Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiane Krempser Gandra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV2EZJ
Resumo: A presente pesquisa explora um ponto de interlocução entre os estudos de usuários da informação da Ciência da Informação e os estudos de visitante da Museologia, a partir da apropriação da perspectiva de práticas informacionais para a compreensão da experiência de visita do público a duas exposições do Museu Itinerante PONTO UFMG. Ao problematizar a relação entre o sujeito e sua experiência de visitar museus, sob a ótica da dimensão informacional, buscamos compreender como os visitantes se apropriam das informações por meio de objetos e demais elementos da exposição, quais as especificidades da experiência de visita e, também, como ocorre a articulação entre o comportamento individual e as referências sociais que constituem as ações e opiniões dos sujeitos em seu cotidiano. Embasada na perspectiva de práticas informacionais enquanto um fazer etnográfico, a pesquisa - de caráter essencialmente qualitativo e compreensivo - recorreu às técnicas de observação participante, entrevista contextual e entrevista semiestruturada para a coleta de dados, a fim de realizar a descrição densa do fenômeno investigado. Foram entrevistados, ao total, 143 visitantes durante o período de 12 a 18 de julho de 2015. A análise de dados revelou que a concepção que os sujeitos têm de museu de forma geral, suas vivências (ou a ausência delas) anteriores com esses espaços e as expectativas e motivações para a visita influenciam a experiência de cada sujeito. Com base nas expectativas e percepções sobre a visita, apresentamos cinco tipos de visitantes: o entusiasta, o intermediário, a autoridade, o buscador de estímulos e o explorador. Para os sujeitos da pesquisa, visitar o Museu PONTO foi muito além da dimensão educativa. Revelou-se uma experiência que perpassa as dimensões da imaginação, conhecimento e aprendizagem, entretenimento e de sociabilidade. Tal experiência é plural e complexa, permeada por diferentes sentidos e significados que são atribuídos por cada visitante na medida em que eles se relacionam com as exposições e com os demais visitantes, atualizando discursos e referenciais sociais, em disputas simbólicas.
id UFMG_dfd8e2f813af897c75c8c8e9013b8929
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AV2EZJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Alberto Avila AraujoElizabeth Aparecida Duque SeabraMarco Antonio de AzevedoTania Margarida Lima CostaAdriana Bogliolo Sirihal DuarteClaudio Paixao Anastacio de PaulaTatiane Krempser Gandra2019-08-11T06:08:21Z2019-08-11T06:08:21Z2017-09-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV2EZJA presente pesquisa explora um ponto de interlocução entre os estudos de usuários da informação da Ciência da Informação e os estudos de visitante da Museologia, a partir da apropriação da perspectiva de práticas informacionais para a compreensão da experiência de visita do público a duas exposições do Museu Itinerante PONTO UFMG. Ao problematizar a relação entre o sujeito e sua experiência de visitar museus, sob a ótica da dimensão informacional, buscamos compreender como os visitantes se apropriam das informações por meio de objetos e demais elementos da exposição, quais as especificidades da experiência de visita e, também, como ocorre a articulação entre o comportamento individual e as referências sociais que constituem as ações e opiniões dos sujeitos em seu cotidiano. Embasada na perspectiva de práticas informacionais enquanto um fazer etnográfico, a pesquisa - de caráter essencialmente qualitativo e compreensivo - recorreu às técnicas de observação participante, entrevista contextual e entrevista semiestruturada para a coleta de dados, a fim de realizar a descrição densa do fenômeno investigado. Foram entrevistados, ao total, 143 visitantes durante o período de 12 a 18 de julho de 2015. A análise de dados revelou que a concepção que os sujeitos têm de museu de forma geral, suas vivências (ou a ausência delas) anteriores com esses espaços e as expectativas e motivações para a visita influenciam a experiência de cada sujeito. Com base nas expectativas e percepções sobre a visita, apresentamos cinco tipos de visitantes: o entusiasta, o intermediário, a autoridade, o buscador de estímulos e o explorador. Para os sujeitos da pesquisa, visitar o Museu PONTO foi muito além da dimensão educativa. Revelou-se uma experiência que perpassa as dimensões da imaginação, conhecimento e aprendizagem, entretenimento e de sociabilidade. Tal experiência é plural e complexa, permeada por diferentes sentidos e significados que são atribuídos por cada visitante na medida em que eles se relacionam com as exposições e com os demais visitantes, atualizando discursos e referenciais sociais, em disputas simbólicas.The research explores an intersection point between the studies of information users, a field of Information Science and the visitor studies, a field of Museology, from the information practices perspective, to understand the visitors experience on two exhibitions of the Museu Itinerante PONTO UFMG. Problematizing the relation between the visitors and their experience of visiting museums, we search to understand how occurs the appropriation of information by visitors through objects and other elements of the exhibition; which are the specificities of the visiting experience and, also , how doesthe articulation between the individual behavior and the social references that constitute the actions and opinions of the visitors in their daily life. Based on the perspective of information practices as an ethnographic work, the research - essentially qualitative and comprehensive resort on techniques of participant observation, contextual and semi-structured interview to collect data, in order to perform the dense description of the phenomenon investigated. A total of 143 visitors were interviewed during the period from July 12 to 18, 2015. Data analysis revealed that the subjects' conception of museums in general, their background (or lack thereof) with those spaces and the expectations and motivations for the visit influence the