Nocagions: relações entre escrita e notação em John Cage e Hélio Oiticica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-AVZJJ7 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por foco os escritos do artista plástico carioca Hélio Oiticica e do compositor estadunidense John Cage, em especial a relação entre tais escritos e as formas de notação que, partindo do âmbito da música, se generalizam em múltiplas práticas artísticas ao longo dos anos 1960, assim como o lugar de tais artefatos no quadro artístico e cultural da contemporaneidade. Para tanto, lançamos mão de duas concepções diferentes de interação entre as lógicas da escrita eda notação musical partitura-texto e texto-partitura , contextualizando-as no quadro das relações entre oralidade, escrita, visualidade e gravação de áudio. Nos escritos de Cage são examinadas as preparações textuais que os recortam e informam, especialmente por via de estratégias heterodoxas de leitura, citação e fragmentação, concretizando a concepção do autor da literatura como forma híbrida espaço-temporal, articulada na analogia biológica com osmixomicetos. Em Oiticica, buscamos a especificidade dos seus escritos do período novaiorquino, caracterizada pelo uso da escrita como instrumento e pela concepção do texto como container. É proposto que tais traços se relacionam com o diálogo do artista carioca com os textos de Cage e de outros artistas da linhagem cageana da vanguarda novaiorquina de então. Diálogo, por um lado, informado pela referência à música que atravessa todas as fases da obra e do pensamento deOiticica e, por outro, tencionado pela determinação subversiva do artista em relação à assimetria geopolítica do mundo da arte. Em seguida, são elencadas indagações sobre o lugar da obra do artista e do compositor no panorama contemporâneo da arte e da cultura, enfatizando aimpossibilidade de classificá-los no quadro de uma oposição entre modernismo e pósmodernismo, assim como o fato de que ambos continuam se fazendo presentes nos debates atuais tanto pela evocação quanto pelo questionamento de suas posições e , por fim, o lugar das próprias idéias de vanguarda e experimentalidade no quadro de um mundo interligado pela web. |
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Wander Melo MirandaEneida Maria de SouzaGustavo Silveira RibeiroFrederico Oliveira CoelhoValério Fiel da CostaMiguel de Avila Duarte2019-08-13T07:51:10Z2019-08-13T07:51:10Z2017-05-12http://hdl.handle.net/1843/LETR-AVZJJ7Esta pesquisa tem por foco os escritos do artista plástico carioca Hélio Oiticica e do compositor estadunidense John Cage, em especial a relação entre tais escritos e as formas de notação que, partindo do âmbito da música, se generalizam em múltiplas práticas artísticas ao longo dos anos 1960, assim como o lugar de tais artefatos no quadro artístico e cultural da contemporaneidade. Para tanto, lançamos mão de duas concepções diferentes de interação entre as lógicas da escrita eda notação musical partitura-texto e texto-partitura , contextualizando-as no quadro das relações entre oralidade, escrita, visualidade e gravação de áudio. Nos escritos de Cage são examinadas as preparações textuais que os recortam e informam, especialmente por via de estratégias heterodoxas de leitura, citação e fragmentação, concretizando a concepção do autor da literatura como forma híbrida espaço-temporal, articulada na analogia biológica com osmixomicetos. Em Oiticica, buscamos a especificidade dos seus escritos do período novaiorquino, caracterizada pelo uso da escrita como instrumento e pela concepção do texto como container. É proposto que tais traços se relacionam com o diálogo do artista carioca com os textos de Cage e de outros artistas da linhagem cageana da vanguarda novaiorquina de então. Diálogo, por um lado, informado pela referência à música que atravessa todas as fases da obra e do pensamento deOiticica e, por outro, tencionado pela determinação subversiva do artista em relação à assimetria geopolítica do mundo da arte. Em seguida, são elencadas indagações sobre o lugar da obra do artista e do compositor no panorama contemporâneo da arte e da cultura, enfatizando aimpossibilidade de classificá-los no quadro de uma oposição entre modernismo e pósmodernismo, assim como o fato de que ambos continuam se fazendo presentes nos debates atuais tanto pela evocação quanto pelo questionamento de suas posições e , por fim, o lugar das próprias idéias de vanguarda e experimentalidade no quadro de um mundo interligado pela web.This research is focused on the writings of the Brazilian visual artist Hélio Oiticica and those of the American composer John Cage. It deals in particular with the relationship between such writings and the multiple forms of notation which, coming from the context of music, becamewidely used in different fields of the arts throughout the 1960s, as well as the place of such artifacts in the contemporary art world and culture at large. To this end we use two different conceptions of interaction between the logics of writing and musical notation score-text and text-score highlighting the connection between them and the practices of orality, writing, visuality and audio recording. The textual preparations that inform and deform Cages writings, notably through non usual strategies of reading, quotations and fragmentation, are examined, as is his peculiar concept of Literature as a space-time hybrid form, defined by his biological analogy with myxomycetes. In Oiticica, we sought the specificity of his writings from the New York period, characterized by the use of writing as a tool and the text as container. It is proposed that such traits are related to the dialogue of the Rio de Janeiro artist with the texts of Cage and other artists in the cagean tradition of the New York avant-garde of that time. Dialogue which is informed, on the one hand, by a interest in music that goes through all phases of Oiticica's workand thought and, on the other, by the artist subversive approach to the geopolitical asymmetry of the art world. Questions about the relevance the artists and the composers work in the contemporary field are asked, stressing the impossibility of confining them in the opposition between modernism and the postmodernism. Both have at the same time been mentioned as validation and questioned in current discussions and both take part of the recent reconfiguration of the ideas of the avant-garde and the experimental in the context of web.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte e literaturaLiteratura História e críticaEscritaOiticica, Helio , 1937-1980 Crítica e interpretaçãoCage, John Crítica e interpretaçãoMúsica e literaturapartitura-textoHélio Oiticicatexto-partituraJohn CageNocagions: relações entre escrita e notação em John Cage e Hélio Oiticicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_miguel__vila_duarte.pdfapplication/pdf7466321https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AVZJJ7/1/tese_miguel__vila_duarte.pdf4094439d81ea6c23731fd6a6f0827d6aMD51TEXTtese_miguel__vila_duarte.pdf.txttese_miguel__vila_duarte.pdf.txtExtracted texttext/plain657139https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AVZJJ7/2/tese_miguel__vila_duarte.pdf.txt8f54beb515ada016990c5a69b484057eMD521843/LETR-AVZJJ72019-11-14 22:03:35.355oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AVZJJ7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:03:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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