Análise automática de normas aplicada em projeto geométrico de superestrutura ferroviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romulo Luiz Pereira Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9EFJL
Resumo: A checagem da conformidade de um projeto em relação aos textos normativos que o regulamentam geralmente é feita de forma manual, utilizando diversos recursos de trabalho, como tempo e mão de obra especializada. Este estudo propõe o desenvolvimento de uma metodologia para a realização da análise de normas computacionalmente automatizada em projeto geométrico de superestrutura ferroviária, e também propõe a implementação dessa metodologia em um protótipo computacional integrado ao AutoCAD Civil 3D associado à tecnologia BIM (Building Information Modeling) para infraestrutura. Esse sistema será útil tanto para o profissional responsável pelo projeto quanto para a entidade governamental responsável pela análise e aprovação do projeto. Ambos terão acesso ao ferramental computacional que servirá para o desenvolvimento do projeto em ambiente BIM, no qual as instruções técnicas, formulações e adequações estarão disponíveis no momento do desenvolvimento e da aprovação dos projetos. A pesquisa é conduzida pelo Design Science Research através da estrutura proposta por March e Storey (2008) que consiste na identificação do problema, evidenciação de que não existe uma solução adequada, desenvolvimento de um artefato para resolver o problema, avaliação do artefato produzido e exposição da contribuição prática e científica que a pesquisa e o artefato proporcionam. A metodologia elaborada para a realização da análise automática de normas consiste em comparar os valores dos parâmetros de projetos com os valores normativos e com valores calculados através de formulações consagradas pela literatura da área. Após os cálculos são exibidos relatórios de resultados para que o usuário possa identificar quais parâmetros estão de acordo com os critérios normativos e quais parâmetros estão em desacordo com as normas. O protótipo desenvolvido foi avaliado realizando uma checagem de normas em um trecho de 10 km da Ferrovia Centro-Atlântica. Os resultados demonstram que o método proposto para verificação automática de normas está adequado a seus propósitos, proporcionando checagens rápidas e confiáveis, estando apto a ser utilizado para a revisão e aprovação de novos projetos ferroviários. Esta pesquisa contribui para o progresso dos objetivos de desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil e também representa o progresso no desenvolvimento e na aplicação de conceitos BIM na construção de modelos específicos para projetos ferroviários, onde foram propostos novos métodos e ferramentas para verificação automática de normas, mostrando uma nova maneira de automatizar o processo de desenvolvimento, verificação e aprovação de projetos ferroviários com a aplicação e os benefícios das novas tecnologias.
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Ambos terão acesso ao ferramental computacional que servirá para o desenvolvimento do projeto em ambiente BIM, no qual as instruções técnicas, formulações e adequações estarão disponíveis no momento do desenvolvimento e da aprovação dos projetos. A pesquisa é conduzida pelo Design Science Research através da estrutura proposta por March e Storey (2008) que consiste na identificação do problema, evidenciação de que não existe uma solução adequada, desenvolvimento de um artefato para resolver o problema, avaliação do artefato produzido e exposição da contribuição prática e científica que a pesquisa e o artefato proporcionam. A metodologia elaborada para a realização da análise automática de normas consiste em comparar os valores dos parâmetros de projetos com os valores normativos e com valores calculados através de formulações consagradas pela literatura da área. Após os cálculos são exibidos relatórios de resultados para que o usuário possa identificar quais parâmetros estão de acordo com os critérios normativos e quais parâmetros estão em desacordo com as normas. O protótipo desenvolvido foi avaliado realizando uma checagem de normas em um trecho de 10 km da Ferrovia Centro-Atlântica. Os resultados demonstram que o método proposto para verificação automática de normas está adequado a seus propósitos, proporcionando checagens rápidas e confiáveis, estando apto a ser utilizado para a revisão e aprovação de novos projetos ferroviários. Esta pesquisa contribui para o progresso dos objetivos de desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil e também representa o progresso no desenvolvimento e na aplicação de conceitos BIM na construção de modelos específicos para projetos ferroviários, onde foram propostos novos métodos e ferramentas para verificação automática de normas, mostrando uma nova maneira de automatizar o processo de desenvolvimento, verificação e aprovação de projetos ferroviários com a aplicação e os benefícios das novas tecnologias.Checking the conformity of a project with the normative texts that regulate it is generally done manually, using a variety of work resources, such as time and skilled labor. This study proposes the development of a methodology to perform computationally automated standards analysis in the geometric design of railway superstructure, and also proposes the implementation of this methodology in a computer system integrated to AutoCAD Civil 3D associated with BIM (Building Information Modeling) technology infrastructure. This system will be useful both for the professional responsible for the project and for the governmental entity responsible for the analysis and approval of the project, both will have access to the computational tool that will be used for the development of the project in a BIM environment, in which technical instructions, formulations and adjustments will be available at the moment of development and approval of the projects. The research is conducted by Design Science Research through the structure proposed by March and Storey (2008), which consists of identifying the problem, showing that there is no adequate solution, developing an artifact to solve the problem, evaluating the artifact produced and exposing of the practical and scientific contribution that research and artifact provide. The methodology developed for performing the automatic analysis of standards consists in comparing the values of the project parameters with the normative values and with values calculated through formulations established by the area literature. After the calculations, results reports are displayed so that the user can identify which parameters comply with the normative criteria and which parameters are in disagreement with the standards. The developed system was evaluated by performing a standards check on a 10 km stretch of the Centro-Atlântica Railway. The results demonstrate that the proposed method for automatic verification of standards is adequate for its purposes, providing fast and reliable checks, being able to be used for the revision and approval of new railway projects. This research contributes to the progress of the railway development objectives in Brazil and also represents progress in the development and application of BIM concepts in the construction of specific models for railway projects, where new methods and tools for automatic verification of standards, showing a new way of automating the process of development, verification and approval of railway projects with the application and benefits of new technologies.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de transportesFerrovias Projetos e construçãoTransporte ferroviárioModelagem de informação da construçãoEngenharia de transportesAnálise automática de normas aplicada em projeto geométrico de superestrutura ferroviáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao___versao_final.pdfapplication/pdf1991364https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9EFJL/1/dissertacao___versao_final.pdf4d5ac76c23f98eb52f08411cbac53d6eMD51TEXTdissertacao___versao_final.pdf.txtdissertacao___versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain186635https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9EFJL/2/dissertacao___versao_final.pdf.txtdf3de7bc656bc0d1abf2593fe00c69fdMD521843/BUOS-B9EFJL2019-11-14 06:45:10.754oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B9EFJLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:45:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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