Utilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiza Gabriela de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZJ7H
Resumo: Uma educação de qualidade a ser desenvolvida pelas escolas exige não somente uma boa formação dos profissionais envolvidos no processo e infraestrutura adequada, como também a disponibilidade de recursos didáticos que sirvam de apoio ao professor e aos alunos. A utilização de ferramentas pedagógicas que estimulem e orientem o aprendizado dos alunos pode ser considerado um meio de se alcançar uma educação de excelência, capaz de formar cidadãos críticos e atuantes. Os livros Paradidáticos podem se inserir no rol de ferramentas didáticas que contribuem para a contextualização e aprofundamento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que os professores podem lançar mão em suas aulas para promover um ensino significativo dos conteúdos. A aplicação da metodologia de ensino investigativo, que prioriza a atuação do aluno no processo de aprendizagem, pode valer-se de uma obra paradidática na construção do conhecimento científico pelos alunos valorizando sua autonomia. O presente trabalho propõe a aplicação de uma atividade investigativa de ciências com o conteúdo hereditariedade- postulados de Mendel para o 9º ano do Ensino Fundamental com a utilização da obra paradidática Genética e DNA em quadrinhos
id UFMG_e481e410c70f0108c08f7168f49634c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FZJ7H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Luiza Rodrigues da Costa NevesLuiza Gabriela de Oliveira2019-08-09T14:36:18Z2019-08-09T14:36:18Z2012-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZJ7HUma educação de qualidade a ser desenvolvida pelas escolas exige não somente uma boa formação dos profissionais envolvidos no processo e infraestrutura adequada, como também a disponibilidade de recursos didáticos que sirvam de apoio ao professor e aos alunos. A utilização de ferramentas pedagógicas que estimulem e orientem o aprendizado dos alunos pode ser considerado um meio de se alcançar uma educação de excelência, capaz de formar cidadãos críticos e atuantes. Os livros Paradidáticos podem se inserir no rol de ferramentas didáticas que contribuem para a contextualização e aprofundamento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que os professores podem lançar mão em suas aulas para promover um ensino significativo dos conteúdos. A aplicação da metodologia de ensino investigativo, que prioriza a atuação do aluno no processo de aprendizagem, pode valer-se de uma obra paradidática na construção do conhecimento científico pelos alunos valorizando sua autonomia. O presente trabalho propõe a aplicação de uma atividade investigativa de ciências com o conteúdo hereditariedade- postulados de Mendel para o 9º ano do Ensino Fundamental com a utilização da obra paradidática Genética e DNA em quadrinhosA quality education to be developed by the schools requires not only a good education for professionals involved in the process and adequate infrastructure, but also the availability of educational resources that will support the teacher and students. The use of pedagogical tools that stimulate and guide student learning can be considered a means of achieving an education of excellence, capable of forming critical and active citizens. The paradicdatic books can be inserted in the list of teaching tools that contribute to the contextualization and deepening of conceptual content, procedural and attitudinal teachers can make use in their classes to promote a significant teaching of content. Applying the methodology of investigative teaching, which prioritizes the performance of the student in the learning process, can avail themselves of a paradicdatic work the construction of scientific knowledge by students valuing their autonomy. This paper proposes the application of a research activity with science content "of heredity, Mendel postulated" for the 9th year of elementary school with the use of the paradicdatic work "Genética e DNA em quadrinhosUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosGenética  Estudo e ensinoCiência  Estudo e ensinoSequência didáticaEnsino investigativoLivro paradidáticoUtilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_enci_luiza_gabriela_de_oliveira.pdfapplication/pdf410384https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FZJ7H/1/monografia_enci_luiza_gabriela_de_oliveira.pdf2ef6d80c00f0876232779da75cdc2d3bMD51TEXTmonografia_enci_luiza_gabriela_de_oliveira.pdf.txtmonografia_enci_luiza_gabriela_de_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain64780https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FZJ7H/2/monografia_enci_luiza_gabriela_de_oliveira.pdf.txt8336fca0a2b3e284f10aa76bef8faf1aMD521843/BUBD-9FZJ7H2019-11-14 06:31:39.114oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FZJ7HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:31:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental
title Utilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle Utilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental
Luiza Gabriela de Oliveira
Sequência didática
Ensino investigativo
Livro paradidático
Livros didáticos
Genética  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
title_short Utilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental
title_full Utilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Utilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Utilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental
title_sort Utilização de um livro paradidático como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do ensino por investigação: proposta de uma sequência didática para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental
author Luiza Gabriela de Oliveira
author_facet Luiza Gabriela de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiza Gabriela de Oliveira
contributor_str_mv Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Ensino investigativo
Livro paradidático
topic Sequência didática
Ensino investigativo
Livro paradidático
Livros didáticos
Genética  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos
Genética  Estudo e ensino
Ciência  Estudo e ensino
description Uma educação de qualidade a ser desenvolvida pelas escolas exige não somente uma boa formação dos profissionais envolvidos no processo e infraestrutura adequada, como também a disponibilidade de recursos didáticos que sirvam de apoio ao professor e aos alunos. A utilização de ferramentas pedagógicas que estimulem e orientem o aprendizado dos alunos pode ser considerado um meio de se alcançar uma educação de excelência, capaz de formar cidadãos críticos e atuantes. Os livros Paradidáticos podem se inserir no rol de ferramentas didáticas que contribuem para a contextualização e aprofundamento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que os professores podem lançar mão em suas aulas para promover um ensino significativo dos conteúdos. A aplicação da metodologia de ensino investigativo, que prioriza a atuação do aluno no processo de aprendizagem, pode valer-se de uma obra paradidática na construção do conhecimento científico pelos alunos valorizando sua autonomia. O presente trabalho propõe a aplicação de uma atividade investigativa de ciências com o conteúdo hereditariedade- postulados de Mendel para o 9º ano do Ensino Fundamental com a utilização da obra paradidática Genética e DNA em quadrinhos
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T14:36:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T14:36:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZJ7H
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FZJ7H
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FZJ7H/1/monografia_enci_luiza_gabriela_de_oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FZJ7H/2/monografia_enci_luiza_gabriela_de_oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ef6d80c00f0876232779da75cdc2d3b
8336fca0a2b3e284f10aa76bef8faf1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971043410771968