Inovação social e desenvolvimento de competências em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos brasileiras e portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naldeir dos Santos Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7JNS
Resumo: O objetivo desta tese consiste em analisar como o desenvolvimento de competências se articula com o desenvolvimento de inovações sociais em Organizações da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos (OSC) brasileiras e portuguesas. Teoricamente, o estudo está ancorado nas diferentes abordagens sobre as OSCs, nomeadamente as do terceiro setor, da economia social e da economia solidária. Também foram basilares os estudos desenvolvidos sobre as temáticas Inovação social e Competência. Para o estudo empírico, em uma primeira etapa classificatória, foram enviados inquéritos aos representantes de 13.019 OSCs com atuação no Brasil e em Portugal. Na sequência, foram realizados estudos de casos qualitativos e em profundidade em seis organizações (três brasileiras e três portuguesas) identificadas previamente na etapa classificatória como referências no desenvolvimento de inovações sociais e de competências. Como resultados, os dados obtidos reforçaram a literatura que considera as OSCs como espaços profícuos ao desenvolvimento de inovações sociais e de competências. Identificou-se que para o desenvolvimento de inovações sociais as competências dos sujeitos envolvidos, ora articuladas, ora desenvolvidas, foram consideradas como o principal recurso. Quando o foco é no desenvolvimento de competências dos sujeitos integrantes das OSCs envolvidos em processos considerados como socialmente inovadores, tais espaços também foram considerados como profícuos ao desenvolvimento de competências, por envolverem situações complexas e problemáticas, estimulando reflexões e interações que, por vezes, alteraram as capacidades dos sujeitos. No entanto, observou-se que os construtos se interagem de forma dialética e não linear, já que, por mais que haja uma influência mútua, nem todas as pessoas que desenvolveram competências contribuíram para o desenvolvimento de inovações sociais e nem todas as pessoas que se envolveram em processos socialmente inovadores deram significados a tais experiências que resultassem em aprendizagem, processo considerado como basilar ao desenvolvimento de competências. Além da análise das relações entre os construtos citados, o trabalho permitiu a compreensão dos conceitos de inovação social e de competências no campo estudado, assim como a identificação das principais inovações sociais e competências desenvolvidas e dos fatores propulsores e restritivos ao desenvolvimento desses processos.
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Na sequência, foram realizados estudos de casos qualitativos e em profundidade em seis organizações (três brasileiras e três portuguesas) identificadas previamente na etapa classificatória como referências no desenvolvimento de inovações sociais e de competências. Como resultados, os dados obtidos reforçaram a literatura que considera as OSCs como espaços profícuos ao desenvolvimento de inovações sociais e de competências. Identificou-se que para o desenvolvimento de inovações sociais as competências dos sujeitos envolvidos, ora articuladas, ora desenvolvidas, foram consideradas como o principal recurso. Quando o foco é no desenvolvimento de competências dos sujeitos integrantes das OSCs envolvidos em processos considerados como socialmente inovadores, tais espaços também foram considerados como profícuos ao desenvolvimento de competências, por envolverem situações complexas e problemáticas, estimulando reflexões e interações que, por vezes, alteraram as capacidades dos sujeitos. No entanto, observou-se que os construtos se interagem de forma dialética e não linear, já que, por mais que haja uma influência mútua, nem todas as pessoas que desenvolveram competências contribuíram para o desenvolvimento de inovações sociais e nem todas as pessoas que se envolveram em processos socialmente inovadores deram significados a tais experiências que resultassem em aprendizagem, processo considerado como basilar ao desenvolvimento de competências. Além da análise das relações entre os construtos citados, o trabalho permitiu a compreensão dos conceitos de inovação social e de competências no campo estudado, assim como a identificação das principais inovações sociais e competências desenvolvidas e dos fatores propulsores e restritivos ao desenvolvimento desses processos.The objective of this thesis is to analyze how the development of competencies is articulated with the development of social innovations in Brazilian and Portuguese Non-Profit Civil Society Organizations (CSOs). Theoretically, the study is anchored in the different approaches of the CSOs, such as the third sector, social economy and solidarity economy. The studies developed on the themes of social innovation and competence were also based. For the empirical study, in a first classificatory stage, surveys were sent to representatives of 13,019 CSOs operating in Brazil and Portugal. Following, qualitative and in-depth case studies were made in six organizations (three brazilian and three portuguese). As results, the data obtained strengthen the literature that considers CSOs as a profitable space for the development of social innovations and competences. It was identified that for the development of social innovations the competences of involved subjects, sometimes articulated, sometimes developed, were considered as the main resource. When the focus is on the development of competencies of CSO subjects involved in processes considered social innovators, such spaces were also considered as profitable to the development of competences, because they envolve complex and problematic environments, stimulating reflections and interactions that have sometimes altered the Capacities of the subjects. However, it has been observed that the constructs interact in a dialectical and non-linear way, since, although there is a mutual influence, not all the people who have developed new competences contributed to the development of social innovations and not all the people who are involved in socially innovative processes gave meaning to such experiences in order to result in learning, a process considered as a basis for the development of competencies. In addition to the analysis of the relations between the mentioned constructs, the work allowed the understanding of the concepts of social innovation and competences in the field studied, the identification of the main social innovations and competences developed and the factors driving and restricting the development of these processes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOrganizações não-governamentais PortugalOrganizações não-governamentais BrasilDesenvolvimento organizacionalDesenvolvimento de CompetênciasInovação SocialOrganizações da Sociedade Civil sem Fins LucrativosInovação social e desenvolvimento de competências em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos brasileiras e portuguesasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_naldeir_vers_o_final.pdfapplication/pdf7103326https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA7JNS/1/tese_naldeir_vers_o_final.pdf84d38bdfe1cb84a1e8b2e8ca48880664MD51TEXTtese_naldeir_vers_o_final.pdf.txttese_naldeir_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain931582https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BA7JNS/2/tese_naldeir_vers_o_final.pdf.txt0c1b29fcbb9be29cb57c068db20ee01fMD521843/BUOS-BA7JNS2019-11-14 07:20:03.702oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BA7JNSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:20:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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