O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JVG23 |
Resumo: | A diversificação dos cenários de prática nos cursos de Odontologia surgiu como estratégia pedagógica, na qual os alunos tinham a oportunidade de experimentar o aprender/fazendo, no sentido da formação em serviço. Em um país com características bastante específicas e distintas, esta diversificação desenvolveu-se de forma desigual, sob influências dos fatores regionais e dos programas de fomento, que impulsionaram a adoção desta iniciativa pedagógica, como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde. A presente pesquisa buscou conhecer a diversificação dos cenários de prática na formação em Odontologia e o impacto que as ações subsidiadas pelo Pró-Saúde I e II promoveram nestes cenários de formação, enquanto política pública, e na sua contribuição para o processo de mudança pedagógica. O estudo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, sob o parecer ETIC 0532.0.203.000-10, desenvolveu-se em diferentes etapas. Inicialmente foi enviado questionário virtual estruturado aos responsáveis pelos 198 cursos de Odontologia implantados e regularmente em funcionamento no Brasil, e depois somente aos responsáveis pelos cursos contemplados com o Pró-Saúde I ou II. Foi feita a análise documental dos relatórios dos cursos contemplados com o Pró-Saúde I, onde as atividades de ensino na rede de serviços e a carga horária dos estágios foram os critérios de inclusão. Na etapa da abordagem qualitativa foram entrevistados cinco membros da Secretaria de Gestão e Educação para o Trabalho (SGTES), do Ministério da Saúde, envolvidos com o programa, sobre seu impacto na formação odontológica nos serviços de saúde, Verificou-se que 82,1% dos 67 cursos participantes adotavam os espaços da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para formação, 91% reservavam no mínimo 20% de sua carga horária total ao estágio curricular na rede pública e 89,8% entendiam que essa rede de serviços favorecia a aprendizagem. Observou-se que o Pró-Saúde constituiu uma estratégia eficaz no reordenamento pedagógico, com adoção de cenários diferenciados de aprendizagem e incentivo à aproximação ensino/serviço, alavancando uma nova realidade na formação odontológica. |
id |
UFMG_e1aad8ba327c38a6c27d3350d0a46f76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9JVG23 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Efigenia Ferreira e FerreiraJoao Henrique Lara do AmaralAna Estela HaddadIsabel Cristina Gonçalves LeiteAndrea Maria Duarte VargasEliane Costa Dias Macedo GontijoMarcos Alex Mendes da Silva2019-08-12T04:55:10Z2019-08-12T04:55:10Z2013-04-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JVG23A diversificação dos cenários de prática nos cursos de Odontologia surgiu como estratégia pedagógica, na qual os alunos tinham a oportunidade de experimentar o aprender/fazendo, no sentido da formação em serviço. Em um país com características bastante específicas e distintas, esta diversificação desenvolveu-se de forma desigual, sob influências dos fatores regionais e dos programas de fomento, que impulsionaram a adoção desta iniciativa pedagógica, como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde. A presente pesquisa buscou conhecer a diversificação dos cenários de prática na formação em Odontologia e o impacto que as ações subsidiadas pelo Pró-Saúde I e II promoveram nestes cenários de formação, enquanto política pública, e na sua contribuição para o processo de mudança pedagógica. O estudo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, sob o parecer ETIC 0532.0.203.000-10, desenvolveu-se em diferentes etapas. Inicialmente foi enviado questionário virtual estruturado aos responsáveis pelos 198 cursos de Odontologia implantados e regularmente em funcionamento no Brasil, e depois somente aos responsáveis pelos cursos contemplados com o Pró-Saúde I ou II. Foi feita a análise documental dos relatórios dos cursos contemplados com o Pró-Saúde I, onde as atividades de ensino na rede de serviços e a carga horária dos estágios foram os critérios de inclusão. Na etapa da abordagem qualitativa foram entrevistados cinco membros da Secretaria de Gestão e Educação para o Trabalho (SGTES), do Ministério da Saúde, envolvidos com o programa, sobre seu impacto na formação odontológica nos serviços de saúde, Verificou-se que 82,1% dos 67 cursos participantes adotavam os espaços da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para formação, 91% reservavam no mínimo 20% de sua carga horária total ao estágio