A pedagogia da ferramenta: estratégias de produção, mobilização e formalização de saberes tácitos criadas pelos ferramenteiros de uma indústria metalúrgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldo Marcio Alves dos Santos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DKDT
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo as estratégias que os ferramenteiros de uma indústria metalúrgica da região metropolitana de Belo Horizonte criam para produzir, mobilizar e formalizar os seus saberes tácitos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou, além da revisão bibliográfica e documentos produzidos pelos trabalhadores, entrevistas semi-estruturadas realizadas com os ferramenteiros e observações de campo. O interesse pelo objeto dessa pesquisa surgiu das nossas reflexões como trabalhador metalúrgico e da constatação de que a literatura que discute a presença de saberes no processo de trabalho não aborda as estratégias criadas por um tipo de trabalhador: o ferramenteiro. Para desvelar o objeto dessa dissertação utilizamos referenciais teóricos que discutem os modelos de organização e gestão do trabalho, bem como os autores que seguindo a tradição marxiana referendam o princípio educativo do trabalho. Contamos, também, com os autores que a partir da noção, oriunda da ergonomia, de trabalho prescrito e trabalho real discutem a presença do saber tácito no processo produtivo. E, ainda, recorremos aos autores que analisam os saberes tácitos sob pontos de vistas variados.
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