Estratégias de resistência dos artefatos políticos de Zuzu Angel: testemunho & crítica nas relações entre a moda, a arte e o design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angélica Oliveira Adverse
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.18682/cdc.vi139.5089
http://hdl.handle.net/1843/53153
https://orcid.org/0000-0002-8938-8819
Resumo: Nos anos de 1970, a estilista/designer Zuzu Angel engajou-se em defesa da democracia por intermédio de suas criações. Após o assassinato do seu filho Stuart Angel pela ditadura militar brasileira (1964-1985), ela iniciou intervenções críticas com intuito de denunciar a violência do Estado. Para tanto, concebeu coleções representando os conflitos e a tortura utilizada pelo regime militar contra prisioneiros políticos. Em 1971, realizou um desfile narrando por meio de estampas, bordados e textos, testemunhos sobre a história contemporânea brasileira. O vestido intitulado Anjo tornou-se a peça icônica da coleção a partir da qual ela bordou uma narrativa visual denunciando a necropolítica. A partir dessa criação, analisaremos o artefato político, servindo-nos da pesquisa de Winner (1980) a fim de propor uma correspondência com o Design Crítico. Seguindo as noções apresentadas por Dunne e Raby, analisaremos a ação política e o pensamento crítico no design. Nesse aspecto, nos deteremos sobre o sentido de política por autores como Arendt (2002), Benjamin (2012) e Bensaïd (2008). Por fim, apresentaremos a análise de Disalvo (2012) e Mouffe (2000) a respeito do Design Adverso e o sentido do agonismo. A proposta é pensar como os projetos em Design e Moda de Zuzu Angel transfiguraram-se num confronto político, sendo uma resistência à ditadura militar brasileira. Investigaremos como o estilo de moda possibilitou ao seu trabalho em design subverter as orientações sobre a usabilidade e função. Pelo campo conceitual, Zuzu Angel também aproximou-se das intervenções artísticas,performatizando sentimentos como a perda, a dor e o silêncio.
id UFMG_df8cf3ec9dc23628f18705edbe01cbf0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53153
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-05-11T21:25:18Z2023-05-11T21:25:18Z2021-08-271398189https://doi.org/10.18682/cdc.vi139.50891853-3523http://hdl.handle.net/1843/53153https://orcid.org/0000-0002-8938-8819Nos anos de 1970, a estilista/designer Zuzu Angel engajou-se em defesa da democracia por intermédio de suas criações. Após o assassinato do seu filho Stuart Angel pela ditadura militar brasileira (1964-1985), ela iniciou intervenções críticas com intuito de denunciar a violência do Estado. Para tanto, concebeu coleções representando os conflitos e a tortura utilizada pelo regime militar contra prisioneiros políticos. Em 1971, realizou um desfile narrando por meio de estampas, bordados e textos, testemunhos sobre a história contemporânea brasileira. O vestido intitulado Anjo tornou-se a peça icônica da coleção a partir da qual ela bordou uma narrativa visual denunciando a necropolítica. A partir dessa criação, analisaremos o artefato político, servindo-nos da pesquisa de Winner (1980) a fim de propor uma correspondência com o Design Crítico. Seguindo as noções apresentadas por Dunne e Raby, analisaremos a ação política e o pensamento crítico no design. Nesse aspecto, nos deteremos sobre o sentido de política por autores como Arendt (2002), Benjamin (2012) e Bensaïd (2008). Por fim, apresentaremos a análise de Disalvo (2012) e Mouffe (2000) a respeito do Design Adverso e o sentido do agonismo. A proposta é pensar como os projetos em Design e Moda de Zuzu Angel transfiguraram-se num confronto político, sendo uma resistência à ditadura militar brasileira. Investigaremos como o estilo de moda possibilitou ao seu trabalho em design subverter as orientações sobre a usabilidade e função. Pelo campo conceitual, Zuzu Angel também aproximou-se das intervenções artísticas,performatizando sentimentos como a perda, a dor e o silêncio.In the 1970s, thestylist / designer Zuzu Angel was committed to the defense of democracy through her creations. After the murder of he son Stuart Angel by the Brazilian military dictatorship (1964-1985), she initiated critical interventions in order to denounce the violence of the State. To this end, she designed collections representing the conflicts and the torture used by the military regime against political prisoners. In 1971, she held a show narrating, through prints, embroidery and texts, testimonies of contemporary Brazilian history. The dress entitled Anjo became the iconic piece of the collection in which she embroidered a visual narrative denouncing the necropolitics. From this creation, we will analyze the political artifact, starting from Winner’s research (1980) in order to propose a correspondence with Critical Design. Following the notions presented by Dunne and Raby, we will analyze political action and critical thinking in design. In thisr egard, we will dwell on the sense of politics by authors such as Arendt (2002), Benjamin (2012) and Bensaïd (2008). Finally, we will present the analysis by Disalvo (2012) and Mouffe (2000) regarding Adverse Design and the sense of agonism. The proposal is to think about how the projects in Design and Fashion by Zuzu Angel were transformed into a political confrontation, being a resistance to the Brazilian military dictatorship. We will investigate how fashion style enabled her design work to subvert guidelines on usability and function. Through the conceptual field, Zuzu Angel also approached artistic interventions, performing feelings such as loss, pain and silence.