Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6CJ2A |
Resumo: | Como principal agência de letramento (KLEIMAN, 1995) de nossa sociedade, a escola tem seus gêneros próprios, que, a despeito de sua relevância, raramente são alvo do trabalho pedagógico. Entre esses gêneros, encontra-se o resumo escolar, que pode ser, para o estudante, um importante instrumento para a aquisição de conhecimentos de diferentes disciplinas. Nesta pesquisa, propus e analisei um Projeto de Ensino cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita, a partir da retextualização (MARCUSCHI, 2001; DELLISOLA, 2007) de textos do domínio didático para resumos. Esse projeto, de natureza interdisciplinar, foi implementado junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do município de Carandaí (MG). Inicialmente, foi aplicado um questionário sobre práticas de leitura e escrita dos estudantes e realizada uma avaliação diagnóstica por meio da produção de um resumo de um capítulo do livro didático de História utilizado pela turma. A partir dos dados coletados, foram planejadas e aplicadas as oficinas, que procuraram realizar um trabalho sistemático com estratégias de leitura dos textos. O produto final do projeto foi um resumo escolar de um capítulo do livro de História, digitado, impresso e entregue aos alunos de outra turma de 9º ano, que não participaram do projeto. Minhas análises indicam que as atividades desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita previstas no Currículo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa, referência para o ensino na escola em questão, contribuindo para que os alunos deixassem de ser meros decodificadores de informações dos textos de História. |
id |
UFMG_dcbec8f9ac33c58ece155bfbe164ac6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B6CJ2A |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Leandro Rodrigues Alves DinizAdriane Teresinha SartoriDeise Prina DutraElizete Raimunda Pereira2019-08-11T00:12:44Z2019-08-11T00:12:44Z2016-11-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6CJ2AComo principal agência de letramento (KLEIMAN, 1995) de nossa sociedade, a escola tem seus gêneros próprios, que, a despeito de sua relevância, raramente são alvo do trabalho pedagógico. Entre esses gêneros, encontra-se o resumo escolar, que pode ser, para o estudante, um importante instrumento para a aquisição de conhecimentos de diferentes disciplinas. Nesta pesquisa, propus e analisei um Projeto de Ensino cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita, a partir da retextualização (MARCUSCHI, 2001; DELLISOLA, 2007) de textos do domínio didático para resumos. Esse projeto, de natureza interdisciplinar, foi implementado junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do município de Carandaí (MG). Inicialmente, foi aplicado um questionário sobre práticas de leitura e escrita dos estudantes e realizada uma avaliação diagnóstica por meio da produção de um resumo de um capítulo do livro didático de História utilizado pela turma. A partir dos dados coletados, foram planejadas e aplicadas as oficinas, que procuraram realizar um trabalho sistemático com estratégias de leitura dos textos. O produto final do projeto foi um resumo escolar de um capítulo do livro de História, digitado, impresso e entregue aos alunos de outra turma de 9º ano, que não participaram do projeto. Minhas análises indicam que as atividades desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita previstas no Currículo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa, referência para o ensino na escola em questão, contribuindo para que os alunos deixassem de ser meros decodificadores de informações dos textos de História.As the main literacy agency (KLEIMAN, 1995) of our society, schools have specific genres, which, despite their relevance, are rarely target of pedagogical work. Among these genres, there is the school summary, which can be an important tool for the student knowledge acquisition of different disciplines. In this research, propose an educational project whose main objective is to contribute to the development of different reading and writing skills, from retextualization (Marcuschi, 2001; Dell'isola, 2007) of didactic domain texts to summaries. This project, of an interdisciplinary nature, was carried out with students in the 9th grade of an elementary public school in the city of Carandaí (MG). First, students answered a questionnaire on reading and writing practices and produced a workshops were planned and implemented, which sought to carry out a systematic work with text reading strategies. The project final product was a school summary of a chapter of the same History book. The summary was typed, printed and delivered to students of another 9th grade class, who were not involved in the project. My analysis indicates that the activities have contributed to the development of different reading and writing skills provided in the Common Basic Curriculum (CBC) of Portuguese Language, which is the reference for teaching at the school in question, showing how