curricular na rede pública e 89,8% entendiam que essa rede de serviços favorecia a aprendizagem. Observou-se que o Pró-Saúde constituiu uma estratégia eficaz no reordenamento pedagógico, com adoção de cenários diferenciados de aprendizagem e incentivo à aproximação ensino/serviço, alavancando uma nova realidade na formação odontológica.The diversification of practice settings in Dentistry courses emerged as a pedagogical strategy, in which students had the opportunity to experience learning and doing at the same time aiming the service training. In a country with very specific and different characteristics, this diversification has developed unevenly, under influences of factors and regional development programs have spurred the adoption of this educational initiative, such as the National Reorientation of Vocational Training in Health - Pro-Saúde. This research aimed to know the diversity of practice settings training in dentistry and the impact that actions subsidized by the Pro-Saúde I and II promoted in these training scenarios, as a public policy, and the contribution to the process of pedagogical change. The study was approved by the Ethics and Research of the Federal University of Minas Gerais, in the opinion ETIC 0532.0.203.000-10, developed in different stages. Initially virtual structured questionnaire was sent to those 198 responsible for Dentistry courses regularly deployed and in operation in Brazil, and then only to those 45 responsible for the courses included with the Pro-Saúde I or II. Document analysis was made of the reports of the courses included with the Pro-Saúde I, where the teaching activities in the service network and workload of the stages were the inclusion criteria. In step qualitative approach were interviewed five members of the Department of Management and Education for Labour (SGTES), the Ministry of Health, involved with the program, reaching its impact on dental education in health services. The study showed that 82.1 % of the courses adopted the spaces of Primary Health for training, 91% reserving at least 20% of their total workload to stage curriculum in public scenarios and 89.8% perceived that this network favored learning services. It was observed that the Pro-Saúde was an effective strategy in teaching reordering, adopting scenarios differentiated learning and incentive approach to teaching / service, leveraging a new reality in dental education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOdontologia sanitáriaEducação em odontologiaAprendizagemOdontologia em saúde públicaOdontologia Estudo e ensinoOdontologia PraticaAprendizagemComunitáriaOdontologiaServiços de saúdeO programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_marcos_alex_mendes_da_silva.pdfapplication/pdf24390https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JVG23/1/tese_marcos_alex_mendes_da_silva.pdf24ef1694815171b0c7d1e454fc183ce2MD51tese_marcos_alex_mendes_da_silva__parte_2_.pdfapplication/pdf838094https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JVG23/2/tese_marcos_alex_mendes_da_silva__parte_2_.pdf3f686b424f4dc562041395ecc54aebb0MD52TEXTtese_marcos_alex_mendes_da_silva.pdf.txttese_marcos_alex_mendes_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain378https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JVG23/3/tese_marcos_alex_mendes_da_silva.pdf.txt593c980bde7d08a26c44b672c05c4ef6MD53tese_marcos_alex_mendes_da_silva__parte_2_.pdf.txttese_marcos_alex_mendes_da_silva__parte_2_.pdf.txtExtracted texttext/plain414241https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JVG23/4/tese_marcos_alex_mendes_da_silva__parte_2_.pdf.txtb2a02b8861b6c701d55fbe16e981935aMD541843/BUOS-9JVG232019-11-14 07:55:32.431oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9JVG23Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:55:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia |
title |
O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia |
spellingShingle |
O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia Marcos Alex Mendes da Silva Aprendizagem Comunitária Odontologia Serviços de saúde Odontologia sanitária Educação em odontologia Aprendizagem Odontologia em saúde pública Odontologia Estudo e ensino Odontologia Pratica |
title_short |
O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia |
title_full |
O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia |
title_fullStr |
O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia |
title_full_unstemmed |
O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia |
