Território e segregação escolar: um estudo da cidade de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igor Adolfo Assaf Mendes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQHHA
Resumo: Há associação entre segregação urbana e escolar? Responder a esta pergunta é o objetivo desta pesquisa que aborda o fenômeno da segregação escolar nos estabelecimentos de ensino localizados na cidade de Belo Horizonte, e pertencentes às redes municipal e estadual de ensino. O estudo utiliza dados secundários do Censo Populacional de 2010 e do Censo Escolar dos anos de 2010 a 2015 para calcular o índice de segregação urbana e escolar, respectivamente, das regiões administrativas da capital do estado de Minas Gerais. Três etapas do percurso escolar foram abordadas: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os índices foram calculados em relação a duas variáveis: nível de escolaridade e raça para segregação urbana; e distorção idade-série e raça dos estudantes matriculados no ensino regular para segregação escolar. A pesquisa buscou relacionar os resultados encontrados, por um lado, com a História da formação da cidade e, por outro, com fatores demográficos e sociológicos que permitem captar a dimensão da segregação urbana das regiões administrativas. Além disso, o trabalho também discute a relação entre o sistema de regulação da matrícula e a segregação escolar, tendo em vista que o sistema praticado em Belo Horizonte é de setorização (chamado popularmente de cadastro escolar) que associa local de moradia com matrícula nas instituições públicas de ensino. Os resultados encontrados apontam para: (i) tendência à redução do índice de segregação escolar do ponto de vista racial nos últimos seis anos; (ii) tendência ao aumento do índice de segregação escolar do ponto de vista da distorção idade-série nos últimos seis anos; (iii) existência, em Belo Horizonte, de um padrão de segregação escolar que varia conforme a Região Administrativa, sendo que as regiões que apresentam maior diversidade racial e social na ocupação de seu território ostentam os índices relativamente menores de segregação escolar consistentes ao longo dos anos pesquisados, com pouca variação de um ano para o outro; (iv) a correlação entre os índices de segregação urbana e segregação escolar é pouco relevante do ponto de vista estatístico.
id UFMG_e4641520bb1200a4b5038be6f6ca7244
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQQHHA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Alice de Lima Gomes NogueiraTiago Lisboa BartholoJuliana de Lucena Ruas RianiBruno Lazzarotti Diniz CostaFlavia Pereira XavierIgor Adolfo Assaf Mendes2019-08-13T16:21:43Z2019-08-13T16:21:43Z2017-02-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQHHAHá associação entre segregação urbana e escolar? Responder a esta pergunta é o objetivo desta pesquisa que aborda o fenômeno da segregação escolar nos estabelecimentos de ensino localizados na cidade de Belo Horizonte, e pertencentes às redes municipal e estadual de ensino. O estudo utiliza dados secundários do Censo Populacional de 2010 e do Censo Escolar dos anos de 2010 a 2015 para calcular o índice de segregação urbana e escolar, respectivamente, das regiões administrativas da capital do estado de Minas Gerais. Três etapas do percurso escolar foram abordadas: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os índices foram calculados em relação a duas variáveis: nível de escolaridade e raça para segregação urbana; e distorção idade-série e raça dos estudantes matriculados no ensino regular para segregação escolar. A pesquisa buscou relacionar os resultados encontrados, por um lado, com a História da formação da cidade e, por outro, com fatores demográficos e sociológicos que permitem captar a dimensão da segregação urbana das regiões administrativas. Além disso, o trabalho também discute a relação entre o sistema de regulação da matrícula e a segregação escolar, tendo em vista que o sistema praticado em Belo Horizonte é de setorização (chamado popularmente de cadastro escolar) que associa local de moradia com matrícula nas instituições públicas de ensino. Os resultados encontrados apontam para: (i) tendência à redução do índice de segregação escolar do ponto de vista racial nos últimos seis anos; (ii) tendência ao aumento do índice de segregação escolar do ponto de vista da distorção idade-série nos últimos seis anos; (iii) existência, em Belo Horizonte, de um padrão de segregação escolar que varia conforme a Região Administrativa, sendo que as regiões que apresentam maior diversidade racial e social na ocupação de seu território ostentam os índices relativamente menores de segregação escolar consistentes ao longo dos anos pesquisados, com pouca variação de um ano para o outro; (iv) a correlação entre os índices de segregação urbana e segregação escolar é pouco relevante do ponto de vista estatístico.Is there an association between urban and school segregation? Answering this question is the objective of this research that addresses the phenomenon of school segregation in schools located in the city of Belo Horizonte, and belonging to the municipal and state educational networks. The study uses secondary data from the Population Census of 2010 and the School Census from the years 2010 to 2015 to calculate the index of urban and school segregation of the administrative regions of the capital of the state of Minas Gerais. Three stages of the schooling process were addressed: Elementary School I, Elementary School II and High School. The indices were calculated in relation to two variables: level of schooling and race for urban segregation; And age-grade distortion and race of the students enrolled in regular education for school segregation. The research sought to relate the results found, on the one hand, to the History of the formation of the city and, on the other, with demographic and sociological factors that allow to capture the dimension of the urban segregation of the administrative regions. In addition, the research also discusses the relationship between the system of regulation of enrollment and school segregation, considering that the system practiced in Belo Horizonte is sectorization (popularly called "school registration") that associates place of residence with enrollment in the public educational institutions. The results found point to: (i) a tendency to reduce the school segregation index from the racial point of view in the last six years; (ii) tendency to increase the school segregation index from the point of view of age-grade distortion in the last six years; (iii) the existence in Belo Horizonte of a school segregation pattern that varies according to the Administrative Region, and that regions that present greater racial and social diversity in the occupation of their territory have the relatively lower rates of school segregation consistent throughout the years, with little variation from one year to the next; (iv) the correlation between the indices of urban segregation and school segregation is little relevant from the statistical point of view.