Uma biblioteca teatral brasileira : publicação, circulação e políticas para edições de teatro (1917-1948)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique Brener Vertchenko
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/50686
https://orcid.org/0000-0001-9348-3328
Resumo: As edições de teatro constituem um objeto situado entre as práticas teatrais e as práticas letradas, cuja pesquisa demanda considerar as especificidades de sua função e recepção. Este trabalho se debruça sobre o universo de publicações desse gênero produzidas e circulantes no Brasil dentro do que chamamos de um primeiro momento de modernização do teatro brasileiro, entre 1917 e 1948, portanto, entre a fundação da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) e a criação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). A biblioteca do título deste trabalho é uma biblioteca imaginária, posto que reúne diversas iniciativas de escrita e edição, projetos, colecionismo, venda, salvaguarda e circulação de obras impressas de e sobre teatro. À vista disso, abrangemos um circuito transnacional que vai das modalidades de publicação às práticas de leitura, formando quadros de referências de “homens de teatro” do período. Partindo da construção da ideia de uma biblioteca teatral e da gênese desse fenômeno, analisamos como as atitudes diante do teatro escrito se relacionaram aos projetos de modernização dessa arte e à circulação de suas ideias, consubstanciadas nos imaginários salvacionistas da renovação, da nacionalização, da seriedade do repertório, do ideal de civilização, da afirmação da autoria, da intervenção estatal e do “teatro de arte” contraposto à mercantilização. Tais ideais são cruzados com as condições técnicas que caracterizaram o mercado editorial nesses anos, orientando um percurso entre impressos efêmeros ligados aos tablados, coleções, associações profissionais, obras canônicas do “teatro universal”, livrarias especializadas, projetos estatais, bibliotecas reais e estratégias editoriais. Dessa maneira, ao delinearmos o estabelecimento de uma cultura escrita teatral e de uma cultura teatral escrita, evidenciamos as relações entre o teatro moderno e a valorização da cultura letrada, inseridos em uma conjuntura de afirmação do modernismo artístico, conformação de uma identidade nacional a partir de políticas oficiais e de ressignificação da influência francesa como agenciadora da circulação de obras e de representações sobre o moderno.
id UFMG_db3fed402a35c699fe5ee98dbcb93d47
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50686
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eliana Regina de Freitas Dutrahttp://lattes.cnpq.br/0450422270760261Ana Paula Sampaio CaldeiraHenrique Buarque de GusmãoGiselle Martins VenancioJean Michel Louis Hébrardhttp://lattes.cnpq.br/0889237025627229Henrique Brener Vertchenko2023-03-07T10:43:19Z2023-03-07T10:43:19Z2022-04-08http://hdl.handle.net/1843/50686https://orcid.org/0000-0001-9348-3328As edições de teatro constituem um objeto situado entre as práticas teatrais e as práticas letradas, cuja pesquisa demanda considerar as especificidades de sua função e recepção. Este trabalho se debruça sobre o universo de publicações desse gênero produzidas e circulantes no Brasil dentro do que chamamos de um primeiro momento de modernização do teatro brasileiro, entre 1917 e 1948, portanto, entre a fundação da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) e a criação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). A biblioteca do título deste trabalho é uma biblioteca imaginária, posto que reúne diversas iniciativas de escrita e edição, projetos, colecionismo, venda, salvaguarda e circulação de obras impressas de e sobre teatro. À vista disso, abrangemos um circuito transnacional que vai das modalidades de publicação às práticas de leitura, formando quadros de referências de “homens de teatro” do período. Partindo da construção da ideia de uma biblioteca teatral e da gênese desse fenômeno, analisamos como as atitudes diante do teatro escrito se relacionaram aos projetos de modernização dessa arte e à circulação de suas ideias, consubstanciadas nos imaginários salvacionistas da renovação, da nacionalização, da seriedade do repertório, do ideal de civilização, da afirmação da autoria, da intervenção estatal e do “teatro de arte” contraposto à mercantilização. Tais ideais são cruzados com as condições técnicas que caracterizaram o mercado editorial nesses anos, orientando um percurso entre impressos efêmeros ligados aos tablados, coleções, associações profissionais, obras canônicas do “teatro universal”, livrarias especializadas, projetos