Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joao Francisco Pereira de Meira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8ZQE2
Resumo: Uma reexão sobre campanhas para Presidente da República no Brasil, suas características, regras, conteúdo e efeitos sobre o voto. Busca contribuir para a compreensão desses processos, organizando informações, dados, análises e conceitos correntes em CiênciaPolítica aplicada à Comunicação, e oferecendo uma perspectiva autoral dessa articulação de elementos informacionais. Seu objetivo é mostrar não só que campanhas importam, mas mensurar o quanto importam,sob que contexto e entonação. E, ainda, avaliar o peso relativo, nesses processos, das mensagens emitidas por atores relevantes como candidaturas, elites políticas e veículos de comunicação, sobre as tendências de opinião e a efetivação do voto popular.
id UFMG_d874f8b8a8e7549b6a42b0f97be4249a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A8ZQE2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alessandra AldéHelcimara de Souza TellesJoao Francisco Pereira de Meira2019-08-09T12:21:50Z2019-08-09T12:21:50Z2013-08-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8ZQE2Uma reexão sobre campanhas para Presidente da República no Brasil, suas características, regras, conteúdo e efeitos sobre o voto. Busca contribuir para a compreensão desses processos, organizando informações, dados, análises e conceitos correntes em CiênciaPolítica aplicada à Comunicação, e oferecendo uma perspectiva autoral dessa articulação de elementos informacionais. Seu objetivo é mostrar não só que campanhas importam, mas mensurar o quanto importam,sob que contexto e entonação. E, ainda, avaliar o peso relativo, nesses processos, das mensagens emitidas por atores relevantes como candidaturas, elites políticas e veículos de comunicação, sobre as tendências de opinião e a efetivação do voto popular.A reection on Presidential campaigns in Brazil, its features, contents, rules and their eects on voting. It seeks to contribute to the understanding of these processes, organizing information,data, analysis and current concepts in Political Science applied to Political Communications, thus oering an authoral perspective for integrating those informational elements. The main objective is to show not only that campaigns matter but to measure how much it matters under which context and tone. And also to assess the relative weightin those cases, the messages issued by relevant actors as candidates, political elites and the media, impact on the opinion trends and the eectiveness of the popular vote.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCampanha eleitoral Brasil 1989-2010EleiçõesCiência políticaComunicação PolíticaEfeitos de CampanhaCampanhas Eleitorais para Presidente no BrasilEleiçõesTendências de OpiniãoMensagens EleitoraisComportamento EleitoralUm Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALum_brasil_na_tv_rf_i3.pdfapplication/pdf14498524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8ZQE2/1/um_brasil_na_tv_rf_i3.pdf9186866d42692d3da8ee300f114c753cMD51TEXTum_brasil_na_tv_rf_i3.pdf.txtum_brasil_na_tv_rf_i3.pdf.txtExtracted texttext/plain430891https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8ZQE2/2/um_brasil_na_tv_rf_i3.pdf.txt800ac734b84ce9bab3293be91137543dMD521843/BUBD-A8ZQE22019-11-14 08:48:20.805oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A8ZQE2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:48:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)
title Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)
spellingShingle Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)
Joao Francisco Pereira de Meira
Comunicação Política
Efeitos de Campanha
Campanhas Eleitorais para Presidente no Brasil
Eleições
Tendências de Opinião
Mensagens Eleitorais
Comportamento Eleitoral
Campanha eleitoral Brasil 1989-2010
Eleições
Ciência política
title_short Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)
title_full Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)
title_fullStr Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)
title_full_unstemmed Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)
title_sort Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)
author Joao Francisco Pereira de Meira
author_facet Joao Francisco Pereira de Meira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alessandra Aldé
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Helcimara de Souza Telles
dc.contributor.author.fl_str_mv Joao Francisco Pereira de Meira
contributor_str_mv Alessandra Aldé
Helcimara de Souza Telles
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Política
Efeitos de Campanha
Campanhas Eleitorais para Presidente no Brasil
Eleições
Tendências de Opinião
Mensagens Eleitorais
Comportamento Eleitoral
topic Comunicação Política
Efeitos de Campanha
Campanhas Eleitorais para Presidente no Brasil
Eleições
Tendências de Opinião
Mensagens Eleitorais
Comportamento Eleitoral
Campanha eleitoral Brasil 1989-2010
Eleições
Ciência política
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Campanha eleitoral Brasil 1989-2010
Eleições
Ciência política
description Uma reexão sobre campanhas para Presidente da República no Brasil, suas características, regras, conteúdo e efeitos sobre o voto. Busca contribuir para a compreensão desses processos, organizando informações, dados, análises e conceitos correntes em CiênciaPolítica aplicada à Comunicação, e oferecendo uma perspectiva autoral dessa articulação de elementos informacionais. Seu objetivo é mostrar não só que campanhas importam, mas mensurar o quanto importam,sob que contexto e entonação. E, ainda, avaliar o peso relativo, nesses processos, das mensagens emitidas por atores relevantes como candidaturas, elites políticas e veículos de comunicação, sobre as tendências de opinião e a efetivação do voto popular.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T12:21:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T12:21:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8ZQE2
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8ZQE2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8ZQE2/1/um_brasil_na_tv_rf_i3.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8ZQE2/2/um_brasil_na_tv_rf_i3.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9186866d42692d3da8ee300f114c753c
800ac734b84ce9bab3293be91137543d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589156412063744