A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Carvalho de Figueiredo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7X3GK2
Resumo: Nesta pesquisa, investigou-se a forma de criação teatral denominada processo colaborativo em experiências ocorridas nos projetos Oficinão e Cena 3 x 4 do Galpão Cine Horto, esse último em parceria com a Maldita Cia. de Investigação Teatral. Os projetos marcam, a partir de 1999, as primeiras experiências em Belo Horizonte voltadas para a reflexão e o exercício sistemático do processo colaborativo, em parceria com os criadores paulistas Luís Alberto de Abreu e Antônio Araújo, entre outros supervisores, orientadores e convidados, que difundiram o conceito e a prática em escolas e grupos no país. Neste trabalho, questionou-se os motivos pelos quais um coletivo de artistas escolhe o processo colaborativo como meio de criação. Tendo como base duas montagens, O homem que não dava seta (2002) e Casa das Misericórdias (2003) para a análise do processo colaborativo. A hipótese é que o processo colaborativo interessa aos grupos teatrais e aos artistas que investem no chamado teatro de grupo, porque possibilita a verticalização da experiência coletiva no campo da criação, uma vez que esta experiência é recorrente nos grupos teatrais em seu modo de produção.
id UFMG_e25d2e8e19be6ab77097dfacf95bfbdb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7X3GK2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Antonio MencarelliMarcos Antonio AlexandreMariana de Lima e MunizRicardo Carvalho de Figueiredo2019-08-14T15:30:13Z2019-08-14T15:30:13Z2007-11-28http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7X3GK2Nesta pesquisa, investigou-se a forma de criação teatral denominada processo colaborativo em experiências ocorridas nos projetos Oficinão e Cena 3 x 4 do Galpão Cine Horto, esse último em parceria com a Maldita Cia. de Investigação Teatral. Os projetos marcam, a partir de 1999, as primeiras experiências em Belo Horizonte voltadas para a reflexão e o exercício sistemático do processo colaborativo, em parceria com os criadores paulistas Luís Alberto de Abreu e Antônio Araújo, entre outros supervisores, orientadores e convidados, que difundiram o conceito e a prática em escolas e grupos no país. Neste trabalho, questionou-se os motivos pelos quais um coletivo de artistas escolhe o processo colaborativo como meio de criação. Tendo como base duas montagens, O homem que não dava seta (2002) e Casa das Misericórdias (2003) para a análise do processo colaborativo. A hipótese é que o processo colaborativo interessa aos grupos teatrais e aos artistas que investem no chamado teatro de grupo, porque possibilita a verticalização da experiência coletiva no campo da criação, uma vez que esta experiência é recorrente nos grupos teatrais em seu modo de produção.This research investigated the form of theatrical creation process called collaborative experiences occurred in the projects Oficinão and Cena 3x4 of Galpão Cine Horto, the latter in partnership with Maldita Cia. Investigação Teatral. The projects mark, from 1999, the first experiments in Belo Horizonte focused on the systematic reflection and the exercise of the collaborative process, in partnership with the creators from São Paulo Luis Alberto de Abreu and Antonio Araújo, among other supervisors, mentors and guests which broadcast the concept and the practice in schools and groups in the country. In this work we ask the reasona collective of artists choose the collaborative process as a means of establishing, through two mounts, O homem que não dava seta (2002) and Casa das Misericórdias (2003). Our hypothesis is that the collaborative process with interested groups and theater artists whoinvest in the theater group called because allows verticalisation of collective experience in the field of creation, as this experience is applicant in theatrical groups in their mode of production.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro de grupoTeatro PesquisaGrupo GalpãoArteCriação (Literária, artística, etc)Casa das MisericórdiasGalpão Cine HortoInvestigação TeatralA dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Hortoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfigueiredo_ricardo_carvalho_de._dissertao___mestrado_2007.pdfapplication/pdf856600https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7X3GK2/1/figueiredo_ricardo_carvalho_de._dissertao___mestrado_2007.pdf0a803d19cbe6a18b1045bfa1d688761cMD51TEXTfigueiredo_ricardo_carvalho_de._dissertao___mestrado_2007.pdf.txtfigueiredo_ricardo_carvalho_de._dissertao___mestrado_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain309386https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7X3GK2/2/figueiredo_ricardo_carvalho_de._dissertao___mestrado_2007.pdf.txt7428060d84b46efb2b46b5bacc25048fMD521843/JSSS-7X3GK22019-11-14 14:02:25.723oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7X3GK2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:02:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto
title A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto
spellingShingle A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto
Ricardo Carvalho de Figueiredo
Casa das Misericórdias
Galpão Cine Horto
Investigação Teatral
Teatro de grupo
Teatro Pesquisa
Grupo Galpão
Arte
Criação (Literária, artística, etc)
title_short A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto
title_full A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto
title_fullStr A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto
title_full_unstemmed A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto
title_sort A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine Horto
author Ricardo Carvalho de Figueiredo
author_facet Ricardo Carvalho de Figueiredo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcos Antonio Alexandre
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mariana de Lima e Muniz
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Carvalho de Figueiredo
contributor_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
Marcos Antonio Alexandre
Mariana de Lima e Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Casa das Misericórdias
Galpão Cine Horto
Investigação Teatral
topic Casa das Misericórdias
Galpão Cine Horto
Investigação Teatral
Teatro de grupo
Teatro Pesquisa
Grupo Galpão
Arte
Criação (Literária, artística, etc)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro de grupo
Teatro Pesquisa
Grupo Galpão
Arte
Criação (Literária, artística, etc)
description Nesta pesquisa, investigou-se a forma de criação teatral denominada processo colaborativo em experiências ocorridas nos projetos Oficinão e Cena 3 x 4 do Galpão Cine Horto, esse último em parceria com a Maldita Cia. de Investigação Teatral. Os projetos marcam, a partir de 1999, as primeiras experiências em Belo Horizonte voltadas para a reflexão e o exercício sistemático do processo colaborativo, em parceria com os criadores paulistas Luís Alberto de Abreu e Antônio Araújo, entre outros supervisores, orientadores e convidados, que difundiram o conceito e a prática em escolas e grupos no país. Neste trabalho, questionou-se os motivos pelos quais um coletivo de artistas escolhe o processo colaborativo como meio de criação. Tendo como base duas montagens, O homem que não dava seta (2002) e Casa das Misericórdias (2003) para a análise do processo colaborativo. A hipótese é que o processo colaborativo interessa aos grupos teatrais e aos artistas que investem no chamado teatro de grupo, porque possibilita a verticalização da experiência coletiva no campo da criação, uma vez que esta experiência é recorrente nos grupos teatrais em seu modo de produção.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T15:30:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T15:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7X3GK2
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7X3GK2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7X3GK2/1/figueiredo_ricardo_carvalho_de._dissertao___mestrado_2007.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7X3GK2/2/figueiredo_ricardo_carvalho_de._dissertao___mestrado_2007.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a803d19cbe6a18b1045bfa1d688761c
7428060d84b46efb2b46b5bacc25048f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589291979309056