Formação pedagógica e ação docente: processo de colocação dos professores na Escola do Primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Ndulo Cumba Josefa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUR3J
Resumo: O trabalho Formação pedagógica e ação docente: o processo de colocação dos professores na escola do Primeiro Ciclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola surge da necessidade de se entender e explicar a problemática sobre a relevância da formação pedagógica na ação docente, tendo em conta o perfil heterogêneo que se verifica no corpo docente colocado nas escolas de Angola em geral, e, particularmente, na escola do 1º ciclo do Ensino Secundário de Luvassa, Cabinda, que foi o espaço eleito para a realização desta pesquisa. Esta heterogeneidade consiste na coabitação entre professores com e sem formação pedagógica, e professores que, mesmo tendo essa formação, trabalham com disciplinas que não são da sua área de conhecimento. Com o apoio teórico de Peterson (2003), Tardif (2012), Perrenoud (2001), entre outros, sobre a formação docente, e com base em uma pesquisa de abordagem qualitativa, fizemos durante um ano letivo a observação de aulas de dois professores de Biologia, um com a formação pedagógica inicial e outro sem essa formação inicial, com o objetivo de estudarmos a relação entre o perfil profissional e as estratégias mobilizadas na sala de aula. Para complementar os dados coletados durante a observação das aulas, aplicamos dois questionários a uma amostra de 67 professores, duas entrevistas, sendo uma com os dois professores, e a outra com quatro professores, com o intuito de explorarmos as representações que têm da profissão docente, incluindo as suas práticas profissionais e de letramento. Dado os resultados obtidos, relativizamos, até certo ponto, a supremacia da formação pedagógica na ação docente, sem descartar a sua importância.
id UFMG_e47acf28b28dac8cc73f0c64035024c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUR3J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gilcinei Teodoro CarvalhoVera Lucia NogueiraMaria Zelia Versiani MachadoMaria Jose Francisco de SouzaAna Maria de Oliveira GalvaoJuliana Ndulo Cumba Josefa2019-08-14T18:47:28Z2019-08-14T18:47:28Z2014-05-12http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUR3JO trabalho Formação pedagógica e ação docente: o processo de colocação dos professores na escola do Primeiro Ciclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola surge da necessidade de se entender e explicar a problemática sobre a relevância da formação pedagógica na ação docente, tendo em conta o perfil heterogêneo que se verifica no corpo docente colocado nas escolas de Angola em geral, e, particularmente, na escola do 1º ciclo do Ensino Secundário de Luvassa, Cabinda, que foi o espaço eleito para a realização desta pesquisa. Esta heterogeneidade consiste na coabitação entre professores com e sem formação pedagógica, e professores que, mesmo tendo essa formação, trabalham com disciplinas que não são da sua área de conhecimento. Com o apoio teórico de Peterson (2003), Tardif (2012), Perrenoud (2001), entre outros, sobre a formação docente, e com base em uma pesquisa de abordagem qualitativa, fizemos durante um ano letivo a observação de aulas de dois professores de Biologia, um com a formação pedagógica inicial e outro sem essa formação inicial, com o objetivo de estudarmos a relação entre o perfil profissional e as estratégias mobilizadas na sala de aula. Para complementar os dados coletados durante a observação das aulas, aplicamos dois questionários a uma amostra de 67 professores, duas entrevistas, sendo uma com os dois professores, e a outra com quatro professores, com o intuito de explorarmos as representações que têm da profissão docente, incluindo as suas práticas profissionais e de letramento. Dado os resultados obtidos, relativizamos, até certo ponto, a supremacia da formação pedagógica na ação docente, sem descartar a sua importância.The research Pedagogic Formation and Instructional Action: the Teachers Placing Process at the Primary Cycle of High School level in Cabinda, Angola was developed because of the necessity to understand and to explain the problematic involved in the relevance of pedagogic formation in teaching actions, taking into account the heterogeneous profile verified in the teaching staff of Angolas schools in general, and focusing on the Primary Cycle of the High School level from Luvassa, Cabinda, which was the sample space chosen to conduct this research. The heterogeneity consists in the cohabitation of pedagogically instructed teachers with non pedagogically instructed ones. However, even those who are pedagogically intructed had to work with disciplines unrelated to their specialties and fields. Alongside the theoretical support given by Peterson (2003), Tardif (2012), Perrenoud (2001) and others about the teachears development programmes and based in a qualitative approach, we were able to analyse the lessons in two biology classes. Only one of them had an initial pedagogic formation. We could also observe the strategies used by each of them in the classroom during the school term. To complement the data collected during the observations, we applied two questionnaires using 67 teachers as a sample space and also made two interviews, one of them with the two aforementioned teachers, and the other with four teachers. Our aim was to explore what their professional practices and literacy represented to them. Given the obtained results, we were able to question, in a certain scale, the supremacy of pedagogic formation in