spelling |
Oto Neri BorgesAlberto VillaniMauricio Pietrocola de OliveiraEduardo Fleury MortimerVitor Geraldi HaaseJordelina Lage Martins Wykrota2019-08-09T20:05:55Z2019-08-09T20:05:55Z2007-04-13http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JNKXTem crescido, apesar de ainda ser escasso, o número de estudos sobre a temática das emoções, tanto no campo da pesquisa educacional quanto no campo da Educação em Ciências. Esta pesquisa buscou evidências da ocorrência e da relevância das emoções de professores de Ciências do Ensino Médio em seus procedimentos de ensino. Inicialmente, apresentamos um quadro teórico baseado em teorias mais recentes sobre mente, consciência e cognição visando articular e integrar esses conceitos. Escolhemos a teoria interacionista e desenvolvimentista para a tríade motivação-emoção-cognição proposta por BUCK (1999) para caracterizar três níveis e formas de manifestação da emoção: variações fisiológicas, expressão e experiência subjetiva. Por isso, desenhamos a pesquisa para captar aspectos psicológicos, sócio-culturais e biológicos das emoções de professores, em suas rotinas de ensino. Os sujeitos desta pesquisa foram cinco professores selecionados(as) após adesão voluntária, esclarecida e consentida. Investigamos o contexto de cada professor(a) pesquisado(a), por meio de visitas a sua escola, entrevistas com seus coordenadores, colegas e com o acompanhamento informal do(a) pesquisado(a) durante o intervalo de, pelo menos, um ano. A coleta de dados refere-se a episódios de ensino constituídos de planejamento, execução e avaliação de, pelo menos, uma aula, para cada professor(a). Usamos as técnicas e procedimentos da entrevista de explicitação (VERMERSCH, 2003) para obter descrições da experiência subjetiva de estados emocionais; o registro em vídeo e observação dos procedimentos de ensino para captar expressões desses estados e o registro da freqüência cardíaca para captar mudanças fisiológicas relacionadas a processos emocionais. Apresentamos os resultados em duas partes: a primeira, na forma de estudos de caso referentes a cada um dos sujeitos pesquisados, e por eles validados. Na segunda, apresentamos o estudo da variação da freqüência cardíaca (HRV), referente a um dos professores pesquisados. Comparamos a análise de HRV com a de resultados referentes a outros dois níveis de manifestação de emoções a expressão e a experiência subjetiva. Com base na análise dos casos específicos, e nesse segundo estudo, evidenciamos a diversidade e a relevância das emoções de professores de Ciências do Ensino Médio; a relação entre as emoções e a motivação dos professores; a regulação dessas emoções; a influência sociocultural nas emoções dos professores; a influência dos estados emocionais nas decisões durante o curso das ações pedagógicas; e a importância e a relevância do conhecimento sincrético dos professores a respeito de seus estados emocionais. Estados emocionais podem ser regulados e/ou mascarados, representados, mas são eles que determinam a maioria das decisões no curso da ação de planejar, executar e avaliar o ensino. Como não são necessariamente percebidos por quem os manifesta, é preciso mediação para o professor educar-se a esse respeito. Uma implicação importante dos resultados deste trabalho é que o saber encarnado aprendido na convivência com as tradições de ensino e na prática do ensinar tem um peso enorme nas decisões dos professores. Por ser um componente do talento de um professor artífice de soluções inovadoras em situações problemáticas não pode ser desprezado e, além disto, precisa ser melhor escrutinado.The number of studies on emotions is growing in the last years, in the educational and Science Teaching research, although yet rare. This research sought evidences of the occurrence and relevance of high school teachers emotions during their science teaching procedures. First, we present a theoretical frame based in recent theories about mind, consciousness and cognition in order to integrate such concepts and to approach one vis-à-vis the other ones. Then, we depart from a developmental-interacionist theory for the triad motivation-emotion-cognition, proposed by BUCK (1999) to establish three levels and means of emotions manifestation: physiological variations, expression and subjective experience. Therefore, we designed this research to catch psychological, socio-cultural and biological aspects of teachers emotions on their teaching routines. Five teachers were chosen after voluntary and explained consent and participated in this study. We have studied each teachers context by technical visits to their school work place, interviews with their supervisors and peers, and informal following up during at least one year. Data gathering refers to episodes of planning, execution and evaluation of at least one class (50 minutes) for each teacher. We used open interview and the explicitation interview techniques (entretien dexplicitation, VERMERSCH, 2003) to attain descriptions of subjective experiences; register in video and observation of teacher procedures to obtain the emotional expressions; and register of heart rate frequency to realize the physiological changes possibly related to emotional processes. We present the results in two sections: in the first part, one case study for each of the five teachers, who validated the text of her/his case. In the second part, we present the analysis of heart rate variability of one of the teachers. We compared such analysis with the analysis of two other emotional manifestations: the expression and subjective experience. 7 Based on the analysis of each case study and on this second study, we show the diversity and relevance of the emotions of high school science teachers; the relation between teachers emotions and motivation; their regulation of such emotions and; the socio-cultural influence in these emotions; the influence of emotions in their decision-making in the course of their pedagogical actions; the relevance and importance of teachers sincretic cognition about their emotional states. Emotional states can be regulated, represented and masked, but they determine the bulk of teachers decision-making in the course of planning, performing and evaluating the instruction. Teachers education about their emotional states needs mediation, as the person that manifests an emotional state does not necessarily consciously perceive it. An important implication of the results of this work is that the teachers embodied knowledge learned by the teaching traditions and practice has an enormous weight in teachers decision-making. As a component of teachers talent to create innovative solutions to problematic situations, it cannot be neglected. Moreover, it needs more and better scrutiny.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPsicologia educacionalCiência Estudo e ensinoPráticas docentesEnsino médio de ciênciasAspectos emocionais de procedimentos de ensino de professores de ciências do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_formatado_1___capes.pdfapplication/pdf2394208https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JNKX/1/tese_formatado_1___capes.pdffb9ea5133ee6f405e3121c875bec34e8MD51TEXTtese_formatado_1___capes.pdf.txttese_formatado_1___capes.pdf.txtExtracted texttext/plain498088https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JNKX/2/tese_formatado_1___capes.pdf.txtaae56c2a974100c576ae059ef7df5a13MD521843/FAEC-85JNKX2019-11-14 03:18:24.219oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85JNKXRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:18:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|