Tom Zé em ensaio: entre dispositivos e performances
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MQL3X |
Resumo: | Este trabalho consiste em um esforço de reflexão sobre a performatividade da canção em ambientes audiovisuais na atualidade. Tratamos, mais especificamente, da performance de Tom Zé em um importante produto midiático brasileiro, o programa Ensaio da TV Cultura. Abordamos inicialmente o funcionamento dispositivo televisivo dando relevância à sua dimensão sonora para pensarmos em como sua linguagem é colocada em uso na mediação da performatividade do artista. Num segundo momento, dedicamos nossa atenção à questão do corpo do cantor popular enquanto uma textualidade capaz de sugerir significados na interpretação de canções. Passamos a notar com mais clareza como o projeto artístico de Tom Zé se apoia em deslocamentos em relação aos modos mais comuns de ser do cancionista. Foi preciso, então, observar de perto os procedimentos performados pelo músico em seu fazer de modo a revelar uma produção artística lastreada pelo questionamento em relação às formas mais habituais de se fazer canção em nosso país. Por fim, dedicamos nossas reflexões à questão do "corpo a corpo" entre o projeto artístico de Tom Zé e seus dispositivos configuradores - com atenção voltada para o Ensaio, como uma espécie de encarnação do dispositivo televisivo. |
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Bruno Souza LealGraziela Valadares Gomes de Mello ViannaJorge Luiz Cunha Cardoso FilhoRafael Jose Azevedo2019-08-14T00:54:58Z2019-08-14T00:54:58Z2012-03-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9MQL3XEste trabalho consiste em um esforço de reflexão sobre a performatividade da canção em ambientes audiovisuais na atualidade. Tratamos, mais especificamente, da performance de Tom Zé em um importante produto midiático brasileiro, o programa Ensaio da TV Cultura. Abordamos inicialmente o funcionamento dispositivo televisivo dando relevância à sua dimensão sonora para pensarmos em como sua linguagem é colocada em uso na mediação da performatividade do artista. Num segundo momento, dedicamos nossa atenção à questão do corpo do cantor popular enquanto uma textualidade capaz de sugerir significados na interpretação de canções. Passamos a notar com mais clareza como o projeto artístico de Tom Zé se apoia em deslocamentos em relação aos modos mais comuns de ser do cancionista. Foi preciso, então, observar de perto os procedimentos performados pelo músico em seu fazer de modo a revelar uma produção artística lastreada pelo questionamento em relação às formas mais habituais de se fazer canção em nosso país. Por fim, dedicamos nossas reflexões à questão do "corpo a corpo" entre o projeto artístico de Tom Zé e seus dispositivos configuradores - com atenção voltada para o Ensaio, como uma espécie de encarnação do dispositivo televisivo.Le présent travail porte sur la performativité de la chanson dans les environnements audiovisuels à l'heure actuelle. Il s'agit plus précisément danalyser la performance de Tom Zé dans l'émission Ensaio, diffusée par la chaine de télévision brésilienne Cultura et considérée comme lun des plus importants produits médiatiques brésiliens. Premièrement, nous nous sommes intéressés au fonctionnement du dispositif télévisuel en mettant en évidence son aspect sonore à fin de réfléchir sur la façon d'utiliser ce langage dans la médiation de la performativité de lartiste. Ensuite, nous nous sommes consacrés à penser le corps du chanteur populaire en tant quune sorte de textualité capable de suggérer des significations dans l'exercice de linterprétation des chansons. Nous avons pu remarquer que Tom Zé présente un projet artistique qui savère différent, donc unique et singulier. Il était question alors d'observer de plus près les procédures utilisées par le musicien à fin de dévoiler une production artistique fondée sur la problématique autour des manières plus habituelles de faire de la chanson au Brésil. Finalement, nous nous sommes penchés sur la question du « corps à corps » entre le projet artistique de Tom Zé et ses dispositifs configurateurs tout en comprenant lémission Ensaio, comme une sorte dincarnation du dispositif télévisuel.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGZé, Tom, 1936-Programa EnsaioComunicaçãoComunicação de massaCorpoCançãoPrograma EnsaioTom ZéPerformanceTom Zé em ensaio: entre dispositivos e performancesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdfapplication/pdf4531427https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9MQL3X/1/dissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdf59a6f50e8797cc9570a66ee36f0f4861MD51TEXTdissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdf.txtdissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdf.txtExtracted texttext/plain351541https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9MQL3X/2/dissertacao_final_rafael_azevedo_versao_biblioteca_em_baixa.pdf.txtfdbed869d8e78ecbf99afa9a39cac23fMD521843/BUOS-9MQL3X2019-11-14 16:43:42.255oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9MQL3XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:43:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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