Impacto do treinamento de habilidades de comunicação na prática do método clínico de atendimento integral à pessoa, aliado ou não ao uso de formulário específico para o registro do atendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josemar de Almeida Moura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AM8N9Q
Resumo: Introdução: A prática do atendimento clínico integral à pessoa é um desafio enfrentado pelo educador médico, por instituições de ensino e por pesquisadores que tentam contribuir para que os estudantes desenvolvam competências que sintetizem conhecimentos, habilidades e atitudes para esse modelo. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto do treinamento de habilidades de comunicação na prática do método de atendimento clínico integral à pessoa, com ou sem o uso de registro específico para o atendimento. Metodologia: Participaram do estudo 46 estudantes do 7º Período do curso de medicina. Uma combinação de estratégias educacionais foi utilizada para propiciar a aquisição de habilidades de comunicação para o atendimento clínico integral à pessoa, como: modeling example, seguido de reflexão individual e discussão, aula expositiva interativa e uso de formulário de registro específico para o atendimento clínico integral à pessoa (RACIP). O estudo foi dividido em quatro FASES: 1- Pré-treinamento: filmagem de atendimento clínico em ambiente simulado, realizado por todos os participantes, com a utilização do modelo de registro de consulta vigente no HC-UFMG; 2- Treinamento: os estudantes foram divididos em três grupos: G1: submetidos à atividade educacional não relacionada ao atendimento clínico; G2 e G3: submetidos a treinamento de habilidades de comunicação; 3- Avaliação: filmagem de consulta em ambiente simulado, realizada por todos os grupos, sendo que G1 e G3 utilizaram o RACIP, e G2, o modelo de registro vigente; 4- Feedback e oportunização da mesma aprendizagem para todos os grupos. Os vídeos dos atendimentos clínicos realizados pelos estudantes, pré e pós-treinamento, foram avaliados por uma banca constituída por três avaliadores, utilizando-se o instrumento AVACIP (avaliação de atendimento clínico integral à pessoa) levando-se em consideração cinco domínios: início da consulta; expectativas do paciente sobre a consulta; perspectiva do paciente sobre sua doença; comportamento e hábitos de vida; uso de propedêutica complementar e aliança terapêutica. Resultado: score total de atitudes positivas de cada grupo foi maior na FASE 3 em relação à 1 (p=0,001), mostrando que todas as estratégias promoveram a melhora das habilidades de comunicação, mas não houve diferença entre os grupos em cada fase (p>0,310). Quando os scores foram analisados por domínio, observou-se que o G3 apresentou um desempenho melhor do que os outros. Conclusão: O treinamento de habilidades em comunicação e o uso de modelo de registro específico para o atendimento melhoram o desempenho dos estudantes em relação ao atendimento clínico integral à pessoa.
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Uma combinação de estratégias educacionais foi utilizada para propiciar a aquisição de habilidades de comunicação para o atendimento clínico integral à pessoa, como: modeling example, seguido de reflexão individual e discussão, aula expositiva interativa e uso de formulário de registro específico para o atendimento clínico integral à pessoa (RACIP). O estudo foi dividido em quatro FASES: 1- Pré-treinamento: filmagem de atendimento clínico em ambiente simulado, realizado por todos os participantes, com a utilização do modelo de registro de consulta vigente no HC-UFMG; 2- Treinamento: os estudantes foram divididos em três grupos: G1: submetidos à atividade educacional não relacionada ao atendimento clínico; G2 e G3: submetidos a treinamento de habilidades de comunicação; 3- Avaliação: filmagem de consulta em ambiente simulado, realizada por todos os grupos, sendo que G1 e G3 utilizaram o RACIP, e G2, o modelo de registro vigente; 4- Feedback e oportunização da mesma aprendizagem para todos os grupos. Os vídeos dos atendimentos clínicos realizados pelos estudantes, pré e pós-treinamento, foram avaliados por uma banca constituída por três avaliadores, utilizando-se o instrumento AVACIP (avaliação de atendimento clínico integral à pessoa) levando-se em consideração cinco domínios: início da consulta; expectativas do paciente sobre a consulta; perspectiva do paciente sobre sua doença; comportamento e hábitos de vida; uso de propedêutica complementar e aliança terapêutica. Resultado: score total de atitudes positivas de cada grupo foi maior na FASE 3 em relação à 1 (p=0,001), mostrando que todas as estratégias promoveram a melhora das habilidades de comunicação, mas não houve diferença entre os grupos em cada fase (p>0,310). Quando os scores foram analisados por domínio, observou-se que o G3 apresentou um desempenho melhor do que os outros. Conclusão: O treinamento de habilidades em comunicação e o uso de modelo de registro específico para o atendimento melhoram o desempenho dos estudantes em relação ao atendimento clínico integral à pessoa.The practice of comprehensive care to the person is a challenge faced by medical teachers, educational institutions and researchers, trying to help students to develop educational skills that synthesize knowledge, skills and attitudes for this clinical care model. The aim of this study was to evaluate the impact of communication skills training in the practice of clinical method of comprehensive care for the person, with or without the use of specific record for attendance. The study included 46 students from the 7th semester under graduating. A combination of educational strategies has been used to facilitate the acquisition of communication skills to comprehensive clinical care, such as modeling example, individual reflection, discussion, interactive lecture, simulated query and specific registration comprehensive clinical care to the person (RACIP). The study was divided into four PHASES: 1- Pre-training: clinical care filming in simulated environment, performed by all participants, using the current form model in the HC-UFMG; 2- Training: the students were divided into three groups: G1 undergoing unrelated to clinical care educational strategy; G2 and G3: undergoing training communication skills; 3- Evaluation: consultation filming in simulated environment, performed by all groups, and G1 and G3 used the RACIP and G2, the current form HC-UFMG; 4- Feedback and given the opportunity to all groups to have the same experience. Videos of clinical care provided by students, before and after training were evaluated by a panel consisting of three evaluators, using the AVACIP instrument (evaluation of comprehensive clinical care to the person) taking into account five dimensions: beginning consultation; patient expectations about the consultation; patient's perspective about their illness; behavior and lifestyle; use of complementary diagnostic tests and therapeutic alliance. Results: The total score of positive attitudes of each group was higher in phase 3 relative to 1 (p = 0.001), showing that all strategies improved communication skills, but no difference between the groups was observed in each phase (p>0,310). When the scores were analyzed by dimensions, we observed that G3 showed a better performance than others. Conclusion: The communication skills training and the use of specific record model for the service improve student performance in relation to comprehensive clinical care to the person.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHabilidades sociaisEducação médicaConhecimentos, atitudes e prática em saúdeComunicaçãoPrática profissional/históriaMedicinaAssistência centrada no pacientePatologiaImpacto do treinamento de habilidades de comunicação na prática do método clínico de atendimento integral à pessoa, aliado ou não ao uso de formulário específico para o registro do atendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_josemar_de_almeida_moura.pdfapplication/pdf3467030https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AM8N9Q/1/tese_josemar_de_almeida_moura.pdffeb2d5c5500581842e2ec00ce2aa3319MD51TEXTtese_josemar_de_almeida_moura.pdf.txttese_josemar_de_almeida_moura.pdf.txtExtracted texttext/plain143691https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AM8N9Q/2/tese_josemar_de_almeida_moura.pdf.txt481b0b915b16ed338a199605032e51f2MD521843/BUBD-AM8N9Q2019-11-14 03:51:49.834oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AM8N9QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:51:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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