Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_e253a06ef687637223c1ecd677022a5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BXGNP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Martin Gomez RavettiJosé Paulo da Silva Neto2019-08-12T05:37:55Z2019-08-12T05:37:55Z2013-05-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BXGNPA gestão da cadeia de suprimentos tem se tornado fator-chave para o sucesso de organizações que atuam nos mercados dinâmicos de hoje. Falando-se em estratégias de planejamento logístico, o desempenho dos Centros de Distribuição (CD) assumem vital importância neste contexto. Esta dissertação está focada em alguns dos problemas de otimização que surgem na operação diária de um CD e baseia-se em um caso real de uma grande empresa do setor siderúrgico. Mais especificamente, o trabalho se concentra no processo de recuperação de produtos no estoque e envio a seus clientes. Assim, com o objetivo de otimizar estas operações, os problemas de montagem de cargas e sequenciamento de caminhões são formulados. Na abordagem proposta, os problemas serão considerados de forma independente. Um modelo matemático é proposto para a montagem de cargas e o clássico algoritmo de Johnson é usado para resolver o problema de sequenciamento modelado como Flow-Shop. Ao final, os direcionamentos da pesquisa são apresentados e discutidos.The supply chain management had become a key factor for the success of organizations in todays dynamical markets. Speaking on strategies for logistics planning, the Distribution Centers (CD) performance are of critical importance. This dissertation focuses on optimization problems raised in daily operations of a CD. It is based on a real case of a major steel company. More specifically, the work focuses on the process of picking up and shipping products to clients. Thus and with the objectiveof optimizing this operations, the problems of assembling the cargo and scheduling the trucks are formulated. As first attempt, the problems will be considered independently. A mathematical model is proposed for assembling of the cargo and the well-known Johnson algorithm is used to solve the scheduling problem modeled as a Flow-Shop. Finally, research directions are presented and discussed.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogística empresarialEngenharia de produçãoDistribuição de mercadoriasCentro de distribuiçãoSequenciamento de caminhõesMontagem de cargaMontagem de cargas e sequenciamento de caminhões em um centro de distribuiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_jp.pdfapplication/pdf3030437https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BXGNP/1/disserta__o_jp.pdf09bcfd660129aedc5cdff8e44d939e71MD51TEXTdisserta__o_jp.pdf.txtdisserta__o_jp.pdf.txtExtracted texttext/plain151346https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BXGNP/2/disserta__o_jp.pdf.txtd7b6906b34d4d70bd08c5c163e142f35MD521843/BUBD-9BXGNP2019-11-14 09:07:01.191oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BXGNPRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:07:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547922687524864