O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGMSY |
Resumo: | Apresentamos o resultado de nossa investigação sobre ensino-aprendizagem no zoológico segundo a visão de professores de ciências. Participaram da nossa investigação 23 professores de ciências, escolhidos aleatoriamente, no momento em que iniciavam a visita ao Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Optamos primeiramente por observar o desenvolvimento da visita desses professores com seus alunos no intuito de obter exemplos concretos de suas ações; tais exemplos serviram como subsídios para a entrevista, realizada logo após a visita. Para nossa coleta de dados utilizamos planilha de observação e entrevista semi-estruturada. Essa entrevista baseou-se em questionamentos sobre as metodologias de ensino adotadas durante a visita. A riqueza das respostas nos permitiu fazer agrupamentos em categorias. Baseado nesse estudo identificamos dois objetivos dos professores na visita com seus alunos ao zoológico: ensinar ciências e contribuir para a socialização dos alunos. Identificamos também que professores têm uma linguagem própria de ensino no local, revelando riqueza de estratégias de ensino e opiniões pedagógicas ainda pouco exploradas pelas instituições que trabalham com a educação formal e não-formal. Diante da criatividade demonstrada pelos professores ao ensinar no local, percebemos que essas instituições devem proporcionar mais oportunidades para que professores possam manifestar suas opiniões pedagógicas sobre ensino extra-escolar, e tais opiniões devem ser abordadas e discutidas nos cursos de formação de professores. Em síntese, deve haver uma relação dialética entre educadores de escolas e de zoológicos se os objetivos dessas instituições estiverem relacionados com educação extra-escolar e educação para a conservação. Com este estudo esperamos contribuir para a divulgação e valorização dos conhecimentos que professores utilizam para ensinar em zoológicos e outros espaços de educação não-formal. |
id |
UFMG_dc0787375951c71c616c7c321f7e93a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8GGMSY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Arnaldo de Moura Vaz da SilvaArthur Eugenio Quintao GomesSilvania Sousa NascimentoCristiane Speziali Menegazzi2019-08-11T10:14:45Z2019-08-11T10:14:45Z2003-05-15http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGMSYApresentamos o resultado de nossa investigação sobre ensino-aprendizagem no zoológico segundo a visão de professores de ciências. Participaram da nossa investigação 23 professores de ciências, escolhidos aleatoriamente, no momento em que iniciavam a visita ao Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Optamos primeiramente por observar o desenvolvimento da visita desses professores com seus alunos no intuito de obter exemplos concretos de suas ações; tais exemplos serviram como subsídios para a entrevista, realizada logo após a visita. Para nossa coleta de dados utilizamos planilha de observação e entrevista semi-estruturada. Essa entrevista baseou-se em questionamentos sobre as metodologias de ensino adotadas durante a visita. A riqueza das respostas nos permitiu fazer agrupamentos em categorias. Baseado nesse estudo identificamos dois objetivos dos professores na visita com seus alunos ao zoológico: ensinar ciências e contribuir para a socialização dos alunos. Identificamos também que professores têm uma linguagem própria de ensino no local, revelando riqueza de estratégias de ensino e opiniões pedagógicas ainda pouco exploradas pelas instituições que trabalham com a educação formal e não-formal. Diante da criatividade demonstrada pelos professores ao ensinar no local, percebemos que essas instituições devem proporcionar mais oportunidades para que professores possam manifestar suas opiniões pedagógicas sobre ensino extra-escolar, e tais opiniões devem ser abordadas e discutidas nos cursos de formação de professores. Em síntese, deve haver uma relação dialética entre educadores de escolas e de zoológicos se os objetivos dessas instituições estiverem relacionados com educação extra-escolar e educação para a conservação. Com este estudo esperamos contribuir para a divulgação e valorização dos conhecimentos que professores utilizam para ensinar em zoológicos e outros espaços de educação não-formal.