Escola x família: ênfase na frequência escolar dos alunos da Escola Municipal Lolita Brito Dias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGGM |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo mostrar a importância da relação família e escola. Busca mostrar que para promover essa relação é preciso que a gestão escolar seja democrática, que possibilite cada vez mais a participação de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem dos alunos, principalmente da família, considerada fundamental na vida escolar de seus filhos. A pesquisa enfatiza que a participação da família na escola pode ajudar a resolver os problemas de frequência dos alunos. Neste sentido, analisa o Projeto Politico Pedagógico de uma escola pública do município de Três Pontas para constatar a importância deste documento, principalmente quando sua elaboração é realizada coletivamente. A escola, considerada uma instituição fundamental para a sociedade, deve ser um ambiente seguro e acolhedor para que as famílias possam participar com mais eficácia da vida escolar das crianças. Enfim, a sintonia entre escola e família depende de uma gestão democrática que transmita segurança aos seus filhos e seus familiares, facilitando assim o processo de aprendizagem e adaptação dos alunos. |
id |
UFMG_e2d733e5a648c58740f5cdecf493da1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRGGM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lisa Paula Andrade Vilela de OliveiraDaniela Reis Piedade Miranda2019-08-13T16:12:58Z2019-08-13T16:12:58Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGGMA pesquisa aqui apresentada tem como objetivo mostrar a importância da relação família e escola. Busca mostrar que para promover essa relação é preciso que a gestão escolar seja democrática, que possibilite cada vez mais a participação de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem dos alunos, principalmente da família, considerada fundamental na vida escolar de seus filhos. A pesquisa enfatiza que a participação da família na escola pode ajudar a resolver os problemas de frequência dos alunos. Neste sentido, analisa o Projeto Politico Pedagógico de uma escola pública do município de Três Pontas para constatar a importância deste documento, principalmente quando sua elaboração é realizada coletivamente. A escola, considerada uma instituição fundamental para a sociedade, deve ser um ambiente seguro e acolhedor para que as famílias possam participar com mais eficácia da vida escolar das crianças. Enfim, a sintonia entre escola e família depende de uma gestão democrática que transmita segurança aos seus filhos e seus familiares, facilitando assim o processo de aprendizagem e adaptação dos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunidade e escolaEducação Participação dos paisEscolas Gestão democráticaFamília EducaçãoEscolas Organização e administraçãoLar e escolaGestão DemocráticaProjeto Político PedagógicoFamíliaEscolaEscola x família: ênfase na frequência escolar dos alunos da Escola Municipal Lolita Brito Diasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdaniela.pdfapplication/pdf551376https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRGGM/1/daniela.pdf734d620d9cbced6137d23a4e3032d64dMD51TEXTdaniela.pdf.txtdaniela.pdf.txtExtracted texttext/plain61996https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRGGM/2/daniela.pdf.txte46a17cbeda96e39150da78f3702fb5dMD521843/BUBD-9WRGGM2019-11-14 14:55:13.506oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRGGMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:55:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola x família: ênfase na frequência escolar dos alunos da Escola Municipal Lolita Brito Dias |
title |
Escola x família: ênfase na frequência escolar dos alunos da Escola Municipal Lolita Brito Dias |
spellingShingle |
Escola x família: ênfase na frequência escolar dos alunos da Escola Municipal Lolita Brito Dias Daniela Reis Piedade Miranda Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico Família Escola Comunidade e escola Educação Participação dos pais Escolas Gestão democrática Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
title_short |
Escola x família: ênfase na frequência escolar dos alunos da Escola Municipal Lolita Brito Dias |
title_full |
Escola x família: ênfase na frequência escolar dos alunos da Escola Municipal Lolita Brito Dias |
title_fullStr |
Escola x família: ênfase na frequência escolar dos alunos da Escola Municipal Lolita Brito Dias |
title_full_unstemmed |
Escola x família: ênfase na frequência escolar dos alunos da Escola Municipal Lolita Brito Dias |
title_sort |
Escola x família: ênfase na frequência escolar dos alunos da Escola Municipal Lolita Brito Dias |
author |
Daniela Reis Piedade Miranda |
author_facet |
Daniela Reis Piedade Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniela Reis Piedade Miranda |
contributor_str_mv |
Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico Família Escola |
topic |
Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico Família Escola Comunidade e escola Educação Participação dos pais Escolas Gestão democrática Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comunidade e escola Educação Participação dos pais Escolas Gestão democrática Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
description |
A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo mostrar a importância da relação família e escola. Busca mostrar que para promover essa relação é preciso que a gestão escolar seja democrática, que possibilite cada vez mais a participação de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem dos alunos, principalmente da família, considerada fundamental na vida escolar de seus filhos. A pesquisa enfatiza que a participação da família na escola pode ajudar a resolver os problemas de frequência dos alunos. Neste sentido, analisa o Projeto Politico Pedagógico de uma escola pública do município de Três Pontas para constatar a importância deste documento, principalmente quando sua elaboração é realizada coletivamente. A escola, considerada uma instituição fundamental para a sociedade, deve ser um ambiente seguro e acolhedor para que as famílias possam participar com mais eficácia da vida escolar das crianças. Enfim, a sintonia entre escola e família depende de uma gestão democrática que transmita segurança aos seus filhos e seus familiares, facilitando assim o processo de aprendizagem e adaptação dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T16:12:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T16:12:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGGM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGGM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRGGM/1/daniela.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRGGM/2/daniela.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
734d620d9cbced6137d23a4e3032d64d e46a17cbeda96e39150da78f3702fb5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971132728475648 |