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE DESENHOEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESCuadernos Del Centro De Estudios De Diseño Y ComunicaciónHistóriaArtesDesignersModa - EstiloCríticaPolíticaDesignModaArteCríticaPolíticaEstratégias de resistência dos artefatos políticos de Zuzu Angel: testemunho & crítica nas relações entre a moda, a arte e o designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://dspace.palermo.edu/ojs/index.php/cdc/article/view/5089Angélica Oliveira Adverseapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53153/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEstratégias de Resistência dos Artefatos Políticos de Zuzu Angel [Testemunho & Crítica nas relações entre a moda, a arte e o design].pdfEstratégias de Resistência dos Artefatos Políticos de Zuzu Angel [Testemunho & Crítica nas relações entre a moda, a arte e o design].pdfapplication/pdf248883https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53153/2/Estrat%c3%a9gias%20de%20Resist%c3%aancia%20dos%20%20Artefatos%20Pol%c3%adticos%20de%20Zuzu%20Angel%20%5bTestemunho%20%26%20Cr%c3%adtica%20nas%20rela%c3%a7%c3%b5es%20%20entre%20a%20moda%2c%20a%20arte%20e%20o%20design%5d.pdf0f6e8bcdca3e50a846a2e76007e4c449MD521843/531532023-05-11 18:25:18.278oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-11T21:25:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de resistência dos artefatos políticos de Zuzu Angel: testemunho & crítica nas relações entre a moda, a arte e o design
title Estratégias de resistência dos artefatos políticos de Zuzu Angel: testemunho & crítica nas relações entre a moda, a arte e o design
spellingShingle Estratégias de resistência dos artefatos políticos de Zuzu Angel: testemunho & crítica nas relações entre a moda, a arte e o design
Angélica Oliveira Adverse
Design
Moda
Arte
Crítica
Política
História
Artes
Designers
Moda - Estilo
Crítica
Política
title_short Estratégias de resistência dos artefatos políticos de Zuzu Angel: testemunho & crítica nas relações entre a moda, a arte e o design
title_full Estratégias de resistência dos artefatos políticos de Zuzu Angel: testemunho & crítica nas relações entre a moda, a arte e o design
title_fullStr Estratégias de resistência dos artefatos políticos de Zuzu Angel: testemunho & crítica nas relações entre a moda, a arte e o design
title_full_unstemmed Estratégias de resistência dos artefatos políticos de Zuzu Angel: testemunho & crítica nas relações entre a moda, a arte e o design
title_sort Estratégias de resistência dos artefatos políticos de Zuzu Angel: testemunho & crítica nas relações entre a moda, a arte e o design
author Angélica Oliveira Adverse
author_facet Angélica Oliveira Adverse
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angélica Oliveira Adverse
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Moda
Arte
Crítica
Política
topic Design
Moda
Arte
Crítica
Política
História
Artes
Designers
Moda - Estilo
Crítica
Política
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv História
Artes
Designers
Moda - Estilo
Crítica
Política
description Nos anos de 1970, a estilista/designer Zuzu Angel engajou-se em defesa da democracia por intermédio de suas criações. Após o assassinato do seu filho Stuart Angel pela ditadura militar brasileira (1964-1985), ela iniciou intervenções críticas com intuito de denunciar a violência do Estado. Para tanto, concebeu coleções representando os conflitos e a tortura utilizada pelo regime militar contra prisioneiros políticos. Em 1971, realizou um desfile narrando por meio de estampas, bordados e textos, testemunhos sobre a história contemporânea brasileira. O vestido intitulado Anjo tornou-se a peça icônica da coleção a partir da qual ela bordou uma narrativa visual denunciando a necropolítica. A partir dessa criação, analisaremos o artefato político, servindo-nos da pesquisa de Winner (1980) a fim de propor uma correspondência com o Design Crítico. Seguindo as noções apresentadas por Dunne e Raby, analisaremos a ação política e o pensamento crítico no design. Nesse aspecto, nos deteremos sobre o sentido de política por autores como Arendt (2002), Benjamin (2012) e Bensaïd (2008). Por fim, apresentaremos a análise de Disalvo (2012) e Mouffe (2000) a respeito do Design Adverso e o sentido do agonismo. A proposta é pensar como os projetos em Design e Moda de Zuzu Angel transfiguraram-se num confronto político, sendo uma resistência à ditadura militar brasileira. Investigaremos como o estilo de moda possibilitou ao seu trabalho em design subverter as orientações sobre a usabilidade e função. Pelo campo conceitual, Zuzu Angel também aproximou-se das intervenções artísticas,performatizando sentimentos como a perda, a dor e o silêncio.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-11T21:25:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-11T21:25:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/53153
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.18682/cdc.vi139.5089
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1853-3523
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8938-8819
url https://doi.org/10.18682/cdc.vi139.5089
http://hdl.handle.net/1843/53153
https://orcid.org/0000-0002-8938-8819
identifier_str_mv 1853-3523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cuadernos Del Centro De Estudios De Diseño Y Comunicación
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE DESENHO
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53153/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53153/2/Estrat%c3%a9gias%20de%20Resist%c3%aancia%20dos%20%20Artefatos%20Pol%c3%adticos%20de%20Zuzu%20Angel%20%5bTestemunho%20%26%20Cr%c3%adtica%20nas%20rela%c3%a7%c3%b5es%20%20entre%20a%20moda%2c%20a%20arte%20e%20o%20design%5d.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
0f6e8bcdca3e50a846a2e76007e4c449
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589491930169344