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoFormação de professoresCiência Estudo e ensinoEducação: Conhecimento e Inclusão SocialO professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdfapplication/pdf1236534https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/1/dissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdff5ca83ac0161a668499c6dd857d107f1MD51dissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdfapplication/pdf1236534https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/2/dissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdff5ca83ac0161a668499c6dd857d107f1MD52anexo_1_escolares_que_visitam_a_fzb.pdfapplication/pdf54359https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/3/anexo_1_escolares_que_visitam_a_fzb.pdf96812f224023a5f1bb4758248ec2bd73MD53anexo_2_planilha_observacao_final.pdfapplication/pdf55349https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/4/anexo_2_planilha_observacao_final.pdf963a123307fc1b2e12a2420fd27ad48cMD54anexo_3_quadro_particprofessores_final.pdfapplication/pdf61080https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/5/anexo_3_quadro_particprofessores_final.pdfcc443cf00fb6d7b7870ab859cc413a7bMD55anexo_4___escolas_publicas_e_particulares_final.pdfapplication/pdf50123https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/6/anexo_4___escolas_publicas_e_particulares_final.pdf620638d3246fce5336b32c14fb9435f1MD56anexo_5_codificacao_visita_recinto_final.pdfapplication/pdf60251https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/7/anexo_5_codificacao_visita_recinto_final.pdfe6f9169474820c7a02970cfcf3e30bfbMD57anexo_6_itinerario_e_obs_visita_final_corrigido.pdfapplication/pdf463430https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/8/anexo_6_itinerario_e_obs_visita_final_corrigido.pdff97bc76dcc9adcf2dd79d36888de3bf8MD58TEXTdissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdf.txtdissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain222185https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/9/dissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdf.txt945ed80bfb9d89eef94d106a5f646086MD59anexo_1_escolares_que_visitam_a_fzb.pdf.txtanexo_1_escolares_que_visitam_a_fzb.pdf.txtExtracted texttext/plain1537https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/10/anexo_1_escolares_que_visitam_a_fzb.pdf.txtdd43b88124e4832b9da1a162663545d2MD510anexo_2_planilha_observacao_final.pdf.txtanexo_2_planilha_observacao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain2103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/11/anexo_2_planilha_observacao_final.pdf.txtadee10b73a47bf041ae32f0859a37dbbMD511anexo_3_quadro_particprofessores_final.pdf.txtanexo_3_quadro_particprofessores_final.pdf.txtExtracted texttext/plain1645https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/12/anexo_3_quadro_particprofessores_final.pdf.txt3dc02a1fa0777d26608a22d39032c64eMD512anexo_4___escolas_publicas_e_particulares_final.pdf.txtanexo_4___escolas_publicas_e_particulares_final.pdf.txtExtracted texttext/plain1901https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/13/anexo_4___escolas_publicas_e_particulares_final.pdf.txtfdb8fd557c302342f7a751e018302154MD513anexo_5_codificacao_visita_recinto_final.pdf.txtanexo_5_codificacao_visita_recinto_final.pdf.txtExtracted texttext/plain1050https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/14/anexo_5_codificacao_visita_recinto_final.pdf.txt0b04acc06da38636c1afd1cfb689743cMD514anexo_6_itinerario_e_obs_visita_final_corrigido.pdf.txtanexo_6_itinerario_e_obs_visita_final_corrigido.pdf.txtExtracted texttext/plain6820https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/15/anexo_6_itinerario_e_obs_visita_final_corrigido.pdf.txt5ffbecf33ad5fcc22266eee0110c6278MD5151843/FAEC-8GGMSY2019-11-14 03:37:57.766oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8GGMSYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:37:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico |
title |
O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico |
spellingShingle |
O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico Cristiane Speziali Menegazzi Educação: Conhecimento e Inclusão Social Educação Formação de professores Ciência Estudo e ensino |
title_short |
O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico |
title_full |
O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico |
title_fullStr |
O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico |
title_full_unstemmed |
O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico |
title_sort |
O professor e o ensino de Ciências no Jardim Zoológico |
author |
Cristiane Speziali Menegazzi |
author_facet |
Cristiane Speziali Menegazzi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arnaldo de Moura Vaz da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Arthur Eugenio Quintao Gomes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silvania Sousa Nascimento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiane Speziali Menegazzi |