estatais, bibliotecas reais e estratégias editoriais. Dessa maneira, ao delinearmos o estabelecimento de uma cultura escrita teatral e de uma cultura teatral escrita, evidenciamos as relações entre o teatro moderno e a valorização da cultura letrada, inseridos em uma conjuntura de afirmação do modernismo artístico, conformação de uma identidade nacional a partir de políticas oficiais e de ressignificação da influência francesa como agenciadora da circulação de obras e de representações sobre o moderno.Researching theater publications demands a careful consideration of the specificities of their functions and modes of reception, since the topic is situated at the intersection of theatrical and literate practices. This work focuses on the universe of publications of the genre that were produced and circulated in Brazil during what we consider to be the first moment of modernization of Brazilian theater, between 1917 and 1948, that is to say, from the foundation of the Brazilian Society of Theater Authors (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, SBAT) to the creation of the Brazilian Comedy Theater (Teatro Brasileiro de Comédia, TBC). The “library” in this work’s title is an imaginary one, as it brings together projects, various writing and publishing initiatives, a range of collecting, selling, and safeguarding practices, as well as the circulation of printed plays and other works about theater. With that in mind, the study encompasses a transnational circuit that ranges from modes of publication to reading practices, which formed frameworks for “theater people” at the time. Starting from the idea of a theatrical library and considering the genesis of this phenomenon, we analyze the relationships between attitudes towards written theater, modernization projects for this art, and the circulation of ideas, embodied in the salvationist imaginaries of renewal, nationalization, seriousness of the repertoire, civilization ideals, the affirmation of authorship, state intervention, and the opposition between “high art theater” and commodification. Such ideals are seen in the light of the technical conditions that characterized the publishing market in these years, in order to establish a guiding path amid ephemeral printed matter linked to the stages, collections, professional associations, canonical works of “universal theater”, specialized bookstores, state projects, real libraries, and editorial strategies. Thus, when outlining the establishment of a theatrical written culture and a written theatrical culture, we highlight the relationships between modern theater and the appreciation of literate culture, inserted in a context of affirmation of artistic modernism and conformation of a national identity based on official policies and the redefinition of French influence as an agent for the circulation of works and for the representations about the modern.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIAHistória - TesesBibliotecas especializadas em teatro - TesesTeatro brasileiro - TesesTeatro - TesesBiblioteca teatralEdições teatraisLivros de teatroTeatro brasileiro modernoUma biblioteca teatral brasileira : publicação, circulação e políticas para edições de teatro (1917-1948)A brazilian theatrical library : publication, circulation and policies for theatre editions (1917-1948)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALUmabibliotecateatralbrasileira.pdfUmabibliotecateatralbrasileira.pdfapplication/pdf5184409https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50686/1/Umabibliotecateatralbrasileira.pdf4cec985a136b1ef46ca0edd3a03a7d8dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50686/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/506862023-03-07 07:43:19.468oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-07T10:43:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma biblioteca teatral brasileira : publicação, circulação e políticas para edições de teatro (1917-1948)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A brazilian theatrical library : publication, circulation and policies for theatre editions (1917-1948)
title Uma biblioteca teatral brasileira : publicação, circulação e políticas para edições de teatro (1917-1948)
spellingShingle Uma biblioteca teatral brasileira : publicação, circulação e políticas para edições de teatro (1917-1948)
Henrique Brener Vertchenko
Biblioteca teatral
Edições teatrais
Livros de teatro
Teatro brasileiro moderno
História - Teses
Bibliotecas especializadas em teatro - Teses
Teatro brasileiro - Teses
Teatro - Teses
title_short Uma biblioteca teatral brasileira : publicação, circulação e políticas para edições de teatro (1917-1948)
