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Leoncio Jose Gomes SoaresCélia Maria Fernandes NunesGeraldo Magela Pereira LeaoLucia Helena Alvarez LeiteTimothy Denis IrelandRosa Cristina PorcaroFernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva2019-08-10T04:22:18Z2019-08-10T04:22:18Z2013-02-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99JH5VO estudo visou atingir a discussão sobre as especificidades da formação do educador da educação de jovens e adultos. Foram estudados quatro Projetos de educação de jovens e adultos Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG (PROEF II/CP/FAE/UFMG), Projeto Paranoá (UnB/DF), Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire (Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS) e Projeto Escola Zé Peão (UFPB/SINTRICOM). A investigação, de abordagem qualitativa, utilizou e ampliou um banco dedados produzido em duas pesquisas anteriores sobre a temática e fez uma revisão bibliográfica sobre as práticas de formação do educador incluindo os movimentos de educação e cultura popular. A leitura analítica do material e a interpretação do relato dos entrevistados permitem afirmar que, durante vinte anos de atividades, cada Projeto procurou e procura adotar um repertório de procedimentos formativos que atenda às suas necessidades particulares, sendo que algumasações que se firmaram ao longo do desempenho do Projeto, ganharam certa estabilidade e se constituíram em linhas de ação sob dupla intencionalidade. Uma direcionada à construção de um conceito de educação de jovens e adultos e outra envolvendo à manutenção desse conceito. A estas linhas de ação denominou-se de ideias-força. Destacaram-se as seguintes ideias-força instituidoras: Centralidade do processo no educando; Orientação permanente do educador por grupo multidisciplinar; Contextualização histórica da EJA e do próprio Projeto; Realidade do educando como princípio pedagógico. E mantenedoras: Elaboração de instrumentos didáticos próprios; Sistematização regular do trabalho e acompanhamento constante do trabalho em sala de aula. Tendo-se ressaltado essas ideias-força, buscou-se fundamentá-las com o apoio da literatura da área da formação em geral e da educação de jovens e adultos. Dos argumentos construídos, concluiu-se que as ideias-força sãO elementos potenciais à construção de um conjunto de especificidades da formação do educador de EJA.The aim of this study is to contribute to the discussion on the specificities of the training of the educator for youth and adult education (YAE) work. Four projects of youth and adult education were studied the Basic Education Project for Young People and Adults (PROEF II/CP) developed by the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais (FAE/UFMG), the Paranoá Project run by the University of Brasília(UnB/DF), the Paulo Freire Municipal Centre for Worker Education (the Municipal government of Porto Alegre/RS) and the Zé Peão SchooL Project developed jointly by the Federal University of Paraiba (UFPB) and the Building Workers Trade Union (SINTRICOM). The investigation whichadopted a qualitative approach makes use of and consolidates a data bank resulting from two previous research projects on the same theme and carried out a literature review on practices of teacher training including movements of popular education and culture. Our analytical reading of the material and interpretation of the interviews allow us to affirm that during twenty years of activities each project sought and seeks to adopt a repertoire of training procedures which meets their specific needs, some of which have taken root during the Projects trajectory and have achieved certain stability and constitute lines of action with a doubleintentionality. One is directed at the construction of a concept of youth andadult education and the other involved the maintenance of this same concept. These lines of action are what we call key-ideas. We highlightthe following founding key-ideas: process centralized on the student; permanent orientation of the educator by a multidisciplinary group; historical contextualization of YAE and the project itself; and reality of the student as a pedagogical principle. And maintaining principles: elaboration of their own didactical tools; regular systematization and constant accompaniment of the work in the classroom. Having emphasized these key-ideas, we sought to substantiate them with the support of the literature from the general field of training and that of youth and adult education. From the arguments elaborated we conclude that the key-ideas are potential elements for the construction of a set of specificities for the training of the educator for YAE.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores FormaçãoEducação de adultosEducadores de adultos EspecificidadesFormação de educadoresEducação de jovens e adultosElementos para construção das especificidades na formação do educadorda EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_fernanda_a._o._rodrigues_silva.pdfapplication/pdf17191304https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-99JH5V/1/tese_fernanda_a._o._rodrigues_silva.pdf0cfc0fc0116cbdad505028a018eb6d06MD51TEXTtese_fernanda_a._o._rodrigues_silva.pdf.txttese_fernanda_a._o._rodrigues_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain1702884https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-99JH5V/2/tese_fernanda_a._o._rodrigues_silva.pdf.txtc16ace4cb46ea3b18a86c1beadc85598MD521843/BUOS-99JH5V2019-11-14 03:10:09.5oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-99JH5VRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:10:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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