O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: William Zanete Bertolini
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-86JKC3
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo o conhecimento do relevo na perspectiva do seu processo de ensino/aprendizagcm em meio à geografia escolar. Tendo em vista que a organização e estruturação do conhecimento constituem-se em fatores fundamentais para a explicação e compreensão dos conteúdos, o principal objetivo desta pesquisa é apresentar propostas de abordagem do relevo aplicadas ao ensino deste conteúdo. Indiretamente, pode ser apontado como objetivo secundário a formação docente. Entretanto, ressalta-se que não se trata, em princípio, de simplesmente oferecer aos professores materiais para o ensino do relevo, mas, também e mais importante, de refletir sobre quais conhecimentos devem ser mobilizados ao se abordar o conhecimento do relevo tanto a partir da realidade e do contexto nos quais estão inseridos os alunos, quanto à luz dos conhecimentos geocicntíficos. Dando-se conta de algumas conclusões apontadas em estudos nacionais e internacionais a respeito das dificuldades enfrentadas por professores e alunos com relação ao tratamento e construção do conhecimento em geociências, julga-se que esta pesquisa encontra respaldo não somente em função de uma demanda ainda pouco abordada pelas geociências no Brasil, mas, também, pela importância de um adequado conhecimento desse saber em virtude de sua aplicação no planejamento ambiental. Para alcançar o objetivo explicitado, a pesquisa visa analisar, discutir, aplicar e correlacionar a natureza conceitual do conhecimento geomorfológico no que se refere às suas formas, processos e condicionantes enéticos às noções necessárias que tanto alunos quanto professores devem ter para compreenderem, adequadamente, os conteúdos didáticos referentes ao relevo. Para viabilizar a construção dessas propostas foram delineadas as seguintes etapas metodológicas de subsídio à pesquisa: (i) revisão de literatura a respeito da formação dos conceitos científicos e sua importância ro ensino do relevo: (ii) identificar as orientações dos PCNs e CBC quanto à abordagem do relevo no ensino básico a fim de se ter um parâmetro para a elaboração da proposta aqui objetivada; (iii) elaborar representações gráficas do relevo (blocos-diagrama e fotografias) que demonstrem a diversidade de formas do relevo e auxiliem na compreensão dinâmica e multiescalar do mesmo; (iv) demonstrar as relações que podem ser estabelecidas entre a linguagem escrita e a linguagem gráfica no ensino/aprendizagem do relevo.
id UFMG_e41f805b8b818724e6fea13a247275b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MPBB-86JKC3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vilma Lucia Macagnan CarvalhoRoberto Celio ValadaoCarla Juscélia de Oliveira SouzaWilliam Zanete Bertolini2019-08-09T21:31:39Z2019-08-09T21:31:39Z2010-04-06http://hdl.handle.net/1843/MPBB-86JKC3Esta dissertação tem como objeto de estudo o conhecimento do relevo na perspectiva do seu processo de ensino/aprendizagcm em meio à geografia escolar. Tendo em vista que a organização e estruturação do conhecimento constituem-se em fatores fundamentais para a explicação e compreensão dos conteúdos, o principal objetivo desta pesquisa é apresentar propostas de abordagem do relevo aplicadas ao ensino deste conteúdo. Indiretamente, pode ser apontado como objetivo secundário a formação docente. Entretanto, ressalta-se que não se trata, em princípio, de simplesmente oferecer aos professores materiais para o ensino do relevo, mas, também e mais importante, de refletir sobre quais conhecimentos devem ser mobilizados ao se abordar o conhecimento do relevo tanto a partir da realidade e do contexto nos quais estão inseridos os alunos, quanto à luz dos conhecimentos geocicntíficos. Dando-se conta de algumas conclusões apontadas em estudos nacionais e internacionais a respeito das dificuldades enfrentadas por professores e alunos com relação ao tratamento e construção do conhecimento em geociências, julga-se que esta pesquisa encontra respaldo não somente em função de uma demanda ainda pouco abordada pelas geociências no Brasil, mas, também, pela importância de um adequado conhecimento desse saber em virtude de sua aplicação no planejamento ambiental. Para alcançar o objetivo explicitado, a pesquisa visa analisar, discutir, aplicar e correlacionar a natureza conceitual do conhecimento geomorfológico no que se refere às suas formas, processos e condicionantes enéticos às noções necessárias que tanto alunos quanto professores devem ter para compreenderem, adequadamente, os conteúdos didáticos referentes ao relevo. Para viabilizar a construção dessas propostas foram delineadas as seguintes etapas metodológicas de subsídio à pesquisa: (i) revisão de literatura a respeito da formação dos conceitos científicos e sua importância ro ensino do relevo: (ii) identificar as orientações dos PCNs e CBC quanto à abordagem do relevo no ensino básico a fim de se ter um parâmetro para a elaboração da proposta aqui objetivada; (iii) elaborar representações gráficas do relevo (blocos-diagrama e fotografias) que demonstrem a diversidade de formas do relevo e auxiliem na compreensão dinâmica e multiescalar do mesmo; (iv) demonstrar as relações que