spelling |
Simone de Araujo Esteves SantanaRosangela Castilho Ferreira Motta2019-08-10T16:56:56Z2019-08-10T16:56:56Z2013-07-10http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D9GQ7Neste trabalho, o objetivo é analisar as contribuições de uma sequência de atividades, próxima da abordagem investigativa, para o desenvolvimento das ideias dos alunos do 8º ano do ensino fundamental sobre sexualidade, especificamente, acerca da diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero. A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática contendo atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, de filme e de pesquisa escolar. Antes da sequência didática, foi aplicado um questionário inicial para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto em pauta, seguida de atividades do tipo: pesquisas bibliográficas, estudo de textos, filme, questões escritas, roda de discussão para verificar se houve desenvolvimento das ideias e das atitudes relativas à sexualidade, sexo, gênero, orientação sexual. Juntamente com a aplicação dos questionários inicial e final, essas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. Alguns aspectos foram considerados, como conceitos equivocados no questionário inicial, por exemplo, de orientação sexual e de identidade de gênero, que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se, nas atividades finais, a formação de conceitos e atitudes mais elaboradas, argumentações mais significativas, e declarações e posturas menos preconceituosas e limitadas, evidenciando que houve aprendizagem. Apesar desses resultados promissores, foram constatadas algumas limitações que pude perceber ao questionar aos alunos sobre sexo, uma vez que o termo ainda era referido por eles somente como ato sexual e não como semelhante à dimensão biológica que define o que é macho e o que é fêmea.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação sexualEducaçãoCiência Estudo e ensinoIdentidade de gêneroSexualidadeOrientação sexualEnsino de CiênciasAtividades investigativasSexualidade na adolescência: contribuições de uma sequência de atividades com caráter investigativo para o desenvolvimento das concepções sobre a diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero em alunos do 8º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___10.09.2013___ros_ngela___entregue_ao_enci.pdfapplication/pdf1748150https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9D9GQ7/1/monografia___10.09.2013___ros_ngela___entregue_ao_enci.pdf4789ae6262f26cd0d66707131c4b5801MD51TEXTmonografia___10.09.2013___ros_ngela___entregue_ao_enci.pdf.txtmonografia___10.09.2013___ros_ngela___entregue_ao_enci.pdf.txtExtracted texttext/plain142464https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9D9GQ7/2/monografia___10.09.2013___ros_ngela___entregue_ao_enci.pdf.txta1beecb4587c00edf517eb49c62d81eaMD521843/BUOS-9D9GQ72019-11-14 09:34:10.603oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9D9GQ7Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:34:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|