Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elizete Raimunda Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6CJ2A
Resumo: Como principal agência de letramento (KLEIMAN, 1995) de nossa sociedade, a escola tem seus gêneros próprios, que, a despeito de sua relevância, raramente são alvo do trabalho pedagógico. Entre esses gêneros, encontra-se o resumo escolar, que pode ser, para o estudante, um importante instrumento para a aquisição de conhecimentos de diferentes disciplinas. Nesta pesquisa, propus e analisei um Projeto de Ensino cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita, a partir da retextualização (MARCUSCHI, 2001; DELLISOLA, 2007) de textos do domínio didático para resumos. Esse projeto, de natureza interdisciplinar, foi implementado junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do município de Carandaí (MG). Inicialmente, foi aplicado um questionário sobre práticas de leitura e escrita dos estudantes e realizada uma avaliação diagnóstica por meio da produção de um resumo de um capítulo do livro didático de História utilizado pela turma. A partir dos dados coletados, foram planejadas e aplicadas as oficinas, que procuraram realizar um trabalho sistemático com estratégias de leitura dos textos. O produto final do projeto foi um resumo escolar de um capítulo do livro de História, digitado, impresso e entregue aos alunos de outra turma de 9º ano, que não participaram do projeto. Minhas análises indicam que as atividades desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita previstas no Currículo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa, referência para o ensino na escola em questão, contribuindo para que os alunos deixassem de ser meros decodificadores de informações dos textos de História.
id UFMG_dcbec8f9ac33c58ece155bfbe164ac6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B6CJ2A
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leandro Rodrigues Alves DinizAdriane Teresinha SartoriDeise Prina DutraElizete Raimunda Pereira2019-08-11T00:12:44Z2019-08-11T00:12:44Z2016-11-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6CJ2AComo principal agência de letramento (KLEIMAN, 1995) de nossa sociedade, a escola tem seus gêneros próprios, que, a despeito de sua relevância, raramente são alvo do trabalho pedagógico. Entre esses gêneros, encontra-se o resumo escolar, que pode ser, para o estudante, um importante instrumento para a aquisição de conhecimentos de diferentes disciplinas. Nesta pesquisa, propus e analisei um Projeto de Ensino cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita, a partir da retextualização (MARCUSCHI, 2001; DELLISOLA, 2007) de textos do domínio didático para resumos. Esse projeto, de natureza interdisciplinar, foi implementado junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do município de Carandaí (MG). Inicialmente, foi aplicado um questionário sobre práticas de leitura e escrita dos estudantes e realizada uma avaliação diagnóstica por meio da produção de um resumo de um capítulo do livro didático de História utilizado pela turma. A partir dos dados coletados, foram planejadas e aplicadas as oficinas, que procuraram realizar um trabalho sistemático com estratégias de leitura dos textos. O produto final do projeto foi um resumo escolar de um capítulo do livro de História, digitado, impresso e entregue aos alunos de outra turma de 9º ano, que não participaram do projeto. Minhas análises indicam que as atividades desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita previstas no Currículo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa, referência para o ensino na escola em questão, contribuindo para que os alunos deixassem de ser meros decodificadores de informações dos textos de História.As the main literacy agency (KLEIMAN, 1995) of our society, schools have specific genres, which, despite their relevance, are rarely target of pedagogical work. Among these genres, there is the school summary, which can be an important tool for the student knowledge acquisition of different disciplines. In this research, propose an educational project whose main objective is to contribute to the development of different reading and writing skills, from retextualization (Marcuschi, 2001; Dell'isola, 2007) of didactic domain texts to summaries. This project, of an interdisciplinary nature, was carried out with students in the 9th grade of an elementary public school in the city of Carandaí (MG). First, students answered a questionnaire on reading and writing practices and produced a workshops were planned and implemented, which sought to carry out a systematic work with text reading strategies. The project final product was a school summary of a chapter of the same History book. The summary was typed, printed and delivered to students of another 9th grade class, who were not involved in the project. My analysis indicates that the activities have contributed to the development of different reading and writing skills provided in the Common Basic Curriculum (CBC) of Portuguese Language, which is the reference for teaching at the school in question, showing how students can go beyond information decoding of History texts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInteresses na leituraLetramentoLíngua portuguesa Estudo e ensinoRedaçãoLíngua portuguesa Métodos de ensinoProdução de textosResumo EscolarEstratégias de LeituraRetextualizaçãoEstratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdfapplication/pdf28031444https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6CJ2A/1/disserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdffe8edc4bd1ab5a9141b8e79f2dff7032MD51TEXTdisserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf.txtdisserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf.txtExtracted texttext/plain287906https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6CJ2A/2/disserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf.txtffcc7a8a52ef42c4f32b4e0fb2d756bcMD521843/BUOS-B6CJ2A2019-11-14 09:24:51.522oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B6CJ2ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:24:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental
title Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental
spellingShingle Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental
Elizete Raimunda Pereira
Resumo Escolar
Estratégias de Leitura
Retextualização
Interesses na leitura
Letramento
Língua portuguesa Estudo e ensino
Redação
Língua portuguesa Métodos de ensino
Produção de textos
title_short Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental
title_full Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental
title_fullStr Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental
title_sort Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental
author Elizete Raimunda Pereira
author_facet Elizete Raimunda Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leandro Rodrigues Alves Diniz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adriane Teresinha Sartori
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Deise Prina Dutra
dc.contributor.author.fl_str_mv Elizete Raimunda Pereira
contributor_str_mv Leandro Rodrigues Alves Diniz
Adriane Teresinha Sartori
Deise Prina Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Resumo Escolar
Estratégias de Leitura
Retextualização
topic Resumo Escolar
Estratégias de Leitura
Retextualização
Interesses na leitura
Letramento
Língua portuguesa Estudo e ensino
Redação
Língua portuguesa Métodos de ensino
Produção de textos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Interesses na leitura
Letramento
Língua portuguesa Estudo e ensino
Redação
Língua portuguesa Métodos de ensino
Produção de textos
description Como principal agência de letramento (KLEIMAN, 1995) de nossa sociedade, a escola tem seus gêneros próprios, que, a despeito de sua relevância, raramente são alvo do trabalho pedagógico. Entre esses gêneros, encontra-se o resumo escolar, que pode ser, para o estudante, um importante instrumento para a aquisição de conhecimentos de diferentes disciplinas. Nesta pesquisa, propus e analisei um Projeto de Ensino cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita, a partir da retextualização (MARCUSCHI, 2001; DELLISOLA, 2007) de textos do domínio didático para resumos. Esse projeto, de natureza interdisciplinar, foi implementado junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do município de Carandaí (MG). Inicialmente, foi aplicado um questionário sobre práticas de leitura e escrita dos estudantes e realizada uma avaliação diagnóstica por meio da produção de um resumo de um capítulo do livro didático de História utilizado pela turma. A partir dos dados coletados, foram planejadas e aplicadas as oficinas, que procuraram realizar um trabalho sistemático com estratégias de leitura dos textos. O produto final do projeto foi um resumo escolar de um capítulo do livro de História, digitado, impresso e entregue aos alunos de outra turma de 9º ano, que não participaram do projeto. Minhas análises indicam que as atividades desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita previstas no Currículo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa, referência para o ensino na escola em questão, contribuindo para que os alunos deixassem de ser meros decodificadores de informações dos textos de História.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T00:12:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T00:12:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6CJ2A
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6CJ2A
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6CJ2A/1/disserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6CJ2A/2/disserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fe8edc4bd1ab5a9141b8e79f2dff7032
ffcc7a8a52ef42c4f32b4e0fb2d756bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589573014454272