title_full Uma biblioteca teatral brasileira : publicação, circulação e políticas para edições de teatro (1917-1948)
title_fullStr Uma biblioteca teatral brasileira : publicação, circulação e políticas para edições de teatro (1917-1948)
title_full_unstemmed Uma biblioteca teatral brasileira : publicação, circulação e políticas para edições de teatro (1917-1948)
title_sort Uma biblioteca teatral brasileira : publicação, circulação e políticas para edições de teatro (1917-1948)
author Henrique Brener Vertchenko
author_facet Henrique Brener Vertchenko
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliana Regina de Freitas Dutra
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0450422270760261
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Paula Sampaio Caldeira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Henrique Buarque de Gusmão
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Giselle Martins Venancio
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jean Michel Louis Hébrard
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0889237025627229
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique Brener Vertchenko
contributor_str_mv Eliana Regina de Freitas Dutra
Ana Paula Sampaio Caldeira
Henrique Buarque de Gusmão
Giselle Martins Venancio
Jean Michel Louis Hébrard
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca teatral
Edições teatrais
Livros de teatro
Teatro brasileiro moderno
topic Biblioteca teatral
Edições teatrais
Livros de teatro
Teatro brasileiro moderno
História - Teses
Bibliotecas especializadas em teatro - Teses
Teatro brasileiro - Teses
Teatro - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv História - Teses
Bibliotecas especializadas em teatro - Teses
Teatro brasileiro - Teses
Teatro - Teses
description As edições de teatro constituem um objeto situado entre as práticas teatrais e as práticas letradas, cuja pesquisa demanda considerar as especificidades de sua função e recepção. Este trabalho se debruça sobre o universo de publicações desse gênero produzidas e circulantes no Brasil dentro do que chamamos de um primeiro momento de modernização do teatro brasileiro, entre 1917 e 1948, portanto, entre a fundação da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) e a criação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). A biblioteca do título deste trabalho é uma biblioteca imaginária, posto que reúne diversas iniciativas de escrita e edição, projetos, colecionismo, venda, salvaguarda e circulação de obras impressas de e sobre teatro. À vista disso, abrangemos um circuito transnacional que vai das modalidades de publicação às práticas de leitura, formando quadros de referências de “homens de teatro” do período. Partindo da construção da ideia de uma biblioteca teatral e da gênese desse fenômeno, analisamos como as atitudes diante do teatro escrito se relacionaram aos projetos de modernização dessa arte e à circulação de suas ideias, consubstanciadas nos imaginários salvacionistas da renovação, da nacionalização, da seriedade do repertório, do ideal de civilização, da afirmação da autoria, da intervenção estatal e do “teatro de arte” contraposto à mercantilização. Tais ideais são cruzados com as condições técnicas que caracterizaram o mercado editorial nesses anos, orientando um percurso entre impressos efêmeros ligados aos tablados, coleções, associações profissionais, obras canônicas do “teatro universal”, livrarias especializadas, projetos estatais, bibliotecas reais e estratégias editoriais. Dessa maneira, ao delinearmos o estabelecimento de uma cultura escrita teatral e de uma cultura teatral escrita, evidenciamos as relações entre o teatro moderno e a valorização da cultura letrada, inseridos em uma conjuntura de afirmação do modernismo artístico, conformação de uma identidade nacional a partir de políticas oficiais e de ressignificação da influência francesa como agenciadora da circulação de obras e de representações sobre o moderno.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-07T10:43:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-07T10:43:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/50686
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9348-3328
url http://hdl.handle.net/1843/50686
https://orcid.org/0000-0001-9348-3328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50686/1/Umabibliotecateatralbrasileira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50686/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4cec985a136b1ef46ca0edd3a03a7d8d
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589514752425984