A vida dos conceitos: reflexão e contradição na Doutrina da essência da Ciência da lógica de Hegel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AHAKWN |
Resumo: | Com a Ciência da lógica, Hegel pretende apresentar a reconstrução crítica das determinações de pensamento. Na modernidade marcada pela filosofia transcendental, o entendimento prepondera sobre a filosofia e a razão perde o seu papel constitutivo; seu uso se torna meramente regulativo. O diagnóstico de necessidade da filosofia surge da cisão entre entendimento e razão, cisão que define a época moderna. Ao entendimento é dada a capacidade de conhecimento do mundo empírico, ao passo que cabe à razão a capacidade de ordenação do entendimento e de seus juízos. O princípio de especulação a identidade entre sujeito e objeto foi herdado da dedução transcendental kantiana. No entanto, essa identidade seria apenas uma síntese subjetiva. Segundo Hegel, a filosofia, para ser ciência, deve suprassumir a cisão entre entendimento e razão e compreender que o a priori e o a posteriori se autoconstituem num movimento recíproco da própria razão. Este passo implica reconhecer a contradição como elemento constitutivo da coisa mesma. Para tanto, era preciso romper com o pensamento representativo afirmando em seu lugar o pensamento objetivo. Aquela cisão, reafirmada na base da filosofia kantiana, é contudo o ponto de partida da necessidade para o conceito hegeliano de pensamento objetivo. O desenvolvimento do pensamento objetivo está na Ciência da lógica e, precisamente, na Doutrina da essência, lugar em que Hegel elabora sua crítica imanente às categorias tradicionais da metafísica e das leis do entendimento. Esta dissertação pretende apresentar um estudo sobre a reconstrução crítica das determinações de reflexão (die Reflexionsbestimmungen) identidade, diferença, diversidade, oposição e contradição para marcar a especificidade do pensamento objetivo, que, a nosso ver, se revela na determinação de contradição como o fundamento essencial da efetividade. |
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Segundo Hegel, a filosofia, para ser ciência, deve suprassumir a cisão entre entendimento e razão e compreender que o a priori e o a posteriori se autoconstituem num movimento recíproco da própria razão. Este passo implica reconhecer a contradição como elemento constitutivo da coisa mesma. Para tanto, era preciso romper com o pensamento representativo afirmando em seu lugar o pensamento objetivo. Aquela cisão, reafirmada na base da filosofia kantiana, é contudo o ponto de partida da necessidade para o conceito hegeliano de pensamento objetivo. O desenvolvimento do pensamento objetivo está na Ciência da lógica e, precisamente, na Doutrina da essência, lugar em que Hegel elabora sua crítica imanente às categorias tradicionais da metafísica e das leis do entendimento. Esta dissertação pretende apresentar um estudo sobre a reconstrução crítica das determinações de reflexão (die Reflexionsbestimmungen) identidade, diferença, diversidade, oposição e contradição para marcar a especificidade do pensamento objetivo, que, a nosso ver, se revela na determinação de contradição como o fundamento essencial da efetividade.With the Science of logic, Hegel intends to present a critical reconstruction of the determinations of thought. In the Modernity distinguished by transcendental philosophy, understanding prevails over philosophy, and reason loses its constitutive role; its use becomesmerely regulative. The diagnosis of the necessity of philosophy emerges from the split between understanding and reason, the very split that defines Modernity. To the understanding is given the capacity of knowing the empirical world, whereas falls to reason the capacity of ordering and concatenation of understanding and its judgements. The speculative principle the identity between subject and object was inherited from the Kantian transcendental deduction. Nevertheless, that identity would be only a subjective synthesis. For Hegel, philosophy, in order to be science, must sublate the split between understanding and reason, and comprehend that the a priori and the a posteriori constitute themselves in a reciprocal movement of reason itself. This step implies recognizingcontradiction as the constitutive element of matter itself. Therefore, it was required to break with representative thinking, asserting in its place objective thinking. That split, reaffirmed at the basis of Kantian philosophy, is however the starting point for the necessity of the Hegelianconcept of objective thinking. The unfolding of objective thinking is found in the Science of logic, and, precisely, in the Doctrine of essence, the place in which Hegel elaborates his immanent critique of the traditional categories of metaphysics, and the laws of understanding. This dissertation aims to present a study on the Hegelian critical reconstruction of determinations of reflection identity, difference, diversity, opposition, and contradiction to point out the specificity of objective thinking, which in our view is revealed in the determination of contradiction as the essential ground for actualityUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGHegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831Ciência da lógicaFilosofiaDoutrina da essênciaDeterminações de reflexãoHegelCiência da lógicaContradiçãoA vida dos conceitos: reflexão e contradição na Doutrina da essência da Ciência da lógica de Hegelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.renata_i._guerra_santos.pdfapplication/pdf1373005https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AHAKWN/1/disserta__o.renata_i._guerra_santos.pdf34c1ee1dd3ad54f243ed33eb87f35730MD51TEXTdisserta__o.renata_i._guerra_santos.pdf.txtdisserta__o.renata_i._guerra_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain495013https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AHAKWN/2/disserta__o.renata_i._guerra_santos.pdf.txt20560f1d0af25ae44c83f095b402a7c9MD521843/BUBD-AHAKWN2019-11-14 16:28:33.84oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AHAKWNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:28:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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