experience of each subject. Based on the expectations and perceptions about the visit, we present five types of visitors: the enthusiast, the intermediary, the authority, the stimulus seeker, and the explorer. For the research subjects, visiting the Museu PONTO went far beyond the educational dimension. It has been an experience that runs through the dimensions of imagination, knowledge and learning, entertainment and sociability. This experience is plural and complex, permeated by different meanings attributed by each visitor as they relate to exhibitions and other visitors, updating discourses and social referents in symbolic disputes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMuseus FrequenciaCiência da InformaçãoMuseus Estudo de usuáriosMuseu itinerante de ciênciasEstudo de usuáriosEstudo de visitantePráticas informacionaisAbordagem socialPráticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_tatiane_krempser_gandra_ok.pdfapplication/pdf5349654https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AV2EZJ/1/tese_tatiane_krempser_gandra_ok.pdf6114381a974c3722f9f1909722f15058MD51TEXTtese_tatiane_krempser_gandra_ok.pdf.txttese_tatiane_krempser_gandra_ok.pdf.txtExtracted texttext/plain431744https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AV2EZJ/2/tese_tatiane_krempser_gandra_ok.pdf.txtdfef5818484504fbe2b316c011f61ed5MD521843/BUOS-AV2EZJ2019-11-14 03:35:25.582oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AV2EZJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:35:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG
title Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG
spellingShingle Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG
Tatiane Krempser Gandra
Museu itinerante de ciências
Estudo de usuários
Estudo de visitante
Práticas informacionais
Abordagem social
Museus Frequencia
Ciência da Informação
Museus Estudo de usuários
title_short Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG
title_full Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG
title_fullStr Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG
title_full_unstemmed Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG
title_sort Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG
author Tatiane Krempser Gandra
author_facet Tatiane Krempser Gandra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Avila Araujo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elizabeth Aparecida Duque Seabra
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marco Antonio de Azevedo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tania Margarida Lima Costa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Claudio Paixao Anastacio de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatiane Krempser Gandra
contributor_str_mv Carlos Alberto Avila Araujo
Elizabeth Aparecida Duque Seabra
Marco Antonio de Azevedo
Tania Margarida Lima Costa
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Claudio Paixao Anastacio de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Museu itinerante de ciências
Estudo de usuários
Estudo de visitante
Práticas informacionais
Abordagem social
topic Museu itinerante de ciências
Estudo de usuários
Estudo de visitante
Práticas informacionais
Abordagem social
Museus Frequencia
Ciência da Informação
Museus Estudo de usuários
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Museus Frequencia
Ciência da Informação
Museus Estudo de usuários
description A presente pesquisa explora um ponto de interlocução entre os estudos de usuários da informação da Ciência da Informação e os estudos de visitante da Museologia, a partir da apropriação da perspectiva de práticas informacionais para a compreensão da experiência de visita do público a duas exposições do Museu Itinerante PONTO UFMG. Ao problematizar a relação entre o sujeito e sua experiência de visitar museus, sob a ótica da dimensão informacional, buscamos compreender como os visitantes se apropriam das informações por meio de objetos e demais elementos da exposição, quais as especificidades da experiência de visita e, também, como ocorre a articulação entre o comportamento individual e as referências sociais que constituem as ações e opiniões dos sujeitos em seu cotidiano. Embasada na perspectiva de práticas informacionais enquanto um fazer etnográfico, a pesquisa - de caráter essencialmente qualitativo e compreensivo - recorreu às técnicas de observação participante, entrevista contextual e entrevista semiestruturada para a coleta de dados, a fim de realizar a descrição densa do fenômeno investigado. Foram entrevistados, ao total, 143 visitantes durante o período de 12 a 18 de julho de 2015. A análise de dados revelou que a concepção que os sujeitos têm de museu de forma geral, suas vivências (ou a ausência delas) anteriores com esses espaços e as expectativas e motivações para a visita influenciam a experiência de cada sujeito. Com base nas expectativas e percepções sobre a visita, apresentamos cinco tipos de visitantes: o entusiasta, o intermediário, a autoridade, o buscador de estímulos e o explorador. Para os sujeitos da pesquisa, visitar o Museu PONTO foi muito além da dimensão educativa. Revelou-se uma experiência que perpassa as dimensões da imaginação, conhecimento e aprendizagem, entretenimento e de sociabilidade. Tal experiência é plural e complexa, permeada por diferentes sentidos e significados que são atribuídos por cada visitante na medida em que eles se relacionam com as exposições e com os demais visitantes, atualizando discursos e referenciais sociais, em disputas simbólicas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T06:08:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T06:08:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV2EZJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV2EZJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AV2EZJ/1/tese_tatiane_krempser_gandra_ok.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AV2EZJ/2/tese_tatiane_krempser_gandra_ok.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6114381a974c3722f9f1909722f15058
dfef5818484504fbe2b316c011f61ed5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589444210524160