podem ser estabelecidas entre a linguagem escrita e a linguagem gráfica no ensino/aprendizagem do relevo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGeografiaGeomorfologia Estudo e ensinoRelevoeducação científicageografiaensino de geomorfologiaO ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa.pdfapplication/pdf19418267https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-86JKC3/1/disserta__o_completa.pdf0f39b317e3d02dd6fa7148746d6e8287MD51TEXTdisserta__o_completa.pdf.txtdisserta__o_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain254764https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-86JKC3/2/disserta__o_completa.pdf.txt663cafe91863b5f2ce4003df7f4b88bdMD521843/MPBB-86JKC32019-11-14 03:32:23.823oai:repositorio.ufmg.br:1843/MPBB-86JKC3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:32:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia
title O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia
spellingShingle O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia
William Zanete Bertolini
educação científica
geografia
ensino de geomorfologia
Geografia
Geomorfologia Estudo e ensino
Relevo
title_short O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia
title_full O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia
title_fullStr O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia
title_full_unstemmed O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia
title_sort O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia
author William Zanete Bertolini
author_facet William Zanete Bertolini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vilma Lucia Macagnan Carvalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roberto Celio Valadao
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carla Juscélia de Oliveira Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv William Zanete Bertolini
contributor_str_mv Vilma Lucia Macagnan Carvalho
Roberto Celio Valadao
Carla Juscélia de Oliveira Souza
dc.subject.por.fl_str_mv educação científica
geografia
ensino de geomorfologia
topic educação científica
geografia
ensino de geomorfologia
Geografia
Geomorfologia Estudo e ensino
Relevo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Geografia
Geomorfologia Estudo e ensino
Relevo
description Esta dissertação tem como objeto de estudo o conhecimento do relevo na perspectiva do seu processo de ensino/aprendizagcm em meio à geografia escolar. Tendo em vista que a organização e estruturação do conhecimento constituem-se em fatores fundamentais para a explicação e compreensão dos conteúdos, o principal objetivo desta pesquisa é apresentar propostas de abordagem do relevo aplicadas ao ensino deste conteúdo. Indiretamente, pode ser apontado como objetivo secundário a formação docente. Entretanto, ressalta-se que não se trata, em princípio, de simplesmente oferecer aos professores materiais para o ensino do relevo, mas, também e mais importante, de refletir sobre quais conhecimentos devem ser mobilizados ao se abordar o conhecimento do relevo tanto a partir da realidade e do contexto nos quais estão inseridos os alunos, quanto à luz dos conhecimentos geocicntíficos. Dando-se conta de algumas conclusões apontadas em estudos nacionais e internacionais a respeito das dificuldades enfrentadas por professores e alunos com relação ao tratamento e construção do conhecimento em geociências, julga-se que esta pesquisa encontra respaldo não somente em função de uma demanda ainda pouco abordada pelas geociências no Brasil, mas, também, pela importância de um adequado conhecimento desse saber em virtude de sua aplicação no planejamento ambiental. Para alcançar o objetivo explicitado, a pesquisa visa analisar, discutir, aplicar e correlacionar a natureza conceitual do conhecimento geomorfológico no que se refere às suas formas, processos e condicionantes enéticos às noções necessárias que tanto alunos quanto professores devem ter para compreenderem, adequadamente, os conteúdos didáticos referentes ao relevo. Para viabilizar a construção dessas propostas foram delineadas as seguintes etapas metodológicas de subsídio à pesquisa: (i) revisão de literatura a respeito da formação dos conceitos científicos e sua importância ro ensino do relevo: (ii) identificar as orientações dos PCNs e CBC quanto à abordagem do relevo no ensino básico a fim de se ter um parâmetro para a elaboração da proposta aqui objetivada; (iii) elaborar representações gráficas do relevo (blocos-diagrama e fotografias) que demonstrem a diversidade de formas do relevo e auxiliem na compreensão dinâmica e multiescalar do mesmo; (iv) demonstrar as relações que podem ser estabelecidas entre a linguagem escrita e a linguagem gráfica no ensino/aprendizagem do relevo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T21:31:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T21:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MPBB-86JKC3
url http://hdl.handle.net/1843/MPBB-86JKC3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-86JKC3/1/disserta__o_completa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-86JKC3/2/disserta__o_completa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f39b317e3d02dd6fa7148746d6e8287
663cafe91863b5f2ce4003df7f4b88bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676667518713856