the teaching process, but without discarding its importance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação  AngolaProfessores  Formação  Ensino médioAngolaFormação docentePerfil profissionalEducação em CabindaFormação pedagógica e ação docente: processo de colocação dos professores na Escola do Primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdiserta__o___juliana_ndulo_cumba_josefa.pdfapplication/pdf2535590https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUR3J/1/diserta__o___juliana_ndulo_cumba_josefa.pdf6c61e45d3ffb0fa796857d5da6b36dd0MD51TEXTdiserta__o___juliana_ndulo_cumba_josefa.pdf.txtdiserta__o___juliana_ndulo_cumba_josefa.pdf.txtExtracted texttext/plain342374https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUR3J/2/diserta__o___juliana_ndulo_cumba_josefa.pdf.txt662b4597c3251955eb9888d1baa8f64aMD521843/BUOS-9LUR3J2019-11-14 16:18:30.984oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUR3JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:18:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação pedagógica e ação docente: processo de colocação dos professores na Escola do Primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola
title Formação pedagógica e ação docente: processo de colocação dos professores na Escola do Primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola
spellingShingle Formação pedagógica e ação docente: processo de colocação dos professores na Escola do Primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola
Juliana Ndulo Cumba Josefa
Angola
Formação docente
Perfil profissional
Educação em Cabinda
Educação  Angola
Professores  Formação  
Ensino médio
title_short Formação pedagógica e ação docente: processo de colocação dos professores na Escola do Primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola
title_full Formação pedagógica e ação docente: processo de colocação dos professores na Escola do Primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola
title_fullStr Formação pedagógica e ação docente: processo de colocação dos professores na Escola do Primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola
title_full_unstemmed Formação pedagógica e ação docente: processo de colocação dos professores na Escola do Primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola
title_sort Formação pedagógica e ação docente: processo de colocação dos professores na Escola do Primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola
author Juliana Ndulo Cumba Josefa
author_facet Juliana Ndulo Cumba Josefa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vera Lucia Nogueira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Jose Francisco de Souza
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ana Maria de Oliveira Galvao
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Ndulo Cumba Josefa
contributor_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
Vera Lucia Nogueira
Maria Zelia Versiani Machado
Maria Jose Francisco de Souza
Ana Maria de Oliveira Galvao
dc.subject.por.fl_str_mv Angola
Formação docente
Perfil profissional
Educação em Cabinda
topic Angola
Formação docente
Perfil profissional
Educação em Cabinda
Educação  Angola
Professores  Formação  
Ensino médio
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação  Angola
Professores  Formação  
Ensino médio
description O trabalho Formação pedagógica e ação docente: o processo de colocação dos professores na escola do Primeiro Ciclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola surge da necessidade de se entender e explicar a problemática sobre a relevância da formação pedagógica na ação docente, tendo em conta o perfil heterogêneo que se verifica no corpo docente colocado nas escolas de Angola em geral, e, particularmente, na escola do 1º ciclo do Ensino Secundário de Luvassa, Cabinda, que foi o espaço eleito para a realização desta pesquisa. Esta heterogeneidade consiste na coabitação entre professores com e sem formação pedagógica, e professores que, mesmo tendo essa formação, trabalham com disciplinas que não são da sua área de conhecimento. Com o apoio teórico de Peterson (2003), Tardif (2012), Perrenoud (2001), entre outros, sobre a formação docente, e com base em uma pesquisa de abordagem qualitativa, fizemos durante um ano letivo a observação de aulas de dois professores de Biologia, um com a formação pedagógica inicial e outro sem essa formação inicial, com o objetivo de estudarmos a relação entre o perfil profissional e as estratégias mobilizadas na sala de aula. Para complementar os dados coletados durante a observação das aulas, aplicamos dois questionários a uma amostra de 67 professores, duas entrevistas, sendo uma com os dois professores, e a outra com quatro professores, com o intuito de explorarmos as representações que têm da profissão docente, incluindo as suas práticas profissionais e de letramento. Dado os resultados obtidos, relativizamos, até certo ponto, a supremacia da formação pedagógica na ação docente, sem descartar a sua importância.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T18:47:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T18:47:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUR3J
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUR3J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUR3J/1/diserta__o___juliana_ndulo_cumba_josefa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUR3J/2/diserta__o___juliana_ndulo_cumba_josefa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c61e45d3ffb0fa796857d5da6b36dd0
662b4597c3251955eb9888d1baa8f64a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589282002108416