Análise e modelagem de um sistema ambiental sob a influência de ruído de tráfego rodoviário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/33856 |
Resumo: | Nas últimas décadas, a identificação dos principais estressores ambientais tem sido objeto de diversas pesquisas, devido a uma preocupação crescente com o impacto de seus efeitos sobre a saúde e a qualidade de vida da população. A existência de níveis elevados de ruído no meio ambiente em que a população vive, trabalha ou passa um período significativo do dia, é um fator de risco relevante para a saúde pública. Em ambientes urbanos, a poluição sonora, é originada, principalmente, pelo tráfego rodoviário e a modelagem computacional permite caracterizar diversos indicadores de poluição sonora nas zonas de influência das fontes emissoras, quer de cenários passados, atuais ou de cenários futuros. Essa pesquisa teve como objetivo modelar um ambiente acústico cuja principal influência é o ruído de tráfego de veículos automotores, e para tanto, utilizou-se um software de mapeamento da propagação sonora, visando diagnosticar o entorno da futura Ponte Salvador-Ilha de Itaparica e prognosticar os possíveis impactos deste empreendimento em 2017, ano previsto para a inauguração da ponte e em 2047, ano de consolidação do projeto. Os resultados indicaram que o ruído ambiental atual da Ilha de Itaparica varia em função da distância dos receptores às vias de tráfego rodoviário, e que, ao longo da vida do projeto, de 2017 a 2047, haverá um aumento contínuo do volume de tráfego em vários trechos. Do lado de Salvador, as previsões não indicam mudanças significativas nos níveis de ruído, em virtude de se tratar de uma área densamente urbanizada e que, já atualmente, se caracteriza por elevados volumes de tráfego. Espera-se que esse estudo contribua para tomada de decisões no âmbito do planejamento urbano, no que concerne a mitigação ou atenuação do problema onde ele é mais necessário. |
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Maria Márcia Magela Machadohttp://lattes.cnpq.br/2647152058354297Ursula Ruchkys de AzevedoFrederico Silva HortaSônia Maria Carvalho Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/3421085837317422Robson Caldeira Cruz2020-07-24T00:42:47Z2020-07-24T00:42:47Z2015-05-29http://hdl.handle.net/1843/33856Nas últimas décadas, a identificação dos principais estressores ambientais tem sido objeto de diversas pesquisas, devido a uma preocupação crescente com o impacto de seus efeitos sobre a saúde e a qualidade de vida da população. A existência de níveis elevados de ruído no meio ambiente em que a população vive, trabalha ou passa um período significativo do dia, é um fator de risco relevante para a saúde pública. Em ambientes urbanos, a poluição sonora, é originada, principalmente, pelo tráfego rodoviário e a modelagem computacional permite caracterizar diversos indicadores de poluição sonora nas zonas de influência das fontes emissoras, quer de cenários passados, atuais ou de cenários futuros. Essa pesquisa teve como objetivo modelar um ambiente acústico cuja principal influência é o ruído de tráfego de veículos automotores, e para tanto, utilizou-se um software de mapeamento da propagação sonora, visando diagnosticar o entorno da futura Ponte Salvador-Ilha de Itaparica e prognosticar os possíveis impactos deste empreendimento em 2017, ano previsto para a inauguração da ponte e em 2047, ano de consolidação do projeto. Os resultados indicaram que o ruído ambiental atual da Ilha de Itaparica varia em função da distância dos receptores às vias de tráfego rodoviário, e que, ao longo da vida do projeto, de 2017 a 2047, haverá um aumento contínuo do volume de tráfego em vários trechos. Do lado de Salvador, as previsões não indicam mudanças significativas nos níveis de ruído, em virtude de se tratar de uma área densamente urbanizada e que, já atualmente, se caracteriza por elevados volumes de tráfego. Espera-se que esse estudo contribua para tomada de decisões no âmbito do planejamento urbano, no que concerne a mitigação ou atenuação do problema onde ele é mais necessário.In recent decades, the identification of the main environmental stressors have been the subject of several studies due to a growing concern about the impact of its effects on health and population’s quality of life in general. The existence of high levels of noise in the environment, in which the population lives, works or spends a significant period of the day is a major risk factor the public health issues. In urban environments, noise pollution is caused mainly by road traffic and computational modeling to characterise various indicators of noise pollution in areas of influence of emission sources, whether past, present or future scenarios. This research aimed to model an acoustic environment whose main influence is the noise of motor vehicle traffic, and for that, we used a mapping and sound propagation software in order to diagnose the surroundings of the future Bridge Itaparica Island – Salvador and predict the possible impacts of this project in 2017, which is the year prescribed for the inauguration of the bridge and in 2047, project consolidation year. The results indicated that the current environmental noise Itaparica Island varies according to the distance receivers to road traffic routes, and that over the life of the project, from 2017 to 2047, there will be a continued increase in traffic volume in several stretches. From the Salvador, the forecasts do not indicate significant changes in noise levels, due to it is a densely urbanized area and that, as currently, is characterized by high volumes of traffic . It is hoped that this study will contribute to decision-making in the context of urban planning, with regard to mitigation or attenuation of the problem where it is most needed.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas AmbientaisUFMGBrasilIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASModelagem de dados – Aspectos ambientaisRodovias – RuídosAcústicaModelagem acústicaRuído de tráfego rodoviárioAnálise e modelagem de um sistema ambiental sob a influência de ruído de tráfego rodoviárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Robson.pdfDissertação Robson.pdfapplication/pdf1672079https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33856/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Robson.pdfb4d543aaa0bce312c1ed74dd7a883fedMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33856/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/338562020-07-23 21:42:47.565oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-07-24T00:42:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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