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSegregação na educaçãoBelo Horizonte (MG) EducaçãoEstatística educacionalSegregaçãoSociologia educacionalEducaçãoIgualdade na educaçãoEducação e EstadoEducação EstatísticaDiscriminação na educaçãoSegregação escolarEducaçãoSegregação urbanaTerritório e segregação escolar: um estudo da cidade de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_revisao_final.pdfapplication/pdf3252262https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQHHA/1/tese_revisao_final.pdf236ddd1293d798449ec6ea8197b34733MD51TEXTtese_revisao_final.pdf.txttese_revisao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain354227https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQHHA/2/tese_revisao_final.pdf.txt808169a1c066ffbdb8c73077bb9473b4MD521843/BUOS-AQQHHA2019-11-14 15:11:17.411oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQQHHARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:11:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Território e segregação escolar: um estudo da cidade de Belo Horizonte
title Território e segregação escolar: um estudo da cidade de Belo Horizonte
spellingShingle Território e segregação escolar: um estudo da cidade de Belo Horizonte
Igor Adolfo Assaf Mendes
Segregação escolar
Educação
Segregação urbana
Segregação na educação
Belo Horizonte (MG) Educação
Estatística educacional
Segregação
Sociologia educacional
Educação
Igualdade na educação
Educação e Estado
Educação Estatística
Discriminação na educação
title_short Território e segregação escolar: um estudo da cidade de Belo Horizonte
title_full Território e segregação escolar: um estudo da cidade de Belo Horizonte
title_fullStr Território e segregação escolar: um estudo da cidade de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Território e segregação escolar: um estudo da cidade de Belo Horizonte
title_sort Território e segregação escolar: um estudo da cidade de Belo Horizonte
author Igor Adolfo Assaf Mendes
author_facet Igor Adolfo Assaf Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tiago Lisboa Bartholo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Juliana de Lucena Ruas Riani
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bruno Lazzarotti Diniz Costa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Flavia Pereira Xavier
dc.contributor.author.fl_str_mv Igor Adolfo Assaf Mendes
contributor_str_mv Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Tiago Lisboa Bartholo
Juliana de Lucena Ruas Riani
Bruno Lazzarotti Diniz Costa
Flavia Pereira Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Segregação escolar
Educação
Segregação urbana
topic Segregação escolar
Educação
Segregação urbana
Segregação na educação
Belo Horizonte (MG) Educação
Estatística educacional
Segregação
Sociologia educacional
Educação
Igualdade na educação
Educação e Estado
Educação Estatística
Discriminação na educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Segregação na educação
Belo Horizonte (MG) Educação
Estatística educacional
Segregação
Sociologia educacional
Educação
Igualdade na educação
Educação e Estado
Educação Estatística
Discriminação na educação
description Há associação entre segregação urbana e escolar? Responder a esta pergunta é o objetivo desta pesquisa que aborda o fenômeno da segregação escolar nos estabelecimentos de ensino localizados na cidade de Belo Horizonte, e pertencentes às redes municipal e estadual de ensino. O estudo utiliza dados secundários do Censo Populacional de 2010 e do Censo Escolar dos anos de 2010 a 2015 para calcular o índice de segregação urbana e escolar, respectivamente, das regiões administrativas da capital do estado de Minas Gerais. Três etapas do percurso escolar foram abordadas: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os índices foram calculados em relação a duas variáveis: nível de escolaridade e raça para segregação urbana; e distorção idade-série e raça dos estudantes matriculados no ensino regular para segregação escolar. A pesquisa buscou relacionar os resultados encontrados, por um lado, com a História da formação da cidade e, por outro, com fatores demográficos e sociológicos que permitem captar a dimensão da segregação urbana das regiões administrativas. Além disso, o trabalho também discute a relação entre o sistema de regulação da matrícula e a segregação escolar, tendo em vista que o sistema praticado em Belo Horizonte é de setorização (chamado popularmente de cadastro escolar) que associa local de moradia com matrícula nas instituições públicas de ensino. Os resultados encontrados apontam para: (i) tendência à redução do índice de segregação escolar do ponto de vista racial nos últimos seis anos; (ii) tendência ao aumento do índice de segregação escolar do ponto de vista da distorção idade-série nos últimos seis anos; (iii) existência, em Belo Horizonte, de um padrão de segregação escolar que varia conforme a Região Administrativa, sendo que as regiões que apresentam maior diversidade racial e social na ocupação de seu território ostentam os índices relativamente menores de segregação escolar consistentes ao longo dos anos pesquisados, com pouca variação de um ano para o outro; (iv) a correlação entre os índices de segregação urbana e segregação escolar é pouco relevante do ponto de vista estatístico.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T16:21:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T16:21:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQHHA
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQHHA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQHHA/1/tese_revisao_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQHHA/2/tese_revisao_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 236ddd1293d798449ec6ea8197b34733
808169a1c066ffbdb8c73077bb9473b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676819890438144