Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Marina Assis FonsecaLidiane Rodrigues Mota2019-08-11T10:04:42Z2019-08-11T10:04:42Z2014-12-06http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CG2TOs estudantes de ensino fundamental, geralmente, apresentam certa dificuldade para associar ciência ao cotidiano. Parte dessa dificuldade encontra-se nas condutas usuais de prática de ensino que, rotineiramente, apresentam uma metodologia de apresentação de conceitos sem o uso de argumentação ou diálogo com os estudantes que se comportam como passivos no processo de aprendizagem. No estudo de ciências, o uso de atividades experimentais investigativas pode colaborar para a aproximação da ciência e cotidiano, pois estimula o interesse do estudante pelas aulas, o que facilita o aprendizado. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar as contribuições do desenvolvimento de atividade experimental investigativa, adaptada para a sala de aula, dentro da temática microbiologia. Estudantes do sétimo ano do ensino fundamental executaram e avaliaram essa prática investigativa elaborada pela professora-pesquisadora que também analisou o comportamento dos estudantes diante dessa metodologia. Durante a execução do trabalho foi evidente a necessidade de novas adaptações à aula em função do perfil dos estudantes. A avaliação da aula, desenvolvida feita pelos estudantes, foi positiva revelando o caráter motivador da investigação. Os estudantes conseguiram encontrar uma solução para a situação problema, envolvendo conhecimentos prévios, estudados em sala de aula em situações reais do cotidiano. A aula do tipo experimental apresentou-se como estimuladora da habilidade da autoconfiança e promoveu maior interesse dos estudantes pelas aulas de ciências.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino fundamental  Micologia MicrobiologiaAtividade investigativaAtividade experimentalContribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_lidianemota2015.pdfapplication/pdf752207https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3CG2T/1/monografia_lidianemota2015.pdfc05fb665369ca6dcd997b43daf9f1bfbMD51TEXTmonografia_lidianemota2015.pdf.txtmonografia_lidianemota2015.pdf.txtExtracted texttext/plain71385https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3CG2T/2/monografia_lidianemota2015.pdf.txta3b39c1dcbc3ff6462562be37f5f6d6fMD521843/BUBD-A3CG2T2019-11-14 10:30:29.068oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3CG2TRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:30:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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