title_sort |
O programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde (pró-saúde) e a diversificação dos cenários de aprendizagem em odontologia |
author |
Marcos Alex Mendes da Silva |
author_facet |
Marcos Alex Mendes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Efigenia Ferreira e Ferreira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Joao Henrique Lara do Amaral |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Estela Haddad |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Isabel Cristina Gonçalves Leite |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Andrea Maria Duarte Vargas |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Eliane Costa Dias Macedo Gontijo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Alex Mendes da Silva |
contributor_str_mv |
Efigenia Ferreira e Ferreira Joao Henrique Lara do Amaral Ana Estela Haddad Isabel Cristina Gonçalves Leite Andrea Maria Duarte Vargas Eliane Costa Dias Macedo Gontijo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Comunitária Odontologia Serviços de saúde |
topic |
Aprendizagem Comunitária Odontologia Serviços de saúde Odontologia sanitária Educação em odontologia Aprendizagem Odontologia em saúde pública Odontologia Estudo e ensino Odontologia Pratica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Odontologia sanitária Educação em odontologia Aprendizagem Odontologia em saúde pública Odontologia Estudo e ensino Odontologia Pratica |
description |
A diversificação dos cenários de prática nos cursos de Odontologia surgiu como estratégia pedagógica, na qual os alunos tinham a oportunidade de experimentar o aprender/fazendo, no sentido da formação em serviço. Em um país com características bastante específicas e distintas, esta diversificação desenvolveu-se de forma desigual, sob influências dos fatores regionais e dos programas de fomento, que impulsionaram a adoção desta iniciativa pedagógica, como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde. A presente pesquisa buscou conhecer a diversificação dos cenários de prática na formação em Odontologia e o impacto que as ações subsidiadas pelo Pró-Saúde I e II promoveram nestes cenários de formação, enquanto política pública, e na sua contribuição para o processo de mudança pedagógica. O estudo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, sob o parecer ETIC 0532.0.203.000-10, desenvolveu-se em diferentes etapas. Inicialmente foi enviado questionário virtual estruturado aos responsáveis pelos 198 cursos de Odontologia implantados e regularmente em funcionamento no Brasil, e depois somente aos responsáveis pelos cursos contemplados com o Pró-Saúde I ou II. Foi feita a análise documental dos relatórios dos cursos contemplados com o Pró-Saúde I, onde as atividades de ensino na rede de serviços e a carga horária dos estágios foram os critérios de inclusão. Na etapa da abordagem qualitativa foram entrevistados cinco membros da Secretaria de Gestão e Educação para o Trabalho (SGTES), do Ministério da Saúde, envolvidos com o programa, sobre seu impacto na formação odontológica nos serviços de saúde, Verificou-se que 82,1% dos 67 cursos participantes adotavam os espaços da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para formação, 91% reservavam no mínimo 20% de sua carga horária total ao estágio curricular na rede pública e 89,8% entendiam que essa rede de serviços favorecia a aprendizagem. Observou-se que o Pró-Saúde constituiu uma estratégia eficaz no reordenamento pedagógico, com adoção de cenários diferenciados de aprendizagem e incentivo à aproximação ensino/serviço, alavancando uma nova realidade na formação odontológica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T04:55:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T04:55:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JVG23 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JVG23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JVG23/1/tese_marcos_alex_mendes_da_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JVG23/2/tese_marcos_alex_mendes_da_silva__parte_2_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JVG23/3/tese_marcos_alex_mendes_da_silva.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JVG23/4/tese_marcos_alex_mendes_da_silva__parte_2_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24ef1694815171b0c7d1e454fc183ce2 3f686b424f4dc562041395ecc54aebb0 593c980bde7d08a26c44b672c05c4ef6 b2a02b8861b6c701d55fbe16e981935a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589504201654272 |