Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7Y5MBJ |
Resumo: | Este trabalho teve como objeto de investigação a identificação dos conhecimentos mobilizados pelos docentes geógrafos quando do trabalho com o conteúdo relevo e suas dinâmicas, nos anos finais do Ensino Fundamental. Trabalhos cujo tema central sejam os conhecimentos do professor enquadram-se no campo de estudos referentes à Formação Docente. Nos últimos vinte anos pôde-se observar a implementação de um conjunto de reformas voltadas para reorganização do sistema educacional brasileiro. Tais medidas frutificaram na elaboração e vigência de políticas e ações, das quais decorreram reformas educativas. A abrangência dessas reformas se faz visível através do estabelecimento da nov Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBN 9394/96, do estabelecimento de avaliações do sistema educativo, da avaliação e distribuição de livros didáticos, entre outras, voltadas à democratização do ensino básico. Tais ações reverberam na prática docente, portanto, diante de um cenário de revisões e medidas, o professor ganha visibilidade. A formação docente não fica isenta das críticas e revisões. Considera-se que essas devam pautar-se em investigações que façam vir à tona as posturas e compreensões docentes. Assim, assume-se fundamental investigar como o docente se desloca frente ao conhecimento que ensina. Apoiado nessas ideias buscou-se através do desenvolvimento de entrevista, da investigação em livros didáticos e do perene diálogo com a literatura especializada, identificar quais são os conhecimentos sobre o conteúdo relevo assumidos pelos professores como mais relevantes a serem abordados, junto aos alunos do final do Ensino Fundamental. Buscou-se também identificar sob quais bases se estruturam as seleções docentes frente a esse conteúdo. Os dados levantados indicaram uma tradição respaldada por aspectos oriundos da formação inicial do professor. |
id |
UFMG_dcb676d1704d89664780b261674b6364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MPBB-7Y5MBJ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino FundamentalGeografiaRelevo Formação de professoresEnsino fundamentalEste trabalho teve como objeto de investigação a identificação dos conhecimentos mobilizados pelos docentes geógrafos quando do trabalho com o conteúdo relevo e suas dinâmicas, nos anos finais do Ensino Fundamental. Trabalhos cujo tema central sejam os conhecimentos do professor enquadram-se no campo de estudos referentes à Formação Docente. Nos últimos vinte anos pôde-se observar a implementação de um conjunto de reformas voltadas para reorganização do sistema educacional brasileiro. Tais medidas frutificaram na elaboração e vigência de políticas e ações, das quais decorreram reformas educativas. A abrangência dessas reformas se faz visível através do estabelecimento da nov Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBN 9394/96, do estabelecimento de avaliações do sistema educativo, da avaliação e distribuição de livros didáticos, entre outras, voltadas à democratização do ensino básico. Tais ações reverberam na prática docente, portanto, diante de um cenário de revisões e medidas, o professor ganha visibilidade. A formação docente não fica isenta das críticas e revisões. Considera-se que essas devam pautar-se em investigações que façam vir à tona as posturas e compreensões docentes. Assim, assume-se fundamental investigar como o docente se desloca frente ao conhecimento que ensina. Apoiado nessas ideias buscou-se através do desenvolvimento de entrevista, da investigação em livros didáticos e do perene diálogo com a literatura especializada, identificar quais são os conhecimentos sobre o conteúdo relevo assumidos pelos professores como mais relevantes a serem abordados, junto aos alunos do final do Ensino Fundamental. Buscou-se também identificar sob quais bases se estruturam as seleções docentes frente a esse conteúdo. Os dados levantados indicaram uma tradição respaldada por aspectos oriundos da formação inicial do professor.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRoberto Celio ValadaoVilma Lucia Macagnan CarvalhoLuciola Licinio de C P SantosRosalina Batista BragaJanine Gisele Le SannDirce Maria Antunes SuertegarayValeria de Oliveira Roque Ascencao2019-08-13T12:16:43Z2019-08-13T12:16:43Z2009-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/MPBB-7Y5MBJinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-15T01:57:52Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/MPBB-7Y5MBJRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-15T01:57:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental |
title |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental Valeria de Oliveira Roque Ascencao Geografia Relevo Formação de professores Ensino fundamental |
title_short |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do Ensino Fundamental |
author |
Valeria de Oliveira Roque Ascencao |
author_facet |
Valeria de Oliveira Roque Ascencao |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roberto Celio Valadao Vilma Lucia Macagnan Carvalho Luciola Licinio de C P Santos Rosalina Batista Braga Janine Gisele Le Sann Dirce Maria Antunes Suertegaray |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valeria de Oliveira Roque Ascencao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Relevo Formação de professores Ensino fundamental |
topic |
Geografia Relevo Formação de professores Ensino fundamental |
description |
Este trabalho teve como objeto de investigação a identificação dos conhecimentos mobilizados pelos docentes geógrafos quando do trabalho com o conteúdo relevo e suas dinâmicas, nos anos finais do Ensino Fundamental. Trabalhos cujo tema central sejam os conhecimentos do professor enquadram-se no campo de estudos referentes à Formação Docente. Nos últimos vinte anos pôde-se observar a implementação de um conjunto de reformas voltadas para reorganização do sistema educacional brasileiro. Tais medidas frutificaram na elaboração e vigência de políticas e ações, das quais decorreram reformas educativas. A abrangência dessas reformas se faz visível através do estabelecimento da nov Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBN 9394/96, do estabelecimento de avaliações do sistema educativo, da avaliação e distribuição de livros didáticos, entre outras, voltadas à democratização do ensino básico. Tais ações reverberam na prática docente, portanto, diante de um cenário de revisões e medidas, o professor ganha visibilidade. A formação docente não fica isenta das críticas e revisões. Considera-se que essas devam pautar-se em investigações que façam vir à tona as posturas e compreensões docentes. Assim, assume-se fundamental investigar como o docente se desloca frente ao conhecimento que ensina. Apoiado nessas ideias buscou-se através do desenvolvimento de entrevista, da investigação em livros didáticos e do perene diálogo com a literatura especializada, identificar quais são os conhecimentos sobre o conteúdo relevo assumidos pelos professores como mais relevantes a serem abordados, junto aos alunos do final do Ensino Fundamental. Buscou-se também identificar sob quais bases se estruturam as seleções docentes frente a esse conteúdo. Os dados levantados indicaram uma tradição respaldada por aspectos oriundos da formação inicial do professor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-14 2019-08-13T12:16:43Z 2019-08-13T12:16:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7Y5MBJ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7Y5MBJ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829718998024192 |