Motoboys! Perspectivas quanto à profissão, estresse e acidentes de trânsito: estudo de caso na cidade de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Riente de Andrade
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99WF7X
Resumo: Na sociedade globalizada, observam-se a precarização dos empregos, a otimização cada vez maior dos custos, o acirramento da competitividade e a crescente demanda por terceirização de mão-de-obra e serviços. Nesse cenário, emerge uma nova categoria de trabalhadores: os motociclistas profissionais. Dentre as profissões que refletem o atual paradigma econômico, aparecem na contramão do discurso que privilegia o conhecimento e a especialização, cadavez mais solicitados pelas organizações. Porém, mostram-se extremamente relevantes à sociedade, garantindo, por meio de sua mobilidade, a efetivação de demandas pessoais e organizacionais. Desde a década de 1990, observa-se um movimento crescente dos mais diversos serviços de entrega com motocicletas: pizzas, sanduíches, jornais, correspondências e documentos urgentes com tempo curto para chegar ao destinatário. É o advento do motofrete.As motocicletas atualmente representam em Belo Horizonte 11% da frota de veículos da cidade e 53% dos acidentes de trânsito, segundo a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTRANS). Ademais, a despeito de ter sido reconhecida pelo Ministério doTrabalho, por meio da Classificação Brasileira de Ocupação, a profissão ainda não foi regulamentada em nível federal. A fiscalização das empresas e cooperativas ainda é tímida e muitos trabalhadores se encontram em situação de irregularidade. Diante desse contexto, oestresse organizacional tornou-se uma fonte importante de preocupação, sendo reconhecido, já há décadas, como um dos riscos mais sérios ao bem-estar psicossocial do indivíduo. Tipicamente, o estresse aparece associado ao desequilíbrio entre as demandas impostas ao trabalhador e aos limites de seu próprio corpo e da sua estrutura psíquica. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a categoria dos motociclistas profissionais que trabalham nacidade de Belo Horizonte e identificar, a partir dessa análise, a ocorrência de quadros de estresse, suas fases e sintomatologia, bem como os acidentes de trânsito sofridos ou ocasionados por eles. Para atender aos objetivos delineados, procurou-se: a) mapear o perfildos profissionais que atuam na cidade de Belo Horizonte por meio de questionário e análise de dados documentais; b) realizar diagnóstico de estresse; c) levantar as ocorrências e os tipos mais frequentes de acidentes de trânsito; e d) contrapor os dados quantitativos com os dados qualitativos, para identificar possíveis discrepâncias e ou similaridades entre eles. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo possui caráter exploratório, qualitativo-quantitativo. Quanto aos meios, é delineado por um estudo de campo. A amostra definida para aplicação dos questionários e do ISSL foi aleatória e representativa da população de motociclistas profissionais da cidade de Belo Horizonte, em que observou-se incidência de estresse em 48% dos entrevistados, com predominância para a fase de resistência e para os sintomaspsicológicos. A etapa qualitativa fundamentou-se na técnica expressiva dos testes projetivos da psicologia, e foi realizada com corpus de 15 sujeitos, com ausência de estresse e presença, nas diversas fases. Seus relatos são utilizados como ilustrativos do presente estudo.
