Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lidiane Rodrigues Mota
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CG2T
Resumo: Os estudantes de ensino fundamental, geralmente, apresentam certa dificuldade para associar ciência ao cotidiano. Parte dessa dificuldade encontra-se nas condutas usuais de prática de ensino que, rotineiramente, apresentam uma metodologia de apresentação de conceitos sem o uso de argumentação ou diálogo com os estudantes que se comportam como passivos no processo de aprendizagem. No estudo de ciências, o uso de atividades experimentais investigativas pode colaborar para a aproximação da ciência e cotidiano, pois estimula o interesse do estudante pelas aulas, o que facilita o aprendizado. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar as contribuições do desenvolvimento de atividade experimental investigativa, adaptada para a sala de aula, dentro da temática microbiologia. Estudantes do sétimo ano do ensino fundamental executaram e avaliaram essa prática investigativa elaborada pela professora-pesquisadora que também analisou o comportamento dos estudantes diante dessa metodologia. Durante a execução do trabalho foi evidente a necessidade de novas adaptações à aula em função do perfil dos estudantes. A avaliação da aula, desenvolvida feita pelos estudantes, foi positiva revelando o caráter motivador da investigação. Os estudantes conseguiram encontrar uma solução para a situação problema, envolvendo conhecimentos prévios, estudados em sala de aula em situações reais do cotidiano. A aula do tipo experimental apresentou-se como estimuladora da habilidade da autoconfiança e promoveu maior interesse dos estudantes pelas aulas de ciências.
id UFMG_dc6af1ce2624fc7d824dae0abb57beff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3CG2T
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamentalMicrobiologiaAtividade investigativaAtividade experimentalEnsino fundamental  Micologia Os estudantes de ensino fundamental, geralmente, apresentam certa dificuldade para associar ciência ao cotidiano. Parte dessa dificuldade encontra-se nas condutas usuais de prática de ensino que, rotineiramente, apresentam uma metodologia de apresentação de conceitos sem o uso de argumentação ou diálogo com os estudantes que se comportam como passivos no processo de aprendizagem. No estudo de ciências, o uso de atividades experimentais investigativas pode colaborar para a aproximação da ciência e cotidiano, pois estimula o interesse do estudante pelas aulas, o que facilita o aprendizado. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar as contribuições do desenvolvimento de atividade experimental investigativa, adaptada para a sala de aula, dentro da temática microbiologia. Estudantes do sétimo ano do ensino fundamental executaram e avaliaram essa prática investigativa elaborada pela professora-pesquisadora que também analisou o comportamento dos estudantes diante dessa metodologia. Durante a execução do trabalho foi evidente a necessidade de novas adaptações à aula em função do perfil dos estudantes. A avaliação da aula, desenvolvida feita pelos estudantes, foi positiva revelando o caráter motivador da investigação. Os estudantes conseguiram encontrar uma solução para a situação problema, envolvendo conhecimentos prévios, estudados em sala de aula em situações reais do cotidiano. A aula do tipo experimental apresentou-se como estimuladora da habilidade da autoconfiança e promoveu maior interesse dos estudantes pelas aulas de ciências.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarina Assis FonsecaLidiane Rodrigues Mota2019-08-11T10:04:42Z2019-08-11T10:04:42Z2014-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CG2Tinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T13:30:29Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3CG2TRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T13:30:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
title Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
spellingShingle Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
Lidiane Rodrigues Mota
Microbiologia
Atividade investigativa
Atividade experimental
Ensino fundamental  
Micologia 
title_short Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
title_full Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
title_fullStr Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
title_sort Contribuições de atividade experimental investigativa adaptada à sala de aula sobre o tema microbiologia com estudantes do 7º ano do ensino fundamental
author Lidiane Rodrigues Mota
author_facet Lidiane Rodrigues Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marina Assis Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Lidiane Rodrigues Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Microbiologia
Atividade investigativa
Atividade experimental
Ensino fundamental  
Micologia 
topic Microbiologia
Atividade investigativa
Atividade experimental
Ensino fundamental  
Micologia 
description Os estudantes de ensino fundamental, geralmente, apresentam certa dificuldade para associar ciência ao cotidiano. Parte dessa dificuldade encontra-se nas condutas usuais de prática de ensino que, rotineiramente, apresentam uma metodologia de apresentação de conceitos sem o uso de argumentação ou diálogo com os estudantes que se comportam como passivos no processo de aprendizagem. No estudo de ciências, o uso de atividades experimentais investigativas pode colaborar para a aproximação da ciência e cotidiano, pois estimula o interesse do estudante pelas aulas, o que facilita o aprendizado. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar as contribuições do desenvolvimento de atividade experimental investigativa, adaptada para a sala de aula, dentro da temática microbiologia. Estudantes do sétimo ano do ensino fundamental executaram e avaliaram essa prática investigativa elaborada pela professora-pesquisadora que também analisou o comportamento dos estudantes diante dessa metodologia. Durante a execução do trabalho foi evidente a necessidade de novas adaptações à aula em função do perfil dos estudantes. A avaliação da aula, desenvolvida feita pelos estudantes, foi positiva revelando o caráter motivador da investigação. Os estudantes conseguiram encontrar uma solução para a situação problema, envolvendo conhecimentos prévios, estudados em sala de aula em situações reais do cotidiano. A aula do tipo experimental apresentou-se como estimuladora da habilidade da autoconfiança e promoveu maior interesse dos estudantes pelas aulas de ciências.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-06
2019-08-11T10:04:42Z
2019-08-11T10:04:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CG2T
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3CG2T
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823247953011146752