Reforma educativa em Angola: a monodocência no ensino primário em Cabinda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ndombele Mayembe
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQJ45
Resumo: Essa pesquisa analisa as repercussões da reforma educacional em Angola, mas especificamente em Cabinda, procurando compreender e descrever as práticas docentes no contexto da extensão da monodocência. Trata-se de uma pesquisa exploratória que faz recurso à análise documental, aplicação de questionários, assistência de aulas e realização das entrevistas, para a compreensão das mudanças ocorridas no sistema educacional. Busca-se identificar as opiniões dos professores sobre sua atuação nas novas disciplinas e também sobre a reforma educativa. Procura-se ainda conhecer como os docentes estão reagindo a este processo de mudanças dentro e fora das salas de aula e quais são as opiniões da sociedade sobre o novo sistema do ensino. Essas questões foram discutidas com base em estudos e pesquisas sobre políticas educacionais, formação inicial e continuada de professores, modelos de formação de professores, profissionalização docente, atividade docente, reformas educacionais e as condições de trabalho do professorado. Em relação à monodocência, utilizaram-se também situações reais do ensino combinadas com as opiniões da impressa nacional e da observação em salas de aulas. Os resultados da pesquisa mostraram que, os professores não foram consultados sobre a mudança do sistema educacional; não participaram de uma formação que trabalhou conteúdos novos que não fizeram parte da sua formação; não concordam com a reforma educativa, com a monodocência, com a aprovação automática e sentem dificuldades em lecionar conteúdos novos. Para lecionar as novas disciplinas, alguns docentes procuram colegas e consultam livros, enquanto outros as colocam em segundo plano. Os resultados apontam ainda que, a formação inicial e continuada está em descompasso com as mudanças introduzidas pela reforma, as condições de trabalho são precárias, e há uma intensificação do trabalho docente. Os resultados revelaram também que, muitos professores que lecionam no ensino primário têm baixo nível de escolaridade e outros continuam a trabalhar da mesma forma que vinham trabalhando no sistema antigo.
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spelling Luciola Licinio de C P SantosNdombele Mayembe2019-08-09T17:47:15Z2019-08-09T17:47:15Z2017-05-06http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQJ45Essa pesquisa analisa as repercussões da reforma educacional em Angola, mas especificamente em Cabinda, procurando compreender e descrever as práticas docentes no contexto da extensão da monodocência. Trata-se de uma pesquisa exploratória que faz recurso à análise documental, aplicação de questionários, assistência de aulas e realização das entrevistas, para a compreensão das mudanças ocorridas no sistema educacional. Busca-se identificar as opiniões dos professores sobre sua atuação nas novas disciplinas e também sobre a reforma educativa. Procura-se ainda conhecer como os docentes estão reagindo a este processo de mudanças dentro e fora das salas de aula e quais são as opiniões da sociedade sobre o novo sistema do ensino. Essas questões foram discutidas com base em estudos e pesquisas sobre políticas educacionais, formação inicial e continuada de professores, modelos de formação de professores, profissionalização docente, atividade docente, reformas educacionais e as condições de trabalho do professorado. Em relação à monodocência, utilizaram-se também situações reais do ensino combinadas com as opiniões da impressa nacional e da observação em salas de aulas. Os resultados da pesquisa mostraram que, os professores não foram consultados sobre a mudança do sistema educacional; não participaram de uma formação que trabalhou conteúdos novos que não fizeram parte da sua formação; não concordam com a reforma educativa, com a monodocência, com a aprovação automática e sentem dificuldades em lecionar conteúdos novos. Para lecionar as novas disciplinas, alguns docentes procuram colegas e consultam livros, enquanto outros as colocam em segundo plano. Os resultados apontam ainda que, a formação inicial e continuada está em descompasso com as mudanças introduzidas pela reforma, as condições de trabalho são precárias, e há uma intensificação do trabalho docente. Os resultados revelaram também que, muitos professores que lecionam no ensino primário têm baixo nível de escolaridade e outros continuam a trabalhar da mesma forma que vinham trabalhando no sistema antigo.Through this tool we analyse the impact of educational reform in Angola, particularly in Cabinda, looking forward to understand and describe the teaching practices in the context of the extension of a single teacher. This is an exploratory research that makes use of document analysis, questionnaires, school assistance and conducting interviews for understanding the changes in the educational system. Seeks to identify the opinions of teachers on their performance in the new disciplines and also on educational reform. It also looks to know how teachers are reacting to this process of change both inside and outside the classroom and what are the views of society on the new system of education. These issues were accordingly discussed on the basis of studies and research on educational policies, initial and continuing teacher training, teacher training models, professionalization, teaching activity, educational reforms and teachers' working conditions. In relation to the single teacher also used up real situations of combined teaching with the views of the national press and the observation in the classroom. The survey results illustrated that teachers were not brought into the scenario about the change of the educational system; not participated in training who worked new content that were not part of their training; They do not agree with the educational reform, with a single teacher, with automatic approval and have difficulty in teaching new content. To teach new courses, some teachers rely on colleagues and consult books, hands outs while others put them in the background. The results also indicate that the initial and continuing training is in step with the changes introduced by the reform, working conditions are poor, and there is an intensification of teaching. The results also revealed that many teachers who teach in primary education have low levels of education and others continue to work the same way they were working in the old system.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação e Estado AngolaEnsino de primeiro grau AngolaEducaçãoReforma do ensino AngolaAngola EducaçãoProfessores Formação AngolaMonodocênciaReforma educativaCondições de trabalhoFormaçãoReforma educativa em Angola: a monodocência no ensino primário em Cabindainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese._nodombele.pdfapplication/pdf2088653https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQJ45/1/tese._nodombele.pdf802bc016409d1e116490867b5c9e1446MD51TEXTtese._nodombele.pdf.txttese._nodombele.pdf.txtExtracted texttext/plain603921https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQJ45/2/tese._nodombele.pdf.txt8095ce6b7de559ae2d6107d9a2b3949eMD521843/BUOS-AQQJ452019-11-14 07:35:12.908oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQQJ45Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:35:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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