students can go beyond information decoding of History texts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInteresses na leituraLetramentoLíngua portuguesa Estudo e ensinoRedaçãoLíngua portuguesa Métodos de ensinoProdução de textosResumo EscolarEstratégias de LeituraRetextualizaçãoEstratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdfapplication/pdf28031444https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6CJ2A/1/disserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdffe8edc4bd1ab5a9141b8e79f2dff7032MD51TEXTdisserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf.txtdisserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf.txtExtracted texttext/plain287906https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6CJ2A/2/disserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf.txtffcc7a8a52ef42c4f32b4e0fb2d756bcMD521843/BUOS-B6CJ2A2019-11-14 09:24:51.522oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B6CJ2ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:24:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental |
title |
Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental |
spellingShingle |
Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental Elizete Raimunda Pereira Resumo Escolar Estratégias de Leitura Retextualização Interesses na leitura Letramento Língua portuguesa Estudo e ensino Redação Língua portuguesa Métodos de ensino Produção de textos |
title_short |
Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental |
title_full |
Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental |
title_fullStr |
Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental |
title_sort |
Estratégias de leitura de textos de história em aulas de língua portuguesa: uma experiência com o gênero resumo escolar no ensino fundamental |
author |
Elizete Raimunda Pereira |
author_facet |
Elizete Raimunda Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leandro Rodrigues Alves Diniz |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Adriane Teresinha Sartori |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Deise Prina Dutra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elizete Raimunda Pereira |
contributor_str_mv |
Leandro Rodrigues Alves Diniz Adriane Teresinha Sartori Deise Prina Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resumo Escolar Estratégias de Leitura Retextualização |
topic |
Resumo Escolar Estratégias de Leitura Retextualização Interesses na leitura Letramento Língua portuguesa Estudo e ensino Redação Língua portuguesa Métodos de ensino Produção de textos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Interesses na leitura Letramento Língua portuguesa Estudo e ensino Redação Língua portuguesa Métodos de ensino Produção de textos |
description |
Como principal agência de letramento (KLEIMAN, 1995) de nossa sociedade, a escola tem seus gêneros próprios, que, a despeito de sua relevância, raramente são alvo do trabalho pedagógico. Entre esses gêneros, encontra-se o resumo escolar, que pode ser, para o estudante, um importante instrumento para a aquisição de conhecimentos de diferentes disciplinas. Nesta pesquisa, propus e analisei um Projeto de Ensino cujo objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita, a partir da retextualização (MARCUSCHI, 2001; DELLISOLA, 2007) de textos do domínio didático para resumos. Esse projeto, de natureza interdisciplinar, foi implementado junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do município de Carandaí (MG). Inicialmente, foi aplicado um questionário sobre práticas de leitura e escrita dos estudantes e realizada uma avaliação diagnóstica por meio da produção de um resumo de um capítulo do livro didático de História utilizado pela turma. A partir dos dados coletados, foram planejadas e aplicadas as oficinas, que procuraram realizar um trabalho sistemático com estratégias de leitura dos textos. O produto final do projeto foi um resumo escolar de um capítulo do livro de História, digitado, impresso e entregue aos alunos de outra turma de 9º ano, que não participaram do projeto. Minhas análises indicam que as atividades desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento de diferentes habilidades de leitura e escrita previstas no Currículo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa, referência para o ensino na escola em questão, contribuindo para que os alunos deixassem de ser meros decodificadores de informações dos textos de História. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T00:12:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T00:12:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6CJ2A |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6CJ2A |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6CJ2A/1/disserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B6CJ2A/2/disserta__o_completa____ltima_vers_o___21_02_17.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe8edc4bd1ab5a9141b8e79f2dff7032 ffcc7a8a52ef42c4f32b4e0fb2d756bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589573014454272 |