Formação continuada das professoras da educação infantil: ações do município de Montes Claros / MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina Coele Cordeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TJPE
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar as ações de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Montes Claros destinadas às professoras da Educação Infantil na gestão administrativa 2013 -2016. O trabalho descreve e analisa as ações da SME, bem como os significados atribuídos pelas professoras e supervisoras que atuam na Educação Infantil (EI). Para levantamento das informações necessárias à pesquisa utilizaram-se estratégias da pesquisa qualitativa: consulta de documentos produzidos pela Prefeitura de Montes Claros e pelo Sistema Municipal de Educação (SME), bem como entrevistas semiestruturadas. Estas, inicialmente, foram realizadas com três gestoras (coordenadora da EI, analista educacional e encarregada de setor da Educação do Campo) que atuam na Secretaria Municipal de Educação. Tais recursos foram empregados com a intenção de caracterizar a Educação Infantil no município, bem como identificar as ações de formação continuada ofertadas às professoras da Educação Infantil. Além das gestoras, também foram entrevistadas supervisoras e professoras que atuam nas Instituições de Educação Infantil do município visando-se a compreensão dos significados que essas profissionais atribuem às formações ofertadas. Para esta seleção, buscou-se abranger a atuação na zona urbana e rural, nos tipos de instituições (Centro Municipal de EI, escolas municipais e conveniadas) e nas subfaixas - creche e pré-escola. Foram entrevistadas 13 professoras 9 atuantes na zona urbana, 4 na zona rural - e 11 supervisoras 8 atuantes na zona urbana, 3 na zona rural. Através da pesquisa identificou-se na gestão 2013-2016 a presença de três ações da SME que influenciaram direta ou indiretamente na formação das professoras, sendo elas: a contratação de uma empresa para prestação de serviços de consultoria, a legalização de uma carga horária específica para formação continuada das professoras designada Atividades Complementares (AC) e a contratação de um Sistema de Ensino Apostilado. Os resultados indicam que as ações de formação associadas a práticas e instrumentos voltados para organização e sistematização do trabalho de supervisoras e professoras da Educação Infantil ensejaram redução da autonomia desses sujeitos, revelando a implementação de uma lógica técnico-instrumental. Além disso, tais ações levaram, na avaliação das professoras, a intensificação do trabalho por meio de inclusão de tarefas não diretamente relacionadas ao trabalho com as crianças.
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Estas, inicialmente, foram realizadas com três gestoras (coordenadora da EI, analista educacional e encarregada de setor da Educação do Campo) que atuam na Secretaria Municipal de Educação. Tais recursos foram empregados com a intenção de caracterizar a Educação Infantil no município, bem como identificar as ações de formação continuada ofertadas às professoras da Educação Infantil. Além das gestoras, também foram entrevistadas supervisoras e professoras que atuam nas Instituições de Educação Infantil do município visando-se a compreensão dos significados que essas profissionais atribuem às formações ofertadas. Para esta seleção, buscou-se abranger a atuação na zona urbana e rural, nos tipos de instituições (Centro Municipal de EI, escolas municipais e conveniadas) e nas subfaixas - creche e pré-escola. Foram entrevistadas 13 professoras 9 atuantes na zona urbana, 4 na zona rural - e 11 supervisoras 8 atuantes na zona urbana, 3 na zona rural. Através da pesquisa identificou-se na gestão 2013-2016 a presença de três ações da SME que influenciaram direta ou indiretamente na formação das professoras, sendo elas: a contratação de uma empresa para prestação de serviços de consultoria, a legalização de uma carga horária específica para formação continuada das professoras designada Atividades Complementares (AC) e a contratação de um Sistema de Ensino Apostilado. Os resultados indicam que as ações de formação associadas a práticas e instrumentos voltados para organização e sistematização do trabalho de supervisoras e professoras da Educação Infantil ensejaram redução da autonomia desses sujeitos, revelando a implementação de uma lógica técnico-instrumental. Além disso, tais ações levaram, na avaliação das professoras, a intensificação do trabalho por meio de inclusão de tarefas não diretamente relacionadas ao trabalho com as crianças.This dissertation had as objective to analyze the actions of continuous formation of the Municipal Secretary of Education (SME) of Montes Claros destined to the teachers of the Infantile Education in the administrative management 2013-2016. The paper describes and analyzes the actions of the SME, as well as the meanings attributed by the teachers and supervisors who work in Early Childhood Education (EI). In order to gather the information needed for the research, qualitative research strategies were used: consultation of documents produced by the Municipality of Montes Claros and the Municipal Education System (SME), as well as semistructured interviews. These were initially carried out with 3 managers (EI coordinator, educational analyst and in charge of the field education sector) who work in the Municipal Education Department. These resources were used with the intention of characterizing Early Childhood Education in the municipality, as well as identifying the continuing education actions offered to Early Childhood Education teachers. In addition to the managers, supervisors and teachers were also interviewed who work in the Children's Education Institutions of the municipality, aiming to understand the meanings that these professionals attribute to the offered formations. For this selection, we sought to cover the activities in the urban and rural areas, in the types of institutions (EI Municipal Center, municipal schools and contracted schools) and sub-bands - nursery and pre-school. We interviewed 13 teachers - 9 working in the urban area and 4 in the rural area - and 11 supervisors - 8 working in the urban area and 3 in the rural area. Through the research, the presence of three SME actions that directly or indirectly influenced the teachers' training was identified in the 2013-2016 management: the hiring of a company to provide consulting services, the legalization of a specific workload for the continued formation of the teachers - called Complementary Activities (AC) - and the contracting of a Teaching Teaching System. The results indicate that the training actions associated with practices and instruments aimed at the organization and systematization of the work of supervisors and teachers of Early Childhood Education have led to a reduction in the autonomy of these subjects, revealing the implementation of a technical-instrumental logic. In addition, these actions led, in the evaluation of the teachers, to intensify work by including tasks not directly related to working with children.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação e Estado Montes Claros (MG)Educação de crianças Montes Claros (MG)Montes Claros (MG) Sistema Municipal de EducaçãoEducaçãoProfessores Formação Montes Claros (MG)Formação Continuada de ProfessorasEducação InfantilSistema Municipal de Educação de Montes ClarosFormação continuada das professoras da educação infantil: ações do município de Montes Claros / MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_final_regina.pdfapplication/pdf3692099https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5TJPE/1/dissertacao_final_regina.pdf865a19d877e3b25e386a620dae848598MD51TEXTdissertacao_final_regina.pdf.txtdissertacao_final_regina.pdf.txtExtracted texttext/plain344547https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B5TJPE/2/dissertacao_final_regina.pdf.txt85a864a57268a2a96484cb4708dfdd54MD521843/BUOS-B5TJPE2019-11-14 15:41:47.85oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B5TJPERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:41:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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