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Janete Lara de Oliveira BertucciAdelaide Maria Coelho BaetaRenata Simoes GuimaraesRicardo Silveira MartinsAlexandre Teixeira DiasBranca Regina Cantisano dos Santos e Silva Riscado TerraSilvana Alves da Silva2019-08-11T05:24:54Z2019-08-11T05:24:54Z2017-05-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASUESYEsta pesquisa analisa como os recursos e competências desenvolvidos pelas Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (IEBTs) viabilizam de forma competitiva o cumprimento de seus objetivos. Para a construção do modelo da pesquisa, foram considerados dois construtos independentes recursos e competências e um construto dependente vantagens competitivas , com base nos seguintes campos teóricos: Resource-based View (RBV) e abordagem das Capacidades Dinâmicas. Após a identificação dos conjuntos de recursos organizacionais, intelectuais, físicos e financeiros e relacionais e dos conjuntos de competências estratégicas, com base nas dimensões organização inovadora, estratégia, processos, relacionamentos e aprendizagem organizacional, realizou-se a coleta de dados, por meio de um survey (primeira fase) e de entrevistas e análise de documentos e de sites (segunda fase). Foram identificadas 176 incubadoras brasileiras com características de IEBT. Na primeira fase, 123 questionários foram analisados e na segunda fase foram entrevistados gestores de dez dessas IEBTs. A análise quantitativa evidenciou que os recursos e as competências, em conjunto, explicam 29,7% da variância das vantagens competitivas das IEBTs. É uma explicação relevante para pesquisas conduzidas no campo das Ciências Gerenciais, dada a complexidade dos elementos que interferem na dinâmica dessas organizações. Contudo, esse resultado alertou para a existência de outros condicionantes relevantes para elucidação da influência do ambiente interno nos resultados dessas organizações. Em consonância com a RBV, as vantagens competitivas estão asseguradas, particularmente naqueles recursos que assumem características de intangibilidade, tais como, know-how, imagem e reputação, cultura e networking, mas dependem, também, da habilidade com a qual as estratégias são implementadas, com base na superioridade dos recursos e na flexibilidade de implementação dos recursos. Em termos dos conjuntos de competências, ressaltaram-se aquelas pautadas em processos (técnica de Modelagem de Equações Estruturais) e em relacionamentos (modelo de Tidd, Bessant e Pavitt). Todavia, as IEBTs não devem desconsiderar aquelas vinculadas à aprendizagem organizacional, porque, devido à mutabilidade dos ambientes em que elas atuam, é fundamental a construção contínua de novos aprendizados. Além disso, o conhecimento gerado é recurso intangível, fundamental para a constituição de vantagens competitivas mais duradouras. Os outros dois conjuntos de competências (organização inovadora e estratégia) devem funcionar como um reforço para as competências principais. Além dos condicionantes considerados para a mensuração dos construtos citados, verificou-se que outros elementos encontrados nos níveis organizacional, interorganizacional e do ambiente, consubstanciados em recursos, representam possibilidades de alcance de vantagens diferenciadas a partir da capacidade das incubadoras de interpretarem as oportunidades e de construírem ações em resposta a essas oportunidades. Recomenda-se para trabalhos futuros que o novo modelo de pesquisa apresentado seja aplicado na mesma população estudada, para efeito comparativo. Adicionalmente, propõe-se a realização de estudos comparativos entre dois ou mais tipos de ambiente de inovação para analisar quais deles conseguem desenvolver de forma mais vantajosa os recursos e as competências identificados neste estudo e, em decorrência, exercer maior influência no desenvolvimento de empresas de alto crescimento.This research examines how the resources and competences developed by Technology-based Business Incubator enable in a competitive way the fulfillment of their objectives. For the construction of the research model, two independent constructs - resources and competences - and one dependent construct - competitive advantages - were considered, based on the following theoretical fields: Resource-based View (RBV) and Dynamic Capabilities approach. After the identification of the organizational, intellectual, physical and financial and relational resource sets and the strategic competences sets, based on the dimensions of innovative organization, strategy, processes, relationships and organizational learning, the data were collected through a survey (first phase) and through interviews and analysis of documents and sites (second phase). 176 incubators were identified with characteristics of IEBT. In the first phase, 123 questionnaires were analyzed and in the second phase, managers of ten of these IEBTs were interviewed. The quantitative analysis showed that the resources and competences, together, account for 29.7% of the variance of the competitive advantages of the IEBTs. It is a relevant explanation for research conducted in the field of Management Sciences, given the complexity of the elements that interfere in the dynamics of these organizations. However, this result prompted the existence of other relevant constraints to elucidate the influence of the internal environment on the results of these organizations. In line with the RBV, competitive advantages are assured, particularly in those resources that assume characteristics of intangibility, such as know-how, image and reputation, culture and networking, but also depend on the ability with which strategies are implemented based on the superiority of resources and the flexibility of resource deployment. In terms of the sets of competences, those based on processes (Structural Equation Modeling Technique) and on relationships (Tidd, Bessant and Pavitt model) were highlighted. However, the IEBTs should not disregard those linked to organizational learning, because, due to the mutability of the environments in which they operate, the continuous construction of new learning is fundamental. In addition, the generated knowledge is an intangible resource, fundamental for the constitution of more lasting competitive advantages. The other two sets of skills (innovative organization and strategy) should act as a reinforcement for core competencies. In addition to the constraints considered for the measurement of the mentioned constructs, it was verified that other elements found in the organizational, interorganizational and environmental levels, consubstantiated in resources, represent possibilities of reaching different advantages from the capacity of the incubators to interpret the opportunities and act in response to these opportunities. It is recommended for future work that the new research model presented be applied in the same population studied, for comparative purposes. Additionally, it is proposed to perform comparative studies between two or more types of innovation environment to analyze which of them can develop the most advantageous resources and the competencies identified in this study and, as a result, exercise greater influence in the development of high growth companies.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministração de empresasIncubadoras de empresasRecursos e competênciasIncubadorasVantagens competitivasCondicionantes para a criação de vantagens competitivas para incubadoras de empresas de base tecnológica: uma análise a partir da resource-based view e da abordagem das capacidades dinâmicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_silvanaalves.pdfapplication/pdf5781824https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ASUESY/1/tese_silvanaalves.pdfc01f86c5d69acbf9b59087ec71f286f1MD51TEXTtese_silvanaalves.pdf.txttese_silvanaalves.pdf.txtExtracted texttext/plain975755https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ASUESY/2/tese_silvanaalves.pdf.txt3fe4a19df44fe8e5e8bf03a66eba631dMD521843/BUOS-ASUESY2019-11-14 04:20:20.131oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ASUESYRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:20:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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