Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_df3087450e15c520f83778754935dfd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SHQAJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Clarice MarcolinoMaria Ines Barreiros SennaLuiz Guilherme Loivos de Azevedo2019-08-11T00:40:42Z2019-08-11T00:40:42Z2013-08-09http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SHQAJNo ano de 2007 a Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) assinou sua atual Proposta Política Pedagógica onde afirma em sua Organização Pedagógica da Educação e do Ensino que o currículo de seus cursos será operacionalizado mediante a adoção de metodologiasativas de ensino e aprendizagem, visando a problematização. Entretanto, no curso para formação de Técnicos em Saúde Bucal, ainda não há a utilização da metodologia da problematização em sua plenitude conceitual. Sendo assim, esse projeto de intervenção tem como objetivo aplicar um instrumento de análise qualitativa como recurso facilitador para o uso da metodologia da problematização. O instrumento terá como objetivo permitir que os discentes aproximem-se da realidade da comunidade atendida pelas Unidades Básicas de Saúde de uma regional do Distrito Federal e comparem o entendimento que a equipe de odontologia possui sobre temas relacionados à promoção de saúde bucal e a percepção daquela comunidade sobre o mesmo assunto. Das divergências evidenciados por essa análise, entre comunidade e equipe de saúde, um deles será escolhido para ser trabalhado por um grupo de alunos, fazendo uso do Método do Arco de Maguerez. As propostas construídas como produto do estudo feito com o Arco serão apresentadas em seminário e discutidas em sala com outros grupos e, em seguida, deverão ser colocadas em prática como parte de umtrabalho de final de curso. Dessa maneira, esse projeto pretende aproximar os alunos do curso de formação em Técnico em Saúde Bucal da ETESB da realidade para qual estão sendo formados, e permitir que os mesmos se familiarizarem com algumas dificuldades vividas emserviço e, principalmente, permitir que participem como agentes e atores da transformação da prática social em busca de melhores resultados na promoção de saúde bucalIn 2007, the Brasilia Technical School of Health ETESB - subscribed to its current Political-Pedagogical policy in which it was stated that the syllabus of each of the courses would be implemented following learner-centered teaching and learning methodologies, by means ofProblematization. To this day, in the training course for technicians in Oral Health, the Problematization Methodology in its conceptual comprehensiveness has not yet been fully implemented. Hence, this intervention project introduces the application of a qualitative analysis instrument with the purpose of facilitating the use of the ProblematizationMethodology. The qualitative analysis instrument aims at allowing the trainees to access the reality of the communities served by the Basic Health Care Units of one specific borough of the Federal District, making a comparison between the Dentistry team and the communitys perceptions of issues related to Oral Health. Once the points of divergence are identified, each group of trainees will select one to be developed, making use of the Maguerez Arc method. The proposals ellaborated by means of the study conducted with the arc, will be presented in the form of workshops, and discussed with the whole group. After that, they will be put into practice through an end-of-course final project. By doing that, this intervention project intends to bring the trainees closer to the reality they are being prepared to work with, creating opportunities for these developing professionals to become more familiar with real-life adversities, and above all, allowing them to becomeagents of change in society, seeking better results in the quest for the dissemination of oral health.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEducaçãoPedagogia da ProblematizaçãoArco de MaguerezProposta de aplicação de um instrumento no Curso de Formação de Técnico em Saúde Bucal como recurso facilitador para o uso da Metodologia da Problematização - Projeto Pilotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluiz_guilherme_loivos_de_azevedo__1_.pdfapplication/pdf2198545https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHQAJ/1/luiz_guilherme_loivos_de_azevedo__1_.pdf64924abe522850160dfd81bc87e7b329MD51TEXTluiz_guilherme_loivos_de_azevedo__1_.pdf.txtluiz_guilherme_loivos_de_azevedo__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain53261https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SHQAJ/2/luiz_guilherme_loivos_de_azevedo__1_.pdf.txtab766cc4eeff44d1634db105cc1539dcMD521843/VRNS-9SHQAJ2019-11-14 05:46:34.861oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SHQAJRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:46:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547900869804032