contributor_str_mv |
Arnaldo de Moura Vaz da Silva Arthur Eugenio Quintao Gomes Silvania Sousa Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação: Conhecimento e Inclusão Social |
topic |
Educação: Conhecimento e Inclusão Social Educação Formação de professores Ciência Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Formação de professores Ciência Estudo e ensino |
description |
Apresentamos o resultado de nossa investigação sobre ensino-aprendizagem no zoológico segundo a visão de professores de ciências. Participaram da nossa investigação 23 professores de ciências, escolhidos aleatoriamente, no momento em que iniciavam a visita ao Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Optamos primeiramente por observar o desenvolvimento da visita desses professores com seus alunos no intuito de obter exemplos concretos de suas ações; tais exemplos serviram como subsídios para a entrevista, realizada logo após a visita. Para nossa coleta de dados utilizamos planilha de observação e entrevista semi-estruturada. Essa entrevista baseou-se em questionamentos sobre as metodologias de ensino adotadas durante a visita. A riqueza das respostas nos permitiu fazer agrupamentos em categorias. Baseado nesse estudo identificamos dois objetivos dos professores na visita com seus alunos ao zoológico: ensinar ciências e contribuir para a socialização dos alunos. Identificamos também que professores têm uma linguagem própria de ensino no local, revelando riqueza de estratégias de ensino e opiniões pedagógicas ainda pouco exploradas pelas instituições que trabalham com a educação formal e não-formal. Diante da criatividade demonstrada pelos professores ao ensinar no local, percebemos que essas instituições devem proporcionar mais oportunidades para que professores possam manifestar suas opiniões pedagógicas sobre ensino extra-escolar, e tais opiniões devem ser abordadas e discutidas nos cursos de formação de professores. Em síntese, deve haver uma relação dialética entre educadores de escolas e de zoológicos se os objetivos dessas instituições estiverem relacionados com educação extra-escolar e educação para a conservação. Com este estudo esperamos contribuir para a divulgação e valorização dos conhecimentos que professores utilizam para ensinar em zoológicos e outros espaços de educação não-formal. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-05-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T10:14:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T10:14:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGMSY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGMSY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/1/dissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/2/dissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/3/anexo_1_escolares_que_visitam_a_fzb.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/4/anexo_2_planilha_observacao_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/5/anexo_3_quadro_particprofessores_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/6/anexo_4___escolas_publicas_e_particulares_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/7/anexo_5_codificacao_visita_recinto_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/8/anexo_6_itinerario_e_obs_visita_final_corrigido.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/9/dissertacao_cristiane_speziali_menegazzi_ufmg.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/10/anexo_1_escolares_que_visitam_a_fzb.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/11/anexo_2_planilha_observacao_final.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/12/anexo_3_quadro_particprofessores_final.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/13/anexo_4___escolas_publicas_e_particulares_final.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/14/anexo_5_codificacao_visita_recinto_final.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGMSY/15/anexo_6_itinerario_e_obs_visita_final_corrigido.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5ca83ac0161a668499c6dd857d107f1 f5ca83ac0161a668499c6dd857d107f1 96812f224023a5f1bb4758248ec2bd73 963a123307fc1b2e12a2420fd27ad48c cc443cf00fb6d7b7870ab859cc413a7b 620638d3246fce5336b32c14fb9435f1 e6f9169474820c7a02970cfcf3e30bfb f97bc76dcc9adcf2dd79d36888de3bf8 945ed80bfb9d89eef94d106a5f646086 dd43b88124e4832b9da1a162663545d2 adee10b73a47bf041ae32f0859a37dbb 3dc02a1fa0777d26608a22d39032c64e fdb8fd557c302342f7a751e018302154 0b04acc06da38636c1afd1cfb689743c 5ffbecf33ad5fcc22266eee0110c6278 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589453771440128 |