Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_e3e16f7ff7eed4e178ba864ee0bf72e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB6LJK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Guilherme Menezes LageThabata Viviane Brandao GomesRodolfo Novellino BendaPaulo Eduardo Souza Medeiros2019-08-14T07:19:36Z2019-08-14T07:19:36Z2016-11-03http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6LJKA aprendizagem motora pode ser investigada em diferentes níveis de análise, comopor exemplo, o nível comportamental e o nível neurobiológico. Em um nívelcomportamental a aprendizagem de uma habilidade motora apresenta duasdimensões: a absoluta e a relativa. A dimensão absoluta é representada pelo tempototal, força total e amplitude. Já a dimensão relativa é representada pelo temporelativo, força relativa e o sequenciamento. No nível neurobiológico de análise, umadas questões investigadas é qual a participação das áreas cerebrais no controle eaprendizagem das habilidades motoras. Os conceitos utilizados entre os dois níveisde análise parecem se sobrepor. Os estudos comportamentais não investigaram asassociações entre as dimensões absoluta e relativa e as áreas cerebrais. Já osestudos neurobiológicos não utilizaram tarefas em que as dimensões pudessem seranalisadas separadamente. Portanto, o objetivo desse estudo foi o de avaliar o papelda área motora suplementar (AMS) na aprendizagem das dimensões absoluta erelativa de uma habilidade motora. Para tanto, 40 participantes foram aleatoriamenteseparados em dois grupos, sendo o primeiro, aquele que teve estimulaçãotranscraniana por corrente contínua (ETCC) sobre a AMS (G-AMS) e, o segundo, ogrupo placebo (G-P). Após o período de estimulação, os dois grupos desempenharamuma tarefa motora que consistiu em pressionar teclas de um teclado alfanuméricoapenas com o dedo indicador da mão direita na sequência de (2-8-6-4)respectivamente. A execução da tarefa foi separada em fase de aquisição, teste deretenção e teste de transferência. Na fase de aquisição os participantes realizaram120 tentativas em um tempo total de 900 ms e um tempo relativo entre teclas de 22,2%(de 2 para 8), 44,4% (de 8 para 6) e 33,3% (de 6 para 4) e com feedback do tempototal e dos percentuais relativos após cada tentativa. No teste de retenção osparticipantes desempenharam 12 tentativas nas mesmas condições da fase deaquisição, porém sem feedback. Já no teste de transferência, os participantesdesempenharam 12 tentativas com o mesmo tempo relativo da fase de aquisição,porém com um tempo total de 1300 ms e sem feedback. Os resultados nãoapresentaram diferença significativa entre os grupos em nenhuma das medidasrelacionadas à dimensão relativa. Na dimensão absoluta, foi encontrada um menornível de aprendizagem off-line para o G-AMS do fim da aquisição para o teste deretenção. Por outro lado, foi verificado um maior nível de aprendizagem off-line parao G-AMS entre o último bloco da aquisição e o teste de transferência. Além disso, oG-AMS apresentou melhor desempenho no teste de transferência. Com base nosresultados, a estimulação da AMS não interferiu na aprendizagem da dimensãorelativa. Por outro lado, a estimulação da AMS apresentou diferentes interferências nadimensão absoluta. Como conclusão, é possível inferir que a AMS tem um papelimportante não somente na aprendizagem da dimensão relativa, mas também naabsolutaThe motor learning can be investigated at different levels of analysis, such as thebehavioral and neurobiological level. On a behavioral level, learning a motor skill hastwo dimensions, the absolute and the relative. The absolute dimension is representedby the total time, total force and amplitude. The relative dimension is represented bythe relative time, relative strength and sequencing. At the neurobiological level ofanalysis, one of the issues investigated is the involvement of brain areas in control andlearning of motor skills. The concepts used between the two levels of analysis appearto be overlapped. Behavioral studies have not investigated the associations betweenthe absolute and relative dimensions and brain areas. Neurobiological studies, incontrast, have not used tasks in which the dimensions could be analyzed separately.Therefore, the aim of this study was to evaluate the role of the supplementary motorarea in learning the absolute and relative dimensions of a motor skill. To this end, 40participants were randomly divided in two groups, in a way that one group hadtranscranial direct-current stimulation (tDCS) on the AMS (G-AMS) and the other wasthe placebo group (G-P). After the stimulation period, the two groups performed amotor task which consisted of pressing keys on a alphanumeric keyboard with only theindex finger of the right hand, following the sequency of (2-8-6-4) respectively. Theexecution of the task was separated in acquisition phase, retention test and transfertest. In the acquisition phase participants performed 120 trials in a total time of 900 msand a relative time of 22.2% between keys (2 to 8), 44.4% (6 of 8) and 33.3% (4 to 6)and with feedback of the total time and the relative percentual after each trial. In theretention test participants performed 12 trials in the same conditions of the acquisitionphase, but without feedback. In the transfer test, participants performed 12 trials withthe same relative time on the acquisition phase, but with a total time of 1300 ms andno feedback. The results showed no significant difference between the groups in anyof the measures related to the relative dimension. In absolute dimension, it was founda lower level of off-line learning for the G-AMS from the end of the aquisition phase tothe retention test. On the other hand, it was found a higher level of off-line learning forthe G-AMS from the last block of the acquisition to the transfer test. In addition, the GAMSshowed better performance in the transfer test. Based on the results, stimulationof AMS did not interfere with the learning of the relative dimension. Conversely,stimulation of AMS showed different interferences in absolute dimension. Inconclusion, it is possible to infer that the AMS has an important role not only in learningthe relative dimension, but also in the absolute oneUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem motoraCapacidade motoraDimensões da aprendizagem motoraAprendizagem motoraÁrea motora suplementarO papel da área motora suplementar na aprendizagem das dimensões relativa e absoluta de uma habilidade motorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpaulo_eduardo_souza_medeiros_disserta__o_ci_ncias_esporte_ves_o_pdf_cd.pdfapplication/pdf1788026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6LJK/1/paulo_eduardo_souza_medeiros_disserta__o_ci_ncias_esporte_ves_o_pdf_cd.pdfdb9efd5939ecaf33e2eac0e1e1fd0cd8MD51TEXTpaulo_eduardo_souza_medeiros_disserta__o_ci_ncias_esporte_ves_o_pdf_cd.pdf.txtpaulo_eduardo_souza_medeiros_disserta__o_ci_ncias_esporte_ves_o_pdf_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain107715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6LJK/2/paulo_eduardo_souza_medeiros_disserta__o_ci_ncias_esporte_ves_o_pdf_cd.pdf.txtb6e0f6f1c4198b24d9e1c46226b642aeMD521843/EEFF-BB6LJK2019-11-14 13:56:24.229oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB6LJKRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:56:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547951516024832