Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_e28942322b7c5091cd9c19ac986ef3a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AYHFW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Renato Pontone JuniorAlcione da Anunciacao Caetano Lobao VerasJosiane Keila Alves2019-08-10T13:01:00Z2019-08-10T13:01:00Z2010-12-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYHFWO objetivo geral do trabalho é apresentar e analisar a influência na aprendizagem de alunos a partir de uma sequência didática de aulas de Física Moderna através do estudo da radiação X, levando em consideração a inserção destes sujeitos cognoscentes em uma sociedade por meio de um ensino de Ciências através da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tal, foram observadasduas turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. Inicialmente foi aplicado um pré-teste nas turmas para verificar os conceitos prévios dos alunos sobre o tema. Este procedimento permitiu avaliar até que ponto as turmas estavam partindo de um conhecimento já estabelecido sobre o tema. Ao final do ensino do conteúdo foi aplicado um questionário (pós-teste) aos alunos contendo as mesmasquestões do pré-teste, buscando avaliar os conhecimentos adquiridos por eles. No pós-teste foram incluídas perguntas para analisar a motivação dos alunos nas aulas. Levando-se em consideração o resultado das duas turmas, pôde-se afirmar que a sequência didática proposta teve resultado satisfatório no quesito ensinoaprendizagem,pois as duas turmas apresentaram, após aplicados os testes finais,acréscimo considerável ao domínio de conteúdo sobre o tema proposto. Concluiu-se que a sequência didática elaborada para a presente pesquisa se mostrou satisfatória ao aprendizado de Ciências através do CTS. Ao considerar a Ciência como forma inserida na sociedade e a tecnologia resultado direto dos avanços científicos como um agente mais que presente na sociedade, concluiu-se também que o ensinoe a aprendizagem não podem-se furtar a essa realidade.The overall goal of this work is to present and analyze the influence in the learning of students from a didactic sequence of modern physics lessons through the study of Xradiation, taking into account the insertion of that cognizance subjects in a society by means of teaching Science through the principles of Science, Technology and Society (STS). To this end, two 3rd years high school classes in a public school were analyzed. Initially, a pretest was administered in classrooms to check the studentspreconceptions about the subject. This procedure allowed evaluate to what extent the classes were starting from an already established knowledge on the topic. At the end of the teaching content a questionnaire (post test) was administered to students with the same questions as the pretest, seeking to assess the knowledge acquired by them. In the post test, questions were included to analyze the students motivation inclass. Taking into account the outcome of two classes, it might be argued that the proposed didactic sequence had a satisfactory result in the requirement teaching and learning, because the two classes presented, after the post tests applied, a considerable increase domain on the proposed topic content. It was concluded that the didactic sequence developed for this research was found satisfactory to learning science through STS. Considering science as an inserted form in society, andtechnology - a direct result of scientific advances - as one more agent present in society, it also concluded that teaching and learning cannot escape from this reality.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRaios XFisica  Estudo e ensinoEducaçãoEnsinoCiênciaTecnologiaSociedadeAprendizagemEnsinando física moderna através do estudo dos raios Xinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_p_s__gradua__o_2010___estudando_f_sica_moderna_atrav_s_do_estudo__dos_raios_x.pdfapplication/pdf603154https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AYHFW/1/monografia_p_s__gradua__o_2010___estudando_f_sica_moderna_atrav_s_do_estudo__dos_raios_x.pdf8211b9b4decaf5fd024beeb74957d2afMD51TEXTmonografia_p_s__gradua__o_2010___estudando_f_sica_moderna_atrav_s_do_estudo__dos_raios_x.pdf.txtmonografia_p_s__gradua__o_2010___estudando_f_sica_moderna_atrav_s_do_estudo__dos_raios_x.pdf.txtExtracted texttext/plain80044https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AYHFW/2/monografia_p_s__gradua__o_2010___estudando_f_sica_moderna_atrav_s_do_estudo__dos_raios_x.pdf.txtc00539bbe6fd3f825919f7490d3bd885MD521843/BUBD-9AYHFW2019-11-14 05:03:58.046oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AYHFWRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:03:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547351297490944