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VANESSA ALMEIDAULYSES PANYSSEThttp://lattes.cnpq.br/6925547 189156880KLEBIO RIBEIRO SILVA DE MARTIN, VANESSA ALMEIDA, ULYSSES PANISSET2022-12-29T14:56:46Z2022-12-29T14:56:46Z2022-06-30http://hdl.handle.net/1843/48510O presente projeto de pesquisa discorre sobre a implantação de software para agentes comunitários de saúde (ACS), em Belo Horizonte, terceira cidade mais populosa da Região Sudeste do Brasil. Na tentativa de otimizar e potencializar ainda mais a qualidade do trabalho dos ACS, o município desenvolveu um software denominado e-visita. Por meio desse sistema de processamento de dados, o profissional poderá registrar as visitas realizadas, bem como realizar o cadastro e atualização de dados da população e ainda ações específicas de vigilância ao território em um único sistema. Esse estudo tem o objetivo de analisar o processo de implantação do projeto e-visita, seus desafios e potencialidades de uma ferramenta da qualificação do processo de trabalho dos ACS, no município. A presente pesquisa de campo utiliza o método exploratório, descritivo de abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário semiestruturado (online) para gestor, enfermeiros e ACS, e um grupo focal com os ACS de forma presencial para maior aprofundamento da temática. Os critérios de inclusão para participar da pesquisa foram: ser enfermeiro da equipe de saúde da família da unidade pesquisada, gestor da unidade ou ACS realizando atividade de campo e utilizando o sistema e-visita. O material coletado nos questionários e entrevistas foi analisado conforme os pressupostos de uma concepção crítica de linguagem de análise de conteúdo. A construção do e-visita foi um marco histórico na rede SUS-BH, tendo em vista os benefícios trazidos ao desenvolvimento das ações em nível territorial, ampliando e qualificando o trabalho das equipes de saúde da família e do ACS como integrante desse grupo de profissionais. Esse software trouxe vários benefícios para a rotina de trabalho durante as visitas domiciliares realizadas pelos ACS, no processo de atualização de dados cadastrais dos usuários, na facilidade do registro da visita a partir da identificação da família e, ainda, diminuindo o retrabalho dos profissionais. Espera-se que este estudo contribua para aprimoramento da utilização do software e, consequentemente, com o processo de trabalho do ACS por meio da identificação de barreiras, desafios, facilitadores e limitações do próprio sistema.This research project discusses the implementation of a software designed for community health workers (CHWs, community health agents in Brazil) in Belo Horizonte, the third largest city in the Southeast Region of Brazil. The municipality developed a software called e-visita in an effort to optimize and further enhance the quality of the CHWs work processes. Through this data processing system, the professional is able to record the visits made, as well as the registration and updatingof population data and even specific surveillance actions in the territory, all in a singlee-system. This study aims to analyze the implementation process of the e-visita project, as a tool for the qualification of the CHW work processes in the different territories of the municipality, both its challenges and potentialities. The present field research uses the exploratory, descriptive qualitative approach method. Data collection instruments used were a semistructured questionnaire (online) for the primary healthcare center manager, nurses, and CHW and a focus group carried out in person with CHWs to further explore the study topic. The inclusion criteria to participate in the research were: being a nurse on the family health team of the PHC unit, the unit manager, or CHW performing field activities and using the e-visit system. The content of the material collected from the questionnaires and interviews was analyzed according to the assumptions of a critical conception of content analysis. Therecorded audios were also transcribed, facilitating the reading and identification of the categories that emerged from the content of the responses, which were later regroupedinto a smaller number of categories. This study is expected to contribute to improvingboth the use of the software and the work process of the CHW, through the identification of barriers, challenges, facilitators and limitations of the system itselfporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de SaúdeUFMGBrasilAgente Comunitário de SaúdeFluxo de TrabalhoSistemas de Informação em SaúdeEstratégias de eSaúdeAgente Comunitário de saúdetrabalhadores comunitários de saúdeProcesso de Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúdesistema de informação em saúdee-healthm-saúdeTecnologias da informação na Atenção Primária: um olhar sobre a implantação do e-visita para os agentes comunitários de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48510/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA um olhar sobre a implantação do e-visita para agentes comunitários de saúde.pdfTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA um olhar sobre a implantação do e-visita para agentes comunitários de saúde.pdfapplication/pdf1722777https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48510/1/TECNOLOGIAS%20DA%20INFORMA%c3%87%c3%83O%20NA%20ATEN%c3%87%c3%83O%20PRIM%c3%81RIA%20um%20olhar%20sobre%20a%20implanta%c3%a7%c3%a3o%20do%20e-visita%20para%20agentes%20comunit%c3%a1rios%20de%20sa%c3%bade.pdfb537a1900ff0450f78baddea458bfefdMD511843/485102022-12-29 11:56:47.052oai:repositorio.ufmg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-29T14:56:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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