Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8ZQE2 |
Resumo: | Uma reexão sobre campanhas para Presidente da República no Brasil, suas características, regras, conteúdo e efeitos sobre o voto. Busca contribuir para a compreensão desses processos, organizando informações, dados, análises e conceitos correntes em CiênciaPolítica aplicada à Comunicação, e oferecendo uma perspectiva autoral dessa articulação de elementos informacionais. Seu objetivo é mostrar não só que campanhas importam, mas mensurar o quanto importam,sob que contexto e entonação. E, ainda, avaliar o peso relativo, nesses processos, das mensagens emitidas por atores relevantes como candidaturas, elites políticas e veículos de comunicação, sobre as tendências de opinião e a efetivação do voto popular. |
id |
UFMG_d874f8b8a8e7549b6a42b0f97be4249a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A8ZQE2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Alessandra AldéHelcimara de Souza TellesJoao Francisco Pereira de Meira2019-08-09T12:21:50Z2019-08-09T12:21:50Z2013-08-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8ZQE2Uma reexão sobre campanhas para Presidente da República no Brasil, suas características, regras, conteúdo e efeitos sobre o voto. Busca contribuir para a compreensão desses processos, organizando informações, dados, análises e conceitos correntes em CiênciaPolítica aplicada à Comunicação, e oferecendo uma perspectiva autoral dessa articulação de elementos informacionais. Seu objetivo é mostrar não só que campanhas importam, mas mensurar o quanto importam,sob que contexto e entonação. E, ainda, avaliar o peso relativo, nesses processos, das mensagens emitidas por atores relevantes como candidaturas, elites políticas e veículos de comunicação, sobre as tendências de opinião e a efetivação do voto popular.A reection on Presidential campaigns in Brazil, its features, contents, rules and their eects on voting. It seeks to contribute to the understanding of these processes, organizing information,data, analysis and current concepts in Political Science applied to Political Communications, thus oering an authoral perspective for integrating those informational elements. The main objective is to show not only that campaigns matter but to measure how much it matters under which context and tone. And also to assess the relative weightin those cases, the messages issued by relevant actors as candidates, political elites and the media, impact on the opinion trends and the eectiveness of the popular vote.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCampanha eleitoral Brasil 1989-2010EleiçõesCiência políticaComunicação PolíticaEfeitos de CampanhaCampanhas Eleitorais para Presidente no BrasilEleiçõesTendências de OpiniãoMensagens EleitoraisComportamento EleitoralUm Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALum_brasil_na_tv_rf_i3.pdfapplication/pdf14498524https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8ZQE2/1/um_brasil_na_tv_rf_i3.pdf9186866d42692d3da8ee300f114c753cMD51TEXTum_brasil_na_tv_rf_i3.pdf.txtum_brasil_na_tv_rf_i3.pdf.txtExtracted texttext/plain430891https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8ZQE2/2/um_brasil_na_tv_rf_i3.pdf.txt800ac734b84ce9bab3293be91137543dMD521843/BUBD-A8ZQE22019-11-14 08:48:20.805oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A8ZQE2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:48:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010) |
title |
Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010) |
spellingShingle |
Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010) Joao Francisco Pereira de Meira Comunicação Política Efeitos de Campanha Campanhas Eleitorais para Presidente no Brasil Eleições Tendências de Opinião Mensagens Eleitorais Comportamento Eleitoral Campanha eleitoral Brasil 1989-2010 Eleições Ciência política |
title_short |
Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010) |
title_full |
Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010) |
title_fullStr |
Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010) |
title_full_unstemmed |
Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010) |
title_sort |
Um Brasil na tv: efeitos de campanha nas eleiçoes presidenciais brasileiras (1989 - 2010) |
author |
Joao Francisco Pereira de Meira |
author_facet |
Joao Francisco Pereira de Meira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alessandra Aldé |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Helcimara de Souza Telles |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joao Francisco Pereira de Meira |
contributor_str_mv |
Alessandra Aldé Helcimara de Souza Telles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Política Efeitos de Campanha Campanhas Eleitorais para Presidente no Brasil Eleições Tendências de Opinião Mensagens Eleitorais Comportamento Eleitoral |
topic |
Comunicação Política Efeitos de Campanha Campanhas Eleitorais para Presidente no Brasil Eleições Tendências de Opinião Mensagens Eleitorais Comportamento Eleitoral Campanha eleitoral Brasil 1989-2010 Eleições Ciência política |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Campanha eleitoral Brasil 1989-2010 Eleições Ciência política |
description |
Uma reexão sobre campanhas para Presidente da República no Brasil, suas características, regras, conteúdo e efeitos sobre o voto. Busca contribuir para a compreensão desses processos, organizando informações, dados, análises e conceitos correntes em CiênciaPolítica aplicada à Comunicação, e oferecendo uma perspectiva autoral dessa articulação de elementos informacionais. Seu objetivo é mostrar não só que campanhas importam, mas mensurar o quanto importam,sob que contexto e entonação. E, ainda, avaliar o peso relativo, nesses processos, das mensagens emitidas por atores relevantes como candidaturas, elites políticas e veículos de comunicação, sobre as tendências de opinião e a efetivação do voto popular. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T12:21:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T12:21:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8ZQE2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8ZQE2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8ZQE2/1/um_brasil_na_tv_rf_i3.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A8ZQE2/2/um_brasil_na_tv_rf_i3.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9186866d42692d3da8ee300f114c753c 800ac734b84ce9bab3293be91137543d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589156412063744 |