Neurociência do consumidor versus neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/42468 |
Resumo: | Os estudos e aplicações de neurociência no campo de marketing oferecem novos achados sobre o comportamento do consumidor. As aplicações éticas desses métodos e adoção de sistemas de medição não invasivos, com precisão científica atrai a atenção para explorar o seu potencial na análise do comportamento do consumidor em respostas fisiológicas. O presente artigo tem por objetivos apresentar conceitos, opiniões de vários autores sobre os temas Neurociência do Consumidor e Neuromarketing, métodos e técnicas adotados frente aos estímulos produzidos pela oferta de produtos, serviços e comunicação de marketing. Os avanços desses estudos devido aos novos equipamentos, softwares aplicados, desenho de experimentos para mensuração, teorias já apresentadas e as contribuições interdisciplinares no campo tornam mister a atenção dos pesquisadores. Assim, o trabalho apresenta teorias sobre Neurociência do Consumidor bem como análise de ferramentas e suas possíveis aplicações no campo do Marketing, além de apresentar argumentos favoráveis e desfavoráveis a nova metodologia de pesquisa e suas aplicações em marketing. |
id |
UFMG_e328ec3ff1d63faff0ab282bd338e939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/42468 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-06-13T16:06:53Z2022-06-13T16:06:53Z2016-09402177-2576http://hdl.handle.net/1843/42468Os estudos e aplicações de neurociência no campo de marketing oferecem novos achados sobre o comportamento do consumidor. As aplicações éticas desses métodos e adoção de sistemas de medição não invasivos, com precisão científica atrai a atenção para explorar o seu potencial na análise do comportamento do consumidor em respostas fisiológicas. O presente artigo tem por objetivos apresentar conceitos, opiniões de vários autores sobre os temas Neurociência do Consumidor e Neuromarketing, métodos e técnicas adotados frente aos estímulos produzidos pela oferta de produtos, serviços e comunicação de marketing. Os avanços desses estudos devido aos novos equipamentos, softwares aplicados, desenho de experimentos para mensuração, teorias já apresentadas e as contribuições interdisciplinares no campo tornam mister a atenção dos pesquisadores. Assim, o trabalho apresenta teorias sobre Neurociência do Consumidor bem como análise de ferramentas e suas possíveis aplicações no campo do Marketing, além de apresentar argumentos favoráveis e desfavoráveis a nova metodologia de pesquisa e suas aplicações em marketing.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASEncontro da ANPADNeuromarketingNeurociênciasMarketingNeurociência do consumidorNeuromarketingArgumentosMétodos e TécnicasNeurociência do consumidor versus neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://www.anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=83Helena Belintani ShigakiCarolina Pantuza Vilar dos SantosCarlos Alberto Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42468/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALNeurociência do consumidor versus neuromarketing.pdfNeurociência do consumidor versus neuromarketing.pdfapplication/pdf19533955https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42468/2/Neuroci%c3%aancia%20do%20consumidor%20versus%20neuromarketing.pdf42603f58338d79f1506fe8eaec240bc1MD521843/424682022-06-13 13:06:53.64oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-06-13T16:06:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Neurociência do consumidor versus neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência |
title |
Neurociência do consumidor versus neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência |
spellingShingle |
Neurociência do consumidor versus neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência Helena Belintani Shigaki Neurociência do consumidor Neuromarketing Argumentos Métodos e Técnicas Neuromarketing Neurociências Marketing |
title_short |
Neurociência do consumidor versus neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência |
title_full |
Neurociência do consumidor versus neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência |
title_fullStr |
Neurociência do consumidor versus neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência |
title_full_unstemmed |
Neurociência do consumidor versus neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência |
title_sort |
Neurociência do consumidor versus neuromarketing: potencial de adoção teórica com a aplicação dos métodos e técnicas em neurociência |
author |
Helena Belintani Shigaki |
author_facet |
Helena Belintani Shigaki Carolina Pantuza Vilar dos Santos Carlos Alberto Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Carolina Pantuza Vilar dos Santos Carlos Alberto Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Helena Belintani Shigaki Carolina Pantuza Vilar dos Santos Carlos Alberto Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociência do consumidor Neuromarketing Argumentos Métodos e Técnicas |
topic |
Neurociência do consumidor Neuromarketing Argumentos Métodos e Técnicas Neuromarketing Neurociências Marketing |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Neuromarketing Neurociências Marketing |
description |
Os estudos e aplicações de neurociência no campo de marketing oferecem novos achados sobre o comportamento do consumidor. As aplicações éticas desses métodos e adoção de sistemas de medição não invasivos, com precisão científica atrai a atenção para explorar o seu potencial na análise do comportamento do consumidor em respostas fisiológicas. O presente artigo tem por objetivos apresentar conceitos, opiniões de vários autores sobre os temas Neurociência do Consumidor e Neuromarketing, métodos e técnicas adotados frente aos estímulos produzidos pela oferta de produtos, serviços e comunicação de marketing. Os avanços desses estudos devido aos novos equipamentos, softwares aplicados, desenho de experimentos para mensuração, teorias já apresentadas e as contribuições interdisciplinares no campo tornam mister a atenção dos pesquisadores. Assim, o trabalho apresenta teorias sobre Neurociência do Consumidor bem como análise de ferramentas e suas possíveis aplicações no campo do Marketing, além de apresentar argumentos favoráveis e desfavoráveis a nova metodologia de pesquisa e suas aplicações em marketing. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-13T16:06:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-13T16:06:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/42468 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-2576 |
identifier_str_mv |
2177-2576 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/42468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Encontro da ANPAD |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42468/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42468/2/Neuroci%c3%aancia%20do%20consumidor%20versus%20neuromarketing.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 42603f58338d79f1506fe8eaec240bc1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589162461298688 |