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Desde a década de 1990, observa-se um movimento crescente dos mais diversos serviços de entrega com motocicletas: pizzas, sanduíches, jornais, correspondências e documentos urgentes com tempo curto para chegar ao destinatário. É o advento do motofrete.As motocicletas atualmente representam em Belo Horizonte 11% da frota de veículos da cidade e 53% dos acidentes de trânsito, segundo a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTRANS). Ademais, a despeito de ter sido reconhecida pelo Ministério doTrabalho, por meio da Classificação Brasileira de Ocupação, a profissão ainda não foi regulamentada em nível federal. A fiscalização das empresas e cooperativas ainda é tímida e muitos trabalhadores se encontram em situação de irregularidade. Diante desse contexto, oestresse organizacional tornou-se uma fonte importante de preocupação, sendo reconhecido, já há décadas, como um dos riscos mais sérios ao bem-estar psicossocial do indivíduo. Tipicamente, o estresse aparece associado ao desequilíbrio entre as demandas impostas ao trabalhador e aos limites de seu próprio corpo e da sua estrutura psíquica. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a categoria dos motociclistas profissionais que trabalham nacidade de Belo Horizonte e identificar, a partir dessa análise, a ocorrência de quadros de estresse, suas fases e sintomatologia, bem como os acidentes de trânsito sofridos ou ocasionados por eles. Para atender aos objetivos delineados, procurou-se: a) mapear o perfildos profissionais que atuam na cidade de Belo Horizonte por meio de questionário e análise de dados documentais; b) realizar diagnóstico de estresse; c) levantar as ocorrências e os tipos mais frequentes de acidentes de trânsito; e d) contrapor os dados quantitativos com os dados qualitativos, para identificar possíveis discrepâncias e ou similaridades entre eles. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo possui caráter exploratório, qualitativo-quantitativo. Quanto aos meios, é delineado por um estudo de campo. A amostra definida para aplicação dos questionários e do ISSL foi aleatória e representativa da população de motociclistas profissionais da cidade de Belo Horizonte, em que observou-se incidência de estresse em 48% dos entrevistados, com predominância para a fase de resistência e para os sintomaspsicológicos. A etapa qualitativa fundamentou-se na técnica expressiva dos testes projetivos da psicologia, e foi realizada com corpus de 15 sujeitos, com ausência de estresse e presença, nas diversas fases. Seus relatos são utilizados como ilustrativos do presente estudo.In the global society, it is possible to notice the degradation of some jobs, the cost reduction, the intensification of the competitiveness and the increasing demand for outsourcing the workforce and services. In this context, a new category of workers emerge and thrive: the professional motorcyclist. Amongst the professions that are typical of the current economic paradigm, they opposes directly the mainstream concept witch values knowledge and specialization above everything else, being more and more requested by the organizations. However, they turned out to be extremely important to the society, guaranteeing, by means ofits mobility, personal and organizational demands. Since the decade of 1990, an increase tendency of diverse delivery services using motorcycles have been observed: urgent pizzas, sandwiches, periodicals, correspondences and documents with short arrival time. It is theadvent of motofrete. The motorcycles currently stand for 11% of the fleet of vehicles in Belo Horizonte and are involved in 53% of all traffic accidents, according to Company of Transport and Transit of Belo Horizonte S/A (BHTRANS). Though, in spite of having been recognized by the Ministry of the Work, by means of the Brazilian Classification of Occupation, the profession hasnt yet been regulated at the federal level. The enforcement of the labor laws in the companies and cooperatives is still shy and many workers dwell in irregularity. Ahead of this context, organizational stress became an important concern decades ago, being recognized since then as one of the most serious risk to individual psychosocial well-being. Typically, stress develops associated to the disequilibrium between the demands imposed to the worker, the limits of their own bodies and of its psychic structure. The general goal of this work is to analyze the category of the professional motorcyclist that work in the city of Belo Horizonte and to identify, from this analysis, the occurrence of stress, its distinctphases and symptoms, as well as the traffic accidents suffered or caused by them. To respond to the general goal proposed, this study: a) identify the profile of the professionals who work in Belo Horizonte by means of a survey, along with the analysis of documentary data; b)provide stress diagnosis; c) compose an inventory of the occurrences and the most frequent types of traffic accidents; and d) put side by side the quantitative data with the qualitative data, to identify possible discrepancies or similarities between them. It is an exploratoryresearch and the methodological strategy is the case study, with a qualitative and quantitative research. The data were collected by a survey with a representative sample of the Belo Horizonte motorcyclists and some interviews. The results show that 48% of the motorcyclistshave stress, predominately on resistance phase as well as the psychological symptoms. The qualitative stage was based on the expressive technique, used on psychology projective tests, with 15 motorcyclists, with or without stress. Their speeches were used as illustrations of the present study.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGStress ocupacional Belo Horizonte (MG)Trabalho Aspectos psicológicosAcidentes de trânsito Belo Horizonte (MG)AdministraçãoAdministraçãoMotoboys! 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