Nova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caio Henrique Duarte de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35001
Resumo: Essa dissertação investiga uma nova técnica de medição da resposta transitória de aterramentos elétricos, notadamente a impedância impulsiva, utilizando um arranjo de condutores especiais no circuito de corrente. Tais condutores, chamados de ATL (Artificial Transmission Line) são solenóides que, devido às características construtivas, apresentam elevada impedância de surto e baixa velocidade de propagação. As unidades ATL substituem os longos cabos e dispensam o uso de hastes auxiliares no circuito de corrente, como nas medições convencionais de aterramentos elétricos. Dessa forma, busca-se diminuir drasticamente as distâncias envolvidas, facilitando e agilizando o processo. Primeiramente, por meio de variados experimentos realizados em laboratório, foi definido um arranjo de unidades ATL, chamado de OATL (Open-ended Artificial Transmission Line), e uma metodologia de medição. Em seguida, foram realizadas medições em aterramentos concentrados (instalados em solos de baixa e alta resistividade) e em aterramentos de torres reais de uma linha de transmissão. Tais medições foram realizadas utilizando uma configuração convencional, que utiliza longos cabos e hastes auxiliares no circuito de corrente, e uma configuração com o arranjo OATL no circuito de corrente. Os resultados obtidos pelas medições em ambas as configurações e por meio de simulações computacionais foram analisados através do cálculo da impedância impulsiva, da impedância harmônica e da impedância transitória. A comparação dos resultados aponta para a consistência do uso do arranjo OATL em medições de aterramentos, apresentando diferenças percentuais entre 2% e 24%, em comparação com medições convencionais.
id UFMG_dc51cada0d4bae63a282153225e3f8dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35001
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silvério Visacro Filhohttp://lattes.cnpq.br/0210093975299031Ronaldo Eugênio de Souza FilhoAmilton Soares JúniorFernando Henrique SilveiraMiguel de Brito Guimarães Netohttp://lattes.cnpq.br/0916475168173972Caio Henrique Duarte de Oliveira2021-02-17T18:33:48Z2021-02-17T18:33:48Z2019-12-20http://hdl.handle.net/1843/35001Essa dissertação investiga uma nova técnica de medição da resposta transitória de aterramentos elétricos, notadamente a impedância impulsiva, utilizando um arranjo de condutores especiais no circuito de corrente. Tais condutores, chamados de ATL (Artificial Transmission Line) são solenóides que, devido às características construtivas, apresentam elevada impedância de surto e baixa velocidade de propagação. As unidades ATL substituem os longos cabos e dispensam o uso de hastes auxiliares no circuito de corrente, como nas medições convencionais de aterramentos elétricos. Dessa forma, busca-se diminuir drasticamente as distâncias envolvidas, facilitando e agilizando o processo. Primeiramente, por meio de variados experimentos realizados em laboratório, foi definido um arranjo de unidades ATL, chamado de OATL (Open-ended Artificial Transmission Line), e uma metodologia de medição. Em seguida, foram realizadas medições em aterramentos concentrados (instalados em solos de baixa e alta resistividade) e em aterramentos de torres reais de uma linha de transmissão. Tais medições foram realizadas utilizando uma configuração convencional, que utiliza longos cabos e hastes auxiliares no circuito de corrente, e uma configuração com o arranjo OATL no circuito de corrente. Os resultados obtidos pelas medições em ambas as configurações e por meio de simulações computacionais foram analisados através do cálculo da impedância impulsiva, da impedância harmônica e da impedância transitória. A comparação dos resultados aponta para a consistência do uso do arranjo OATL em medições de aterramentos, apresentando diferenças percentuais entre 2% e 24%, em comparação com medições convencionais.This dissertation studies a new technique for measuring the transient response of grounding systems, notably impulsive impedance, using an arrangement of special conductors in the current circuit. Such conductors, called ATL (Artificial Transmission Line) are solenoids that, due to their constructive characteristics, have high surge impedance and low propagation speed. ATL units replace long cables and do not require the use of auxiliary rods in the current circuit such as in conventional measurements of electrical grounds. Thus, the aim is to drastically reduce the distances involved, facilitating and streamlining the process. First, through various experiments carried out in the laboratory, an arrangement of ATL units, called the OATL (Open-ended Artificial Transmission Line), and a measurement methodology were defined. Then, measurements were made on concentrated grounding systems (installed on low and high resistivity soils) and on tower grounding of an actual transmission line. Such measurements were made using a conventional configuration, which uses long cables and auxiliary rods in the current circuit, and a configuration with the OATL arrangement in the current circuit. The results obtained by measurements in both configurations and by means of computer simulations were analyzed through the calculation of impulsive impedance, harmonic impedance and transient impedance. The comparison of the results points to the consistency of the use of the OATL arrangement in grounding measurements, showing percentage differences between 2% and 24%, in comparison with conventional measurements.