospersonagens,verificando como autores consagrados constroem e desenvolvemseus personagens de modo eficiente em suas obras, expressando ideias e conceitos através do uso dos signos e da escolha de técnicas e elementos físicos direcionados em acordo com roteiros e representações. O boneco-personagem aparece, consequentemente, como uma construção física, gestual e simbólica, metáforahumana em que imagem e gesto representam, evocam e transmitem experiências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-02 2019-08-14T01:47:51Z 2019-08-14T01:47:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-929FPD |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-929FPD |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829568610205696 |