Tom Zé em ensaio: entre dispositivos e performances

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Jose Azevedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MQL3X
Resumo: Este trabalho consiste em um esforço de reflexão sobre a performatividade da canção em ambientes audiovisuais na atualidade. Tratamos, mais especificamente, da performance de Tom Zé em um importante produto midiático brasileiro, o programa Ensaio da TV Cultura. Abordamos inicialmente o funcionamento dispositivo televisivo dando relevância à sua dimensão sonora para pensarmos em como sua linguagem é colocada em uso na mediação da performatividade do artista. Num segundo momento, dedicamos nossa atenção à questão do corpo do cantor popular enquanto uma textualidade capaz de sugerir significados na interpretação de canções. Passamos a notar com mais clareza como o projeto artístico de Tom Zé se apoia em deslocamentos em relação aos modos mais comuns de ser do cancionista. Foi preciso, então, observar de perto os procedimentos performados pelo músico em seu fazer de modo a revelar uma produção artística lastreada pelo questionamento em relação às formas mais habituais de se fazer canção em nosso país. Por fim, dedicamos nossas reflexões à questão do "corpo a corpo" entre o projeto artístico de Tom Zé e seus dispositivos configuradores - com atenção voltada para o Ensaio, como uma espécie de encarnação do dispositivo televisivo.
id UFMG_e4a78006463d66359ffe60a18405d0e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9MQL3X
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Bruno Souza LealGraziela Valadares Gomes de Mello ViannaJorge Luiz Cunha Cardoso FilhoRafael Jose Azevedo2019-08-14T00:54:58Z2019-08-14T00:54:58Z2012-03-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MQL3XEste trabalho consiste em um esforço de reflexão sobre a performatividade da canção em ambientes audiovisuais na atualidade. Tratamos, mais especificamente, da performance de Tom Zé em um importante produto midiático brasileiro, o programa Ensaio da TV Cultura. Abordamos inicialmente o funcionamento dispositivo televisivo dando relevância à sua dimensão sonora para pensarmos em como sua linguagem é colocada em uso na mediação da performatividade do artista. Num segundo momento, dedicamos nossa atenção à questão do corpo do cantor popular enquanto uma textualidade capaz de sugerir significados na interpretação de canções. Passamos a notar com mais clareza como o projeto artístico de Tom Zé se apoia em deslocamentos em relação aos modos mais comuns de ser do cancionista. Foi preciso, então, observar de perto os procedimentos performados pelo músico em seu fazer de modo a revelar uma produção artística lastreada pelo questionamento em relação às formas mais habituais de se fazer canção em nosso país. Por fim, dedicamos nossas reflexões à questão do "corpo a corpo" entre o projeto artístico de Tom Zé e seus dispositivos configuradores - com atenção voltada para o Ensaio, como uma espécie de encarnação do dispositivo televisivo.Le présent travail porte sur la performativité de la chanson dans les environnements audiovisuels à l'heure actuelle. Il s'agit plus précisément danalyser la performance de Tom Zé dans l'émission Ensaio, diffusée par la chaine de télévision brésilienne Cultura et considérée comme lun des plus importants produits médiatiques brésiliens. Premièrement, nous nous sommes intéressés au fonctionnement du dispositif télévisuel en mettant en évidence son aspect sonore à fin de réfléchir sur la façon d'utiliser ce langage dans la médiation de la performativité de lartiste. Ensuite, nous nous sommes consacrés à penser le corps du chanteur populaire en tant quune sorte de textualité capable de suggérer des significations dans l'exercice de linterprétation des chansons. Nous avons pu remarquer que Tom Zé présente un projet artistique qui savère différent, donc unique et singulier. Il était question alors d'observer de plus près les procédures utilisées par le musicien à fin de dévoiler une production artistique fondée sur la problématique autour des manières plus habituelles de faire de la chanson au Brésil. Finalement, nous nous sommes penchés sur la question du « corps à corps » entre le projet artistique de Tom Zé et ses dispositifs configurateurs tout en comprenant lémission Ensaio, comme une sorte dincarnation du dispositif télévisuel.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGZé, Tom, 1936-Programa EnsaioComunicaçãoComunicação de massaCorpoCançãoPrograma EnsaioTom ZéPerformanceTom Zé em ensaio: entre dispositivos e performancesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdfapplication/pdf4531427https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9MQL3X/1/dissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdf59a6f50e8797cc9570a66ee36f0f4861MD51TEXTdissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdf.txtdissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdf.txtExtracted texttext/plain351541https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9MQL3X/2/dissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdf.txtfdbed869d8e78ecbf99afa9a39cac23fMD521843/BUOS-9MQL3X2019-11-14 16:43:42.255oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9MQL3XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:43:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tom Zé em ensaio: entre dispositivos e performances
title Tom Zé em ensaio: entre dispositivos e performances
spellingShingle Tom Zé em ensaio: entre dispositivos e performances
Rafael Jose Azevedo
Corpo
Canção
Programa Ensaio
Tom Zé
Performance
Zé, Tom, 1936-
Programa Ensaio
Comunicação
Comunicação de massa
title_short Tom Zé em ensaio: entre dispositivos e performances
title_full Tom Zé em ensaio: entre dispositivos e performances
title_fullStr Tom Zé em ensaio: entre dispositivos e performances
title_full_unstemmed Tom Zé em ensaio: entre dispositivos e performances
title_sort Tom Zé em ensaio: entre dispositivos e performances
author Rafael Jose Azevedo
author_facet Rafael Jose Azevedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bruno Souza Leal
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Jose Azevedo
contributor_str_mv Bruno Souza Leal
Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna
Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Canção
Programa Ensaio
Tom Zé
Performance
topic Corpo
Canção
Programa Ensaio
Tom Zé
Performance
Zé, Tom, 1936-
Programa Ensaio
Comunicação
Comunicação de massa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Zé, Tom, 1936-
Programa Ensaio
Comunicação
Comunicação de massa
description Este trabalho consiste em um esforço de reflexão sobre a performatividade da canção em ambientes audiovisuais na atualidade. Tratamos, mais especificamente, da performance de Tom Zé em um importante produto midiático brasileiro, o programa Ensaio da TV Cultura. Abordamos inicialmente o funcionamento dispositivo televisivo dando relevância à sua dimensão sonora para pensarmos em como sua linguagem é colocada em uso na mediação da performatividade do artista. Num segundo momento, dedicamos nossa atenção à questão do corpo do cantor popular enquanto uma textualidade capaz de sugerir significados na interpretação de canções. Passamos a notar com mais clareza como o projeto artístico de Tom Zé se apoia em deslocamentos em relação aos modos mais comuns de ser do cancionista. Foi preciso, então, observar de perto os procedimentos performados pelo músico em seu fazer de modo a revelar uma produção artística lastreada pelo questionamento em relação às formas mais habituais de se fazer canção em nosso país. Por fim, dedicamos nossas reflexões à questão do "corpo a corpo" entre o projeto artístico de Tom Zé e seus dispositivos configuradores - com atenção voltada para o Ensaio, como uma espécie de encarnação do dispositivo televisivo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T00:54:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T00:54:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MQL3X
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MQL3X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9MQL3X/1/dissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9MQL3X/2/dissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 59a6f50e8797cc9570a66ee36f0f4861
fdbed869d8e78ecbf99afa9a39cac23f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589520007888896