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICAPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntEngenharia elétricaLinha de transmissãoCorrentes elétricas - AterramentoLinha de transmissão artificialATLMedição de aterramentosResposta de aterramentoImpedância impulsivaResistência de aterramentoNova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacaoCaio.pdfDissertacaoCaio.pdfapplication/pdf5275265https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35001/1/DissertacaoCaio.pdf5eb6b23ea4750c2d4ded78fc5095a3cdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35001/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/350012021-02-17 15:33:48.73oai:repositorio.ufmg.br:1843/35001TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-02-17T18:33:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissão
title Nova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissão
spellingShingle Nova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissão
Caio Henrique Duarte de Oliveira
Linha de transmissão artificial
ATL
Medição de aterramentos
Resposta de aterramento
Impedância impulsiva
Resistência de aterramento
Engenharia elétrica
Linha de transmissão
Correntes elétricas - Aterramento
title_short Nova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissão
title_full Nova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissão
title_fullStr Nova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissão
title_full_unstemmed Nova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissão
title_sort Nova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissão
author Caio Henrique Duarte de Oliveira
author_facet Caio Henrique Duarte de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvério Visacro Filho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0210093975299031
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ronaldo Eugênio de Souza Filho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amilton Soares Júnior
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fernando Henrique Silveira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Miguel de Brito Guimarães Neto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0916475168173972
dc.contributor.author.fl_str_mv Caio Henrique Duarte de Oliveira
contributor_str_mv Silvério Visacro Filho
Ronaldo Eugênio de Souza Filho
Amilton Soares Júnior
Fernando Henrique Silveira
Miguel de Brito Guimarães Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Linha de transmissão artificial
ATL
Medição de aterramentos
Resposta de aterramento
Impedância impulsiva
Resistência de aterramento
topic Linha de transmissão artificial
ATL
Medição de aterramentos
Resposta de aterramento
Impedância impulsiva
Resistência de aterramento
Engenharia elétrica
Linha de transmissão
Correntes elétricas - Aterramento
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia elétrica
Linha de transmissão
Correntes elétricas - Aterramento
description Essa dissertação investiga uma nova técnica de medição da resposta transitória de aterramentos elétricos, notadamente a impedância impulsiva, utilizando um arranjo de condutores especiais no circuito de corrente. Tais condutores, chamados de ATL (Artificial Transmission Line) são solenóides que, devido às características construtivas, apresentam elevada impedância de surto e baixa velocidade de propagação. As unidades ATL substituem os longos cabos e dispensam o uso de hastes auxiliares no circuito de corrente, como nas medições convencionais de aterramentos elétricos. Dessa forma, busca-se diminuir drasticamente as distâncias envolvidas, facilitando e agilizando o processo. Primeiramente, por meio de variados experimentos realizados em laboratório, foi definido um arranjo de unidades ATL, chamado de OATL (Open-ended Artificial Transmission Line), e uma metodologia de medição. Em seguida, foram realizadas medições em aterramentos concentrados (instalados em solos de baixa e alta resistividade) e em aterramentos de torres reais de uma linha de transmissão. Tais medições foram realizadas utilizando uma configuração convencional, que utiliza longos cabos e hastes auxiliares no circuito de corrente, e uma configuração com o arranjo OATL no circuito de corrente. Os resultados obtidos pelas medições em ambas as configurações e por meio de simulações computacionais foram analisados através do cálculo da impedância impulsiva, da impedância harmônica e da impedância transitória. A comparação dos resultados aponta para a consistência do uso do arranjo OATL em medições de aterramentos, apresentando diferenças percentuais entre 2% e 24%, em comparação com medições convencionais.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-17T18:33:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-17T18:33:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35001
url http://hdl.handle.net/1843/35001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35001/1/DissertacaoCaio.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35001/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5eb6b23ea4750c2d4ded78fc